2.10.09

Novidade: Hospitais psiquiátricos do Rio em abandono - Diz jornal

Deu em O Globo sobre o abandono dos hospícios, quer dizer, dos hospitais psiquiátricos Instituto Nise da Silveira, Instituto Philippe Pinel e Colônia Juliano Moreira.

Foi mostrado coisas com as quais já estamos acostumados nos hospitais psiquiátricos, como sujeira, banheiros quebrados, coisas comuns, sinais do abandono com o qual estamos acostumados.

Veja o resumo das reportagens em Deu no Globo: Hospitais psiquiátricos do Rio em agonia - O Globo, no blog de notícias Paciente Psiquiático. Ou diretamente em Hospitais psiquiátricos do Rio em agonia e As duas faces da Colônia Juliano Moreira - O Globo.

Naturalmente essas coisas vieram à tona por que um vereador decidiu fazer vistoria nesses hospícios, quer dizer, hospitais psiquiátricos. A Globo naturalmente já conhecia esse abandono, já que visitou e filmou o CPRJ e o Instituto Nise da Silveira para a novela Caminho das Índias.

Claro que na época em que a novela foi filmada o pessoal dos hospitais psiquiátricos deve ter combinado com a TV Globo de só deixá-los filmar se eles não revelassem o descaso dos hospitais.

Eu não estou brincando. Infelizmente esse tipo de coisa acontece com muita frequência. (Esse tipo de manobra deveria ser proibido, mas fazer o quê? Se eu der mole ainda sou processado por fazer esse tipo de comentário.)

Parece que esse pessoal da imprensa não tem a menor idéia da rotina de um hospício (que é elegantemente chamado de hospital psiquiátrico.) A repórter relatou "O funcionário do Nise relata que há brigas constantes por cigarro".

Hahaha! Pode ser novidade para quem não conhece a situação das instituições psiquiátricas brasileiras! Nos CAPS as pessoas disputam cigarro o TEMPO TODO!

E a repórter parecia querer chocar o leitor quando relatava sobre a moça que começou a fumar no hospital psiquiátrico. Fala sério!!

Como eu já relatei nesse blog VÁRIAS VEZES, não existe melhor lugar para começar a fumar do que em uma instituição psiquiátrica: tanto os CAPS, quanto hospitais psiquiátricos são locais de enfado e tédio.

Só não sei por que esse vereador nunca vem ver a situação dos CAPS, que na teoria são o símbolo da reforma psiquiátrica, na prática são esquecidos até quando se fala de esquecimento. Quando se fala das instituições esquecidas pelo governo, se esquece de falar dos CAPS.

Como estão os CAPS no momento?

Bem, os CAPS estão mais abandonados que nunca. Naturalmente muito mais abandonados que o Instituto Nise da Silveira a Colônia Juliano Moreira e o Instituto Philippe Pinel. Mas o problema é que os vereadores não fazem vistoria lá.

Profissionais dos CAPS estão desesperados, pois pagamentos estão atrasados, entre outras coisas. É lamentável ver poderosos como esse psiquiatra Edmar Oliveira pedindo demissão para se fazer de vítima. Doutor, pode ter certeza: eu comemoro seu pedido de demissão. Por pessoas como você que a gente está passando tanta dificuldade. Já que a maioria dos problemas mostrados nas reportagens estão aí há anos, e tipos como você fazem parecer que é uma coisa de momento, porque cortaram as verbas, blablabla.

(Dr. Edmar, você só aparece para a imprensa. nunca vi sua cara pessoalmente. Realmente espero que você não volte num cargo mais importante. Espero que esse não seja um golpe publicitário para ser promovido. Sinceramente espero que você não esteja pensando no cargo de ministro da saúde, secretário da saúde, ou algo parecido. Poupe a gente. Pois geralmente vocês, poderosos, são promovidos, e não demitidos.)

Eu posso desaprovar a psiquiatria e a psicologia e até estar decepcionado com a atuação desses profissionais, mas isso não quer dizer que eu aprove que eles sejam obrigados a trabalhar de graça, ou em péssimas condições de trabalho.

Meu CAPS Rubens Corrêa, por exemplo, simplesmente NÃO TEM PSIQUIATRAS. Não poderia haver melhor mostra da má gestão da saúde mental. Mas, pessoalmente, eu fico muito feliz que falte psiquiatra. Isso porque dessa forma aquelas pessoas viciadas em psiquiatra percebem que podem levar a vida sem eles.

E isso tem acontecido. As pessoas estão vivendo sem psiquiatra lá no CAPS. É o que eu sempre digo: o CAPS dá certo graças a interação dos próprios usuários. Os profissionais até ajudam, mas no fundo a maior ajuda que os usuários recebem é a ajuda vinda dos próprios companheiros usuários.

Quanto aos profissionais de saúde mental, eu acho que vocês deveriam considerar a possibilidade de fazer GREVE. É que muitos profissionais acabam descontando sua frustração nos usuários. E isso não é legal. Pensem pensem numa greve de meio período, com apoio de usuários de saúde mental.

3 comentários:

  1. Anônimo12:54 AM

    Infelizmente, já via a cara da criatura. Perde para Satã em matéria de maldade!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:43 AM

    os usuários deveriam aprender a viver sem o CAPS para descobrir que não precisam deles.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:38 PM

    Realmente aprender a viver sem o CAPS seria uma coisa boa também.

    Depois de um bom tempo estabilizado, por que não deixar o CAPS?

    O mais importante é que o CAPS possa estar sempre de portas abertas para a comunidade que precisa. :)

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you