E esses meus direitos de cidadão serão cobrados até o fim dos meus dias. Se não conseguir em vida, algum dos meus filhos ficará com essa incumbência. Justiça plena e total é o que exijo, e mesmo depois de morto continuarei a exigir. Não só para mim, exijo essas indenizações para todas as vítimas do holocausto da psiquiatria brasileira, e não desistirei por nada nem que leve o resto de minha vida.
Austregésilo Carrano Bueno
Dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Aproveito esta ocasião para declarar que estou aqui para continuar a luta de Carrano, E FINALIZÁ-LA EM SUA TOTALIDADE.
Sempre escuto companheiros sofridos reclamando que estão com dificuldades para se aposentar, depois de enfrentar as dores e privações de paciente psiquiátrico. Tento sempre lembrá-los de Austregésilo Carrano. Carrano NUNCA falou em aposentadoria.
Aposentadoria é papo de profissional de saúde mental que quer fazer cabeça de usuário para uma conveniente aposentadoria, aí a pessoa recebe como se fosse um benefício, a pessoa recebe uma mixaria que tira sua dignidade, quando na verdade a pessoa tem direito a uma indenização JUSTA, e não esmola.
Direito legítimo a inclusão no trabalho
Ao dar continuidade a luta de Carrano não me esqueço nunca do direito legítimo de todos nós ex-pacientes psiquiátricos ao trabalho, a inclusão no trabalho a PARTIR dos serviços de saúde mental.Nada mais triste que ver meus companheiros de trabalho em informática, por exemplo, de cabeça baixa, pois as negociações para o projeto estão engatinhando, na verdade estão obscuras e mal sabemos o que está acontecendo. Infelizmente não tem nenhum profissional responsável, nem de CAPS, nem de institutos como o Pinel ou o Nise da Silveira para representar e manter os usuários que tem direito ao projeto de informática informados.
Eles excluem a gente das negociações, não nos deixam participar das reuniões de negociações, e não respondem por nada, não entram em contato, NADA.
Esses meus colegas já falam em se aposentar. Absurdo. Nós ex-pacientes psiquiátricos temos direito não apenas a ser incluídos no mundo do trabalho, mas também merecemos indenizações.
Acho que nem precisava dizer que merecemos RESPEITO TAMBÉM.
Carrano, eu garanto para você que o dinheiro que tiraram de você voltará para a gente, esse dinheiro voltará para investimentos para pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.
Porque é importante que os usuários de saúde mental sejam capacitados e empregados dentro de serviços de saúde mental
É importante que as pessoas que passaram pela experiência de paciente psiquiátrico sejam empregadas em serviços de saúde mental, pois é a única forma de manter a pessoa próxima das lutas por melhoria na saúde mental, lembrando sempre que cada um dos ex-pacientes psiquiátricos é importantíssimo na formação de novos profissionais da área. Como fazer uso desses ex-pacientes psiquiátricos se eles forem afastados dos serviços de saúde mental?Nota: Eu quero dizer, ser empregado em diferentes especialidades, e não EXCLUSIVAMENTE como profissionais de saúde mental!
ex paciente não tem de ter direito a nada na saúde mental!
ResponderExcluirse não é mais paciente é por que não tem mais doença.
Se isso for uma piada, saiba que é de péssimo gosto.
ResponderExcluirMas de qualquer forma vou responder partindo do princípio que você realmente desconhece sobre a situação de uma pessoa que foi internada na psiquiatria.
No importa se a pessoa se recupera ou não, pois a pessoa passa a ser discriminada constantemente, o que leva a pessoa a ter grandes dificuldades para conseguir trabalho, e mesmo para se relacionar.
Só por isso a pessoa merece ser indenizada. Sem falar nos danos causados por psicotrópicos e outros maus-tratos.