4.10.14

Sinhá Moça: "Pai José, por que você não pediu clemência?"

Milton Gonçalves, o Pai José. Sinhá Moça, primeira versão:

Sinhá Moça: Pai José morre no tronco (1986, com Lizandra Souto)



Peço licença ao site do INSTITUTO FEIRA PRETA para reproduzir parte de um de seus textos:

O historiador Carlos Eduardo Dias Machado tinha 25 anos quando uma publicidade do McDonald’s abriu seus olhos para a invisibilidade do protagonismo negro no campo da ciência, tecnologia e inovação.

A publicidade em homenagem ao Mês da História Negra trazia ilustrações de objetos que foram inventados por pessoas negras (como o semáforo, geladeira, caneta tinteiro, pino de golfe e filamento de carbono para a lâmpada elétrica) sob o seguinte título: “Toda a vez que você usa uma dessas coisas, você está celebrando a história negra”.

“Fiquei feliz ao saber disso, mas ao mesmo tempo muito espantado por nunca ter ouvido sobre inventores negros antes e nunca ter recebido essas informações na escola”, conta.


Veja todo texto em:
Negros e negras inventores e cientistas


Respeitosamente, reproduzo parte de um texto do blog CAFÉ COM SOCIOLOGIA:

Você já ouviu falar da “Teoria da Curva do Sino”? Tal teoria defende, grosso modo, que negros e brancos têm Q.I's diferentes. Aponta que judeus têm, em média, um Quociente de Inteligência (Q.I) maior em relação as demais “raças”. Afirma ainda que o Q.I dos brancos seria, em média, maior que dos negros. A teoria foi apresentada por James Watson e posteriormente (em 1994) por Charles Murray e Richard Herrnstein na obra "The Bell Curve" (A Curva do Sino, Free Press, 1994).(...)

Aqui consiste o erro metodológico: testar a capacidade intelectual de pessoas que viveram em contextos sociais diferentes (contextos degradantes e contextos abastados, com acesso a cultura, saúde e esporte) e depois comparar os resultados.


Fonte:
Teoria da Curva do Sino e a naturalização das desigualdades sociais

Agora observe o documentário dos Estados Unidos THE NEW ASYLUMS (OS NOVOS MANICÔMIOS), e mesmo se você não souber uma palavra em inglês, você vai perceber que A GRANDE MAIORIA dos pacientes psiquiátricos presos nos NOVOS MANICÔMIOS são negros.



Mais uma coisa:

Se você for profissional da área de saúde mental, dê uma olhada na boca dos pacientes mais simples e você notará o abandono da pessoa humana, na falta de cuidados básicos dentários. Se o sistema quisesse de fato cuidar de tais pacientes, essas pessoas não ficariam totalmente desdentadas, não morreriam da forma que morrem.

O que eu quero dizer é que hospitais psiquiátricos continuam sendo depósitos de pobres e de raças que eram consideradas inferiores.

Há algumas ações do sistema que até trazem alguns benefícios para alguns poucos pacientes menos graves que fazem vista grossa e pedem clemência ao sistema. Eu não peço clemência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you