Mas sem dúvidas sabemos também que esta portaria deveria antes de mais nada ser respeitada pelos profissionais dos CAPS.
Pois primeiro precisamos respeitar para depois pedir melhorias.
E me parece claro e fácil de entender que TODOS DEVEM RESPEITAR A LEI.
Por exemplo, a portaria diz que os CAPS deveriam funcionar no mínimo das 08:00h às 18:00h.
Quais profissionais de CAPS respeitam isso?
Com certeza os profissionais do CAPS que frequento não respeitam, e até onde tenho observado os outros CAPS também não respeitam.
Até observo que alguns profissionais TENTAM RESPEITAR, mas são pressionados pelos colegas a FURAR A REGRA.
Quem trabalha nos CAPS deve ter consciência de que esse é um serviço necessário, e que a comunidade PRECISA desse serviço funcionando SERIAMENTE.
Eu sei das dificuldades que os profissionais enfrentam. Mas isso não lhes dá o direito de descontar na sociedade.
Se estão revoltados FAÇAM GREVE. Já disse. Falem com a sociedade, com os usuários dos CAPS e busquem apoio, mas não desrespeitem a lei, nem passem por cima da população. Não passem por cima dos ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos.
Pois se vocês decidem parar de trabalhar de repente (como aconteceu no caso da Conferência de Saúde Mental) pessoas são prejudicadas SERIAMENTE.
Você não precisa ser um profissional fantástico. Se você fizer sua parte já vai ajudar bastante.
Se aproveitam da ignorância da população
Sem dúvida tenho observado que os profissionais dos CAPS se aproveitam da ignorância da população.
Ou seja, se aproveitam da falta de informação da população.
Quando algumas pessoas aparecem para buscar assistência no CAPS depois das 17:00h levam bronca. Dizem que isto não é hora. E a pessoa, desconhecendo a lei, acata.
Fala sério, pessoal de CAPS.
Entendem o que digo? Venham para o lado certo. Falem a verdade. Entendo seu lado, mas infelizmente estas coisas não poderão continuar. E se vocês persistirem no erro eu não poderei protegê-los, por mais que eu queira.
E não quero zangar ninguém, mas uma vida humana vale mais que a simpatia das pessoas, portanto me desculpem se não sou simpático.
De qualquer forma, tenho certeza que os melhores profissionais me agradecem por postar tal coisa.
Acho que o problema da não assistência a saúde mental deve ser amplamente e seriamente encarado. Parece-me então que todos os dispositivos carecem...Não só o caps parece não funcionar; Estou vivendo a experiência de um programa de residência terapêutica e estou extremamente desapontada; Colocam culpa na falta de verba, falta de interdisciplinaridade, nas políticas públicas/sociais e se brincar, até em Deus...
ResponderExcluirOnde isso vai parar?
Infelizmente culpam Deus por tudo... se há desabrigados da chuva a culpa é de Deus (autor das chuva), se há homofobia a culpa é Deus (pois dizem é a bíblia é contra homossexuais) e por aí vai. Quando não temos mais a quem culpar o jeito é culpar a Deus.
ResponderExcluir