3.6.09

Transtorno bipolar do humor - A fase depressiva

"É de certa forma o oposto da fase maníaca, o humor está depressivo, a auto-estima em baixa com sentimentos de inferioridade, a capacidade física está comprometida, pois a sensação de cansaço é constante. As idéias fluem com lentidão e dificuldade, a atenção é difícil de ser mantida e o interesse pelas coisas em geral é perdido bem como o prazer na realização daquilo que antes era agradável. Nessa fase o sono também está diminuído, mas ao contrário da fase maníaca, não é um sono que satisfaça ou descanse, uma vez que o paciente acorda indisposto. Quando não tratada a fase maníaca pode durar meses também."

"O individuo deprimido em geral se sente abatido, quieto e triste. Pode dormir muito, como uma fuga do convívio, reclamar de cansaço em tarefas simples como escovar os dentes, apresentar traços de baixa auto-estima e de sentimentos de inferioridade. Demonstra pouco interesse pelos acontecimentos e coisas e pode se isolar da família e amigos.

O indivíduo pode se sentir nesta fase culpado por erros do passado, e fracassos em sua vida e de seus familiares. Pode haver irritabilidade, lamentos e auto-recriminação.

Pode haver um distúrbio do apetite tanto para aumentá-lo, como para diminuí-lo. O deprimido pode apresentar queda na sua imunidade, o que o deixa predisposto a contrair doenças.
"

Novamente eu, bipolar, vou comparar o que eu já senti como paciente psiquiátrico com as descrições dos psiquiatras (que é bem diferente do que senti). Sinceramente acho que esses sintomas não estão bem explicados. Isso porque eu acho que já fiquei deprimido, mas é bem diferente do descrito pelos sites PSICOSITE e WIKIPÉDIA, sites que eu consultei e usei como exemplos para essa postagem. Talvez eles tenham dificuldade para expressar a coisa e talvez apenas quem experimentou a depressão possa descrevê-la. Ou talvez o que eu sofri não tenha sido depressão.

O que eu acho que foi depressão foi uma sensação horrível que eu senti após minha primeira internação (NÃO NOS SURTOS), mas essa sensação com certeza foi causada pela droga psicotrópica HALDOL. Pois eu reclamei com a psiquiatra da sensação e ela suspendeu o HALDOL e eu voltei a me sentir normal NO DIA SEGUINTE.

Eu temo que os psiquiatras considerem fase depressiva o mau-humor simples que eu já senti várias vezes. Eu acho que mau-humor todo mundo sente. Mas posso garantir que o mau-humor que eu já senti muitas vezes em minha vida não é nada perto da sensação que senti após minha primeira internação. Eu não tenho vergonha de me sentir mal-humorado, nem considero isso doença. Nenhuma das indisposições, dores ou doenças que eu já senti em minha vida pode ser comparada a horrível sensação que eu senti após a primeira internação.

E todas os sintomas descritos pelos sites de psiquiatria aqui mencionados parecem coisas simples comparadas à dor que senti naquele momento. Dores, tristezas e indisposições fazem parte da vida. E o que eu senti naquele momento, com certeza, não faz. Não era uma dor. Nem uma indisposição. Mas ao mesmo tempo parece que era. É difícil de explicar.

Aliás, depois do que eu senti naquele momento eu acho que se sentir triste é até saudável. É sinal de que você está vivo. Assim como se sentir eufórico mostra que você está vivo.

Bem, vou explicar a condição da minha depressão. Depressão essa que certamente foi causada pelo HALDOL. Como eu disse, os sites WIKIPÉDIA e PSICOSITE estão confusos em suas descrições da depressão. Tanto que você pode observar que um diz o contrário do outro. Naquele momento eu não me senti triste de forma alguma. Na verdade me senti indiferente. (E isso é triste!) Aquela sensação que eu senti era como não estar vivo. Eu tinha dificuldade de me mover e de me concentrar. Meus braços e pernas estavam enrijecidos, difíceis de mexer. Mas não sentia nenhum cansaço. Devido às dificuldades para andar eu me sentia um velho. Por isso queria ficar deitado o tempo todo, o dia todo. Apesar de ter dificuldade de cair no sono. Só conseguia dormir a noite. Com a medicação eu conseguia dormir horas mais que suficientes, de 8 a 11 horas por dia.

Eu bem que queria fazer as coisas. Estava até entusiamado para escrever, ler, etc. Mas escrever era difícil demais, pois meus dedos estavam rígidos. Ler era bem complicado, pois meus olhos estavam embaçados. E além disso eu estava com uma sensação terrível. Não era a dor que me incomodava mais. Não era a dificuldade de movimento. Era uma sensação inexplicável.

A primeira coisa que eu pensei é que tal sensação era espiritual. Será que a voz que falou comigo quando eu estava em surto estava me punindo por minha maldade? Sentindo tal sensação eu percebi qual deveria ser a sensação do inferno. O que eu estava sentindo era pior que qualquer dor. Eu me mataria para me livrar de tal sensação. Mas eu tinha um medo. Antes eu nunca tinha imaginado que uma sensação tão ruim era possível. Eu já não tinha medo de nada, pois não achava que algo pudesse ser pior. Eu só tinha medo de uma coisa: de ficar assim para sempre. Portanto se eu me matasse, talvez eu fosse para o inferno de vez. Um inferno de sofrimento eterno, como descrito pela bíblia.

Eu até fui à igreja na esperança de ser curado daquela agonia. Eu aceitava fazer qualquer coisa. Sem sucesso. Mas eu estava cheio de vontade de viver e de me recuperar. Daí a ficha caiu e eu percebi o lógico: eu não estava assim por motivos espirituais. Eu estava assim por causa das drogas psicotrópicas que eu estava tomando. Reclamei com os familiares. Reclamei com os médicos. Por fim uma médica foi prudente o bastante para suspender o HALDOL, antipsicótico.

Com a suspensão da droga eu melhorei da noite pro dia. A horrível sensação foi embora!

Bem, essa é a história de minha depressão.

12 comentários:

  1. Anônimo11:17 AM

    Sou também portadora da doença de transtorno de Bipolaridade mas tenho que discordar de você em alguns pontos...já fiz uso de Haldol e Haloperidol o que são a mesma coisa. Hoje me sinto exatamente como você descreveu acima e não estou tomando essa medicacão...estou com carbonato de lítio, oxocarbamazepina, Bromazepan e Neozine somente quando necessário! Tenho me sentido exatamente da maneira que você descreveu! E ja´tentei suspender por conta própria todos os meus remédios ai entrei em crise...minha familia não leva a sério minha doença e acha que é frescura e para poirar sou mãe solteira de um bebe de 6 meses! É deenlouquecer sei que existe o inferno espiritual mas o que eu vivo éo carnal mesmo - Kelli Góes kellicgoes027@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:46 PM

    BOM, GOSTARIA QUE ALGUÉM ME AJUDASSE, OS MÉDICOS ME DIAGNOSTICARAM COMO BIPOLAR, MAIS NÃO SINTO NENHUM SINTOMA DE MANIA, NA FASE EUFORICA EU NÃO FICO EUFORICA, FICO SE COMO UMA PESSOA NORMAL, FISSO MINHAS ATIVIDADES COM PRAZER, NÃO TENHO VONTADE DE CORRER IR A LUGAR ALGUM, SIMPLISMENTE FICO CALMA, FELIZ, E COM ÓTIMO DESEMPENHO, NA FASE DEPRESSIVA AI SM, NAO DA NEM PRA LEVANTAR DA CAMA SÓ CHORO E MUITO CANÇASO FISICO, ISSO É "BIPOLAR"? MEU MEDICO DISSO QUE É POR CONTA DA MINHA PERSONALIDADE CALMA..... QUE NÃO TENHO ESSES ROMPANTES TODOS DA FASE EUFÓRICA, SERÁ VERDADE? KE EXISTEM VARIOS TIPOS DE BIPOLAR?????ME AJUDEM, BJINHOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:40 AM

      Olá existem sim vários tipos, já estudei grande parte do que se tem sobre a bipolaridade, principalmente no intuito de desmentir o diagnóstico, mas, infelizmente, ou felizmente, não sei bem, (era bem mais difícil quando não fazia ideia do que eu tinha) quanto mais estudo, mais percebo que é o que mais se aproxima dos meus sintomas...Tive vontade de te responder pq sou exatamente assim como vc se descreveu...minhas fases "maníacas" são um estado perfeito, não me incomoda em nada, nem me prejudica também...fico ativa, competente e sou capaz de matar não um , mas dois leões ou mais por dia...Não faço besteiras nem pago micos, não vou a compras descontroladas nem fico com o libido exacerbado.. Sou apenas uma pessoa plena e ativa...constantemente elogiada pela minha competência e simpatia extrovertida, já na fase depressiva, os sintomas são todos como os descritos...por isso a minha duvida constante...acho que ainda não publicaram esse tipo de bipolaridade, ou sou totalmente sem noção e não percebo que de fato fico visivelmente alterada e por me sentir tão bem, não percebo os excessos...Se bem que se fosse assim, os familiares ou algum amigo já teria me dado algum toque né??????rsrsrsr...É DE FATO BEM DIFÍCIL UM DIAGNÓSTICO PRECISO!!!!!!

      Excluir
  3. Anônimo10:13 PM

    medico me diagnosticou como bipolar eu so penso em meu cabelo tempo todos fica martelando cena em que eu mesma cortei meu cabelo e agora nao consigo pensar em outra coisa a nao ser o cabelo e tenho vontande de morrer acabar com minha vida. Por causa do cabelo tomo a medicaçao mais nao adianta nada.
    choro tempo todo fumo dia todo so relaxo algumas horas, nao tenho animo pra sair e tb nao gosto de mta gente prefiro me isolar ficar em casa e tentar me matar pois uma hora da certo. Gostaria de ajuda urgente pois nao estou aguentando mais viver.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:30 PM

      me adiciona no facebook , www.facebook.com/batuta4i20

      Excluir
  4. Anônimo6:39 PM

    Existem sim vários tipos de transtorno bipolar, onde pode ser destacado do mas leve até o mais grave. Bom seria se todos que tem esse transtorno entendessem a gravidade do mesmo e aceitassem o tratamento numa boa.
    O tratamento é extremamente necessário para que o portador do transtorno leve uma vida normal.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:03 AM

    Vejo que sua história é muito parecida com a minha.
    Não desista de ser feliz...A melhor coisa é vc analizar o mundo em que vivemos de forma conciente. Parece difícil mas é fácil.Já percebi que algo diferente acontece com as pessoas, coisas, mídia, musicas, rádio, televião etc.Mas tenha certeza que o tratamento está dentro de nós. Com a medicação é possível ter a conciencia, mas os efeitos colaterais nos deixam incomodados. Tenha Fé que a tendência é melhorar:" Assim como a felicidade é passageira, nenhum sofrimento será Eterno..." Boa sorte e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:59 AM

    Ezequiel preciso de ajuda pode me ajudar?
    meu e-mail é precisodemuitaajuda@yahoo.com.br

    por favor entre em contato se possivel

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:18 PM

    fui diágnosticado há 6 anos , depois que terminei um namoro comecei a querer cuidar do meu pai com TB e depressão , é muito dificil viver com isso , depois de uma internação que tive as fases depressiva parecem aparecer com mais força , a fase maniaca pode trazer problemas mas a pessoa se sente melhor é inevitavel a fase depressiva eu não desejo nem pro meu pior inimigo . muito dificil viver com isso mas força e Fé pra não pensar em suicidio .

    ResponderExcluir
  8. É uma dor que não tem fim. Nesse momento estou entrando na fase depressiva do transtorno bipolar. É uma angústia e uma falta de vitalidade que não dá pra explicar.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9:17 AM

    Pessoal, bom dia......

    Tenho uma pessoa bipolar na família, só quem passa por isso sabe o que eh. Tanto o portador como o cuidador. Sejamos pacientes. A medicação é fundamental para uma se ter consciência dos fatos, ajudando no auto conhecimento. Esporte, alimentação e saber quais são os gatilhos são importantíssimos. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  10. Tenho 28 anos e fui diagnosticada com TbA depois de um surto no qual agredi meu namorado,tive outros casos de irritabilidade e agressão mas nunca procurei ajuda, desde os 17 anos tenho fases depressivas que vão além do fundo do poço, fico numa angústia horrorosa, me sinto inútil e acho que sou a pessoa mais desesperansosa do mundo, saio da fase depressiva faço varios planos de vida nao consigo tirar nada do papel e caio em outra crise, na fase maníaca eu bebo mais que o comum,tenho compulsão por sexo( já me coloquei em risco emrelacao a isso) estou to tomando Depacote 500mg mas tem me dado insônia e sinto muita fome, sempre tive uma alimentação equilibrada mas não to sabendo lidar com essa fome que nao é minha.

    Queria saber se alguém faz algum tratamento alternativo, ou se alguém usa o mesmo medicamento e sofre algum efeito colateral

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you