25.5.13

A árdua batalha contra o preconceito travada por quem esteve internado num manicômio

Vou descrever um estranho episódio de meu dia-a-dia. Ou melhor, vou descrever um episódio do estranho dia-a-dia de minha casa, para que as pessoas entendam como é terrível o ambiente de preconceito e discriminação em que vivo. O episódio aconteceu ontem, 24 de maio.

Eu me preparava para tomar banho para sair quando meu irmão acendeu o fogo para esquentar feijão. Enquanto eu estava no banho o ouvi gritar: "Eu vou desligar o fogo, senão o feijão vai queimar!" Eu não acreditei que ele estivesse falando comigo. Não teria sentido. Mas ele continuou gritando. A única coisa que eu podia fazer era ignorar os gritos. Por fim ele parou de gritar, mas logo senti o cheiro do feijão queimando, e podia ouvir o estalo do feijão queimando. Ele não tinha desligado o fogo.

Aí fica uma pergunta que eu me fiz o dia todo, na rua: qual o sentido disso? Por que esse indivíduo procede dessa maneira absurda? Por que ele ligou o fogo e queria que eu saísse do banho para desligar? Obviamente eu IGNOREI. O cara é encrenqueiro. Se eu respondesse a essa situação absurda ia dar briga COM CERTEZA. Eu não ia arrumar briga por essa situação absurda que ele armou. Minutos passaram, o feijão continuou queimando e ele foi fazer outra coisa. Muito tempo depois, ele por fim desligou.

Agora me responda: qual o sentido desse comportamento da parte desse irmão? A reação natural dele não seria desligar o fogo? A única resposta que me vem a cabeça é que ele queria me convencer que quem tinha ligado tinha sido eu; e que eu tinha esquecido por causa da doença mental. Em outras palavras, ele queria passar a ideia de que eu estava SURTANDO. E se por acaso eu tivesse ligado e tivesse esquecido, por que ele simplesmente não desligou? Esse é o ambiente absurdo em que eu vivo. Minha melhor defesa é evitar esse indivíduo o máximo.

Recentemente uma pessoa muito importante para mim disse que eu estava delirando, isso por Internet. Tive que dizer para a pessoa que ela acha que sabe tudo para poder dizer que eu estou delirando, à distância, e sem ser psiquiatra. Já ouvi coisas parecidas de outras pessoas.

Desculpe-me, mas eu tenho que responder dessa forma, para que as pessoas percebam que estão criando estigma, estão discriminando, estão prejulgando e estão OFENDENDO SERIAMENTE, mesmo sem perceber. Mesmo se fossem psiquiatras, não poderiam fazer um diagnóstico à distância.

Para você ter uma ideia de meu dia-a-dia com a discriminação em casa, um dia eu estava falando para esse irmão sobre os direitos dos pacientes psiquiátricos serem tratados com humanidade e ele disse que os doutores disseram que não tem que me ouvir porque eu sou maluco. Aí eu disse para ele que eu estou lutando pelos direitos dele também, pois ele cometeu estupro por um problema mental. Aí ele disse que eu estava delirando, e que nada disso tinha acontecido.

Para você ter uma ideia do estigma. Se eu não tivesse um diário onde eu tenho anotado o dia em que ele foi preso por estupro, eu ficaria em dúvida, e provavelmente acabaria internado no manicômio novamente, achando que estava de fato delirando. Portanto NUNCA diga uma coisa dessas para quem você sabe que foi internado em manicômios várias vezes, e chegou a duvidar da própria existência.

-


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you