14.8.13

"Ninguém quer ser clínico geral", diz especialista em saúde

"A preferência dos profissionais pela especialização - mais rentável - em detrimento do atendimento como clínico geral tem sido um problema para o Ministério da Saúde, mas também causa dores de cabeça em outros países."

Fonte: Notícias UOL

Isso vem a confirmar o que eu tenho falado aqui sempre:

Infelizmente, muitos médicos, hoje em dia, estão mais interessados em ganhar dinheiro do que salvar vidas. Uma vez, no Centro de Atenção Psicossocial que eu frequentava, uma paciente começou a gemer de dor. Pediu ajuda à psiquiatra. Essa psiquiatra sequer olhou para a paciente e disse: "Você está sentindo dores por causa de gases."
Alguns dias depois, a paciente morreu. E eu não acredito que ela morreu por causa de gases. Será que essa psiquiatra achou que a dor que a paciente estava sentindo era apenas psicológica?

Um psiquiatra não poderia ter uma formação de clínico geral para atender um paciente em dor? Esses psiquiatras que atuam em saúde mental não deveriam fazer atendimentos gerais também, como clínicos gerais? Não é estranho médicos que não usam estetoscópio e só olham para cara dos pacientes, às vezes, sem sequer se aproximar? Será que psiquiatras sabem usar estetoscópios?

-

2 comentários:

  1. Eu gostaria muito de ser um clínico geral. Amo o quesito da profissão. Mas será que eu me adaptaria a mediocridade dos hospitais brasileiros?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:16 PM

    A verdade é que a maioria dos médicos porque estão nessa profissão, se acham melhor que as pessoas, melhor que os pacientes ainda mais quando se trata de sus...Falta de hulmidade e vergonha na cara,se decidiram escolher esse caminho: cuidar de pessoas deveria fazer o que se foi jurado na sua formação com respeito e carinho a todos.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you