2.1.09

RELIGIAO X CIENCIA

Eu que sempre tenho acesso, e posso ler, dicionários e enciclopédias de diferentes línguas do mundo, devo admitir que os dicionaristas não estão muito de acordo com o significado da palavra deus. Mas a maioria diz que é um ser supremo. Mas o significado em comum que chama minha atenção é objeto de um culto ou de um desejo ardente. O que quer dizer que personalidades como Pelé e Madonna , por exemplo, podem ser considerados deuses. Portanto é incontestável que existem deuses. A discussão que vale levantar é sobre a existência de um ser supremo. Mas, se o ser é supremo, que importância teria para ele nós acreditarmos ou não em sua existência? Ele deve ter outras preocupações mais relevantes. Talvez ele nem queira que acreditemos em sua existência...

Em uma das alucinações que tive em crise psiquiátrica eu me encontrava profundamente envergonhado ao descobrir que uma de minhas maiores crenças não passava de tolice. E para piorar, todos sabiam de minha crença tola, e sabiam que era uma tolice fácil de provar. E só não mostravam para mim que minha crença era uma tolice por pena de mim. Aquilo me deixava totalmente arrasado, com vergonha de encarar as pessoas. (Nota: eu não vou dizer que crença era!)Eu compartilho isso para que todas as pessoas que acreditam em alguma coisa fanaticamente reflitam. Sejam esses fanáticos pessoas de ciência, religiosos ou simplesmente... ateus.

O PAPEL DA RELIGIÃO NA SAÚDE

Da mesma forma que a religião não deveria nunca tirar a importância do acompanhamento médico, a medicina nunca deveria tirar o valor da religião. A religião tem um papel importantíssimo na saúde dos religiosos.

O que eu tenho observado é que muitas pessoas, dentre as quais muitos profissionais de saúde, tentam se fechar a tudo que eles chamam de "místico". E isso é ignorância e preconceito, pois nem tudo que eles dizem que é místico, é místico. Algumas práticas orientais, por exemplo, nunca tiveram nada a ver com místico. Como, por exemplo, meditação e Shiatsu.

Meditação e Shiatsu trabalham com o corpo. E, com todo respeito, são menos místicos que psiquiatria e psicologia. Psiquiatra, para quem não sabe, quer dizer médico da alma, do grego psychê, alma e iatros, médico. E psicologia quer dizer tratado da alma, do grego psychê, alma e logos, tratado. E alma tem tudo a ver com místico. Alma tem tudo a ver com religião, não acha? Eles parecem ignorar, por exemplo, que os cristãos não se consideram "místicos". Mas há quem os considera "místicos"... não há?

PRECONCEITOS CONTRA A ASTROLOGIA

O mesmo se aplica a preconceitos contra a astrologia. Astrônomos parecem não gostar de astrologia. Astrologia quer dizer tratado das estrelas (é menos místico que psiquiatra, médico da alma, e psicologia, tratado da alma). Astrologia vem do grego astron, estrela, e logos, tratado. Astronomia quer dizer organização das estrelas, Do grego astron, estrela, e nomos, arrumar, organizar. Ou seja, astronomia e astrologia só têm funções diferentes. Não há razão para discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you