13.4.13

Não quero ser curado da doença mental / Não quero levar uma vida normal (resposta aos cristãos e psiquiatras e profissionais de saúde)

Eu recebi alguns comentários de cristãos e de psiquiatras. Alguns cristãos diziam que Jesus cura a doença mental e alguns psiquiatras diziam que é preciso que paciente siga o tratamento com a medicação para levar uma vida normal.

Eu tenho dito várias vezes que doença mental é um problema social, portanto não existe nenhuma droga que possa resolver problemas sociais. Não existe nenhum psicotrópico que possa resolver problemas sociais. Problemas sociais se resolvem com oportunidades iguais. Alimentação igual para todos resolve problemas sociais, empregos para todos resolvem problemas sociais, educação igual para todos resolve problemas sociais.

Você, psiquiatra, acha que leva uma vida normal? É normal amarrar pessoas em camas? Isso não é algo brutal, selvagem e desumano? Eu levo uma vida mais normal do que a de todos os psiquiatras que encontrei nos manicômios, pois não é normal amarrar uma pessoa na cama.

A situação psicológica de uma pessoa que sofreu uma vida de maus tratos e privações apenas piora quando ela é amarrada num hospital psiquiátrico. A situação psicológica de uma pessoa que sofreu uma vida de maus tratos e privações apenas piora quando ela é confinada num hospício.

Não existe nenhum comprimido que vá aliviar a humilhação que uma pessoa passa ao ser amarrada num manicômio, não existe nenhuma terapia que vá aliviar isso. Cada vez que eu ouço alguém tentando justificar a prática de amarrar pacientes psiquiátricos eu sou amarrado e humilhado novamente. A única coisa que aliviaria a humilhação que passamos ao ser amarrados seria tal prática ser proibida e condenada, e isso não tem acontecido.

Cada vez que um psiquiatra é conivente com o ato de amarrar um paciente numa cama, esse psiquiatra está piorando a saúde mental do mundo. E nunca existirá nenhum comprimido milagroso que vá sanar isso. Você, médico, lembre-se que você jurou aliviar o sofrimento. Lembre-se disso. O juramento que você, médico, fez o OBRIGA a denunciar maus tratos, e quando você não denuncia você está quebrando seu juramento.

Pessoas vão parar em manicômios por sofrer maus tratos em famílias desestruturadas, ou por crescerem em comunidades muito violentas e desiguais, ou desenvolvem doenças mentais e físicas por falta de uma alimentação decente. Em vez de dar psicotrópicos para as pessoas desde criança, ajudaria mais fornecer uma alimentação melhor para todos, seria melhor ensinar as pessoas a se alimentarem melhor.

Em nenhum momento na Bíblia Jesus curou problemas sociais. Pobreza e desigualdades sociais não foram criados por demônios, foram criados pela indiferença e omissão humana. Não foram demônios que pregaram Jesus numa cruz, foram homens. E não são demônios que amarram pessoas nas camas dos manicômios, são enfermeiros, auxiliares de enfermagem e psiquiatras.

Jesus aconselhou que as pessoas ajudassem umas às outras para sanar esses problemas. Jesus mandou visitar os enfermos, portanto cristãos ajudariam mais visitando doentes mentais nos Centros de Atenção Psicossocial e nos manicômios, não só para pregar, mas também para oferecer ajuda jurídica, para lutar para que os doentes mentais não sejam maltratados nos serviços de saúde mental, para ajudar a fazer com que a Lei seja respeitada e para seguir o Mandamento de Jesus que mandou visitar e ajudar os enfermos.

E os profissionais de saúde mental deveriam respeitar a Lei que garante o direito à assistência religiosa.

Eu considero que estou muito bem de saúde, portanto não preciso de cura; e estou vivendo do jeito que gosto de viver, portanto não tenho seguir o seu modelo de vida normal. Mas confesso que ficaria mais feliz se meus companheiros que são acometidos com doença mental não fossem confinados e amarrados. Ficaria mais feliz se vocês psiquiatras cumprissem com seu juramento de aliviar o sofrimento e que vocês cristãos cumprissem o mandamento de Jesus de visitar e ajudar os enfermos, pois quando estive internado tanto cristãos quanto psiquiatras não cumpriram devidamente esse dever.

Em resumo: psicotrópicos não fazem a vida normal e Jesus não cura doença mental, não senhor, pois doença mental é um problema social, um problema de falta de amor ao próximo; um problema causado por indiferenças sociais. Jesus fez vários milagres, mas não pode fazer com que as pessoas procedam com amor, tanto que o mataram numa cruz. Cabe a cada um de nós gerar um mundo com mais igualdade e amor. Não tentem criar medicamentos para resolver esse problema. Não tentem pedir para Jesus resolver.

P.S.: Eu devo transformar essa publicação em duas no futuro, transformando esse texto em dois textos.

2 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, até recomendei no grupo esquizofrenia do facebook. Eu também compartilho de sua opinião sobre os hospitais psiquiátricos, e no fundo sinto que tive sorte em não ser internado em um, pois moro só desde os 17 anos de idade. Passei vários apertos quando ia para as ruas durante os surtos, mas acho que não foi nada pior do que ser internado e amarrado.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:48 PM

    Eu fui amarrada de mãos e pés e até um cinto me colocaram para me imobilizarem... no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, por causa de duas anormais do serviço de recolha de sangue... Eu Não me estava a sentir bem e para além de Não me terem ajudado ainda chamaram os seguranças e os policias!!!! Eu me pergunto : foi tanto circo para què???? Depois amarram - me brutalmente como se eu fosse um animal, amarraram - me de pés e mãos, e ainda se riram de mim e do meu sofrimento, eu que estava em jejum desde as 11 da noite dodia anterior... e fizeram - me passar fome e sede.... Foi o pior dia da minha triste vida....

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you