5.5.10

Faça sua parte - COMO CAPS DEVERIAM FUNCIONAR

Sem dúvida sabemos que a PORTARIA GM nº336 que regulamenta os CAPS precisaria de ser atualizada em vários pontos.

Mas sem dúvidas sabemos também que esta portaria deveria antes de mais nada ser respeitada pelos profissionais dos CAPS.

Pois primeiro precisamos respeitar para depois pedir melhorias.

E me parece claro e fácil de entender que TODOS DEVEM RESPEITAR A LEI.

Por exemplo, a portaria diz que os CAPS deveriam funcionar no mínimo das 08:00h às 18:00h.

Quais profissionais de CAPS respeitam isso?

Com certeza os profissionais do CAPS que frequento não respeitam, e até onde tenho observado os outros CAPS também não respeitam.

Até observo que alguns profissionais TENTAM RESPEITAR, mas são pressionados pelos colegas a FURAR A REGRA.

Quem trabalha nos CAPS deve ter consciência de que esse é um serviço necessário, e que a comunidade PRECISA desse serviço funcionando SERIAMENTE.

Eu sei das dificuldades que os profissionais enfrentam. Mas isso não lhes dá o direito de descontar na sociedade.

Se estão revoltados FAÇAM GREVE. Já disse. Falem com a sociedade, com os usuários dos CAPS e busquem apoio, mas não desrespeitem a lei, nem passem por cima da população. Não passem por cima dos ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos.

Pois se vocês decidem parar de trabalhar de repente (como aconteceu no caso da Conferência de Saúde Mental) pessoas são prejudicadas SERIAMENTE.

Você não precisa ser um profissional fantástico. Se você fizer sua parte já vai ajudar bastante.

Se aproveitam da ignorância da população



Sem dúvida tenho observado que os profissionais dos CAPS se aproveitam da ignorância da população.

Ou seja, se aproveitam da falta de informação da população.

Quando algumas pessoas aparecem para buscar assistência no CAPS depois das 17:00h levam bronca. Dizem que isto não é hora. E a pessoa, desconhecendo a lei, acata.

Fala sério, pessoal de CAPS.

Entendem o que digo? Venham para o lado certo. Falem a verdade. Entendo seu lado, mas infelizmente estas coisas não poderão continuar. E se vocês persistirem no erro eu não poderei protegê-los, por mais que eu queira.

E não quero zangar ninguém, mas uma vida humana vale mais que a simpatia das pessoas, portanto me desculpem se não sou simpático.

De qualquer forma, tenho certeza que os melhores profissionais me agradecem por postar tal coisa.

2 comentários:

  1. Acho que o problema da não assistência a saúde mental deve ser amplamente e seriamente encarado. Parece-me então que todos os dispositivos carecem...Não só o caps parece não funcionar; Estou vivendo a experiência de um programa de residência terapêutica e estou extremamente desapontada; Colocam culpa na falta de verba, falta de interdisciplinaridade, nas políticas públicas/sociais e se brincar, até em Deus...

    Onde isso vai parar?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:50 PM

    Infelizmente culpam Deus por tudo... se há desabrigados da chuva a culpa é de Deus (autor das chuva), se há homofobia a culpa é Deus (pois dizem é a bíblia é contra homossexuais) e por aí vai. Quando não temos mais a quem culpar o jeito é culpar a Deus.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you