22.5.13

Família se revoltou e chamou a polícia contra os maus tratos do CAPS

Isso aconteceu por volta do ano 2008. Havia uma agitação na entrada do CAPS de Irajá. Um policial havia sido enviado ao CAPS para proteger o paciente do mau trato evidente. A família tinha buscado atendimento no CAPS de Irajá. Os profissionais do CAPS se recusaram a atender e disseram para que fossem ao CAPS de Guadalupe. No CAPS de Guadalupe disseram para que buscassem atendimento no CAPS de Irajá. Voltando ao CAPS de Irajá, os profissionais do CAPS recusaram atendimento de novo, dizendo que não havia vaga. Revoltada, a família fez uma denúncia na delegacia mais próxima.

Ao ver a cena, era difícil para mim saber quem era o familiar e quem era o paciente em questão. Havia uma mulher e um homem bem mais velho. A mulher era muito bonita, porém estava revoltadíssima. Já o homem parecia mais calmo. A mulher estava tão revoltada que cheguei a pensar que ela que fosse a paciente. Mas o paciente era o homem. E me surpreendeu muito saber que a mulher era esposa dele! Com a presença da polícia o homem foi finalmente atendido.

A presença da família é imprescindível para denunciar maus tratos e mau atendimento na psiquiatria pública. Se esse paciente fosse fazer a denúncia sozinho, sequer o levariam a sério. Quando eu fui internado em 2001 no Sanatório Rio de Janeiro, a violência do pessoal da enfermagem era muito grande. Eles me amarravam com tanta violência que chegou a machucar meus pulsos. Por isso decidi mostrar as feridas para um familiar, para que houvesse uma denúncia e dessa forma parassem de maltratar os pacientes naquele manicômio. Porém o familiar não me levou a sério e apenas disse "É para seu bem".

Claro que ser covardemente torturado não faz bem a ninguém. O problema é que esse familiar era um irmão, e é um muito comum haver falta de amor entre irmãos, pois irmãos a gente não escolhe. A vantagem de meu companheiro paciente psiquiátrico é que a família que ele tinha era a esposa. Entre cônjuges, há mais possibilidades de amor e afeto verdadeiro, pois cônjuges a gente pode escolher.

De qualquer forma, é dever de todos os cidadãos denunciar abusos e maus tratos contra pacientes psiquiátricos. Quando um cidadão vê um mau trato e não denuncia ele é conivente. Mas quando uma pessoa da família vê um mau trato e não denuncia essa pessoa da família se torna CÚMPLICE e pode ser considerado co-autor do mau trato.

Continuarei depois com esse tema.
-

2 comentários:

  1. estou denunciaando o psiquiatra emilo sampaio onde por posse de um 38 atirou no tipano de lucinalva onde a paciente lucinalva deu entra da no geral do jaboatao e o tal emilio sampaio por posse de uma pistola fez choques terrive[ na vitimada e morreu em uti foi removida pra cabine vermelha onde o tal ligou o setor de chove onde a vitimada faleu deixo aqui a minha denuncia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aina a vitimada lucinalva sofeu choque terrivel deste monstro ele se passa por emilio sampaio psiquiatra o tal seduziu a paciente levando a vitma por uma sala e a estuprou no hospital geral otavio de freitas a vitima foi espancada teve seus bracos mordidos por ele por favor faca algo e muito triste o que este monstro fez e ainda anda ameacando os familiares

      Excluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you