24.5.10

A fúria de Carrano no hospício (excerto do livro Canto dos Malditos)

Se você me perguntar se eu acho que Carrano é foi grande escritor eu direi que não. Carrano foi um grande guerreiro. Seu livro Canto dos Malditos é cheio de erros de português assustadores, mas o que fascina é a fibra mostrada por ele no livro e confirmada na sua vida.

Por isso eu não mudo seus erros de português e coloco seus textos fielmente. Esse grande guerreiro me inspira!!! E espero que inspire você também, para que você se una a gente na luta por liberdade e igualdade.

Abaixo, mais um excerto de Austregésilo Carrano.

Sou tourino e, quando coloco uma ideia, eu faço, custe o que custar - eu fujo ou morro. Iria sair dali de alguma maneira. Antes de ser internado no San Julian, eu estava de caso com uma mulher. Seu nome era Paula. Ela era quem lutava pelos meus direitos, até enfrentando a ignorância de minha família. Suas tentativas de convencer meus pais a tirar-me daquele lugar acabou gerando antipatia de ambas as partes. Foi falar com o Dr. Alexandre Sech, em seu consultório na Rua José Loureiro, no Centro de Curitiba. Várias vezes... Mas nada de concreto conseguiu. Eu a cobrava com certa rudeza. Eu estava decidido a sair dali, mas não via como sair.

Cada vez mais rebelde dentro do hospício, já não sabiam mais o castigo que me dariam. Vivia sob o efeito da Turtulina. (...) Um dia peguei uma vassoura e saí pelo corredor estourando todas as lâmpadas que via. Fui amarrado a uma cama em um dos quartos. Os enfermeiros gostavam de tirar uma casquinha. Grudavam esparadrapos nos pelos das minhas pernas e puxavam _ eu lhes cuspia e levava mãozada na cara... eu xingava, cuspia, chorava de raiva!

Extraído do livro Canto dos Malditos (p.122) de Austregésilo Carrano Bueno

Nota importante: o nome do psiquiatra citado é verdadeiro, assim como o nome do hospício.


Bravo, faxineiro!

Não poderia deixar de mencionar o faxineiro do CAPS Rubens Corrêa, que desenvolveu um fantástico relacionamento cheio de respeito com os usuários do CAPS Rubens. Ele está conseguindo ter autoridade, sem ser autoritário. Um exemplo fantástico!!!

Tempos atrás eu não achava que ele conseguiria desenvolver um trabalho tão bom. Ele era PÉSSIMO no relacionamento com usuários. O cozinheiro (copeiro) também melhorou tremendamente. Que exemplos fantásticos!

Mas o faxineiro é realmente exemplar.

Eu realmente acho que ele deveria dar palestras para técnicos de saúde mental sobre como lidar com pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos com humanidade. E eu acho que ele deveria ser bem mais valorizado e reconhecido.

Muito ajuda quem não atrapalha


Infelizmente não posso dar nota tão positiva para a maioria dos técnicos deste CAPS, apesar de admitir que melhoraram bastante.

Quando eles chegam para mim dizendo que querem ajudar em alguma coisa eu só posso dizer uma coisa:
Muito ajuda quem não atrapalha.
Vocês vão estar ajudando bastante se respeitarem os usuários do CAPS, ou seja, é importante respeitar as leis, mas acima de tudo é importante respeitar as pessoas, os usuários de CAPS.

Para aqueles técnicos que acreditam que são de uma hierarquia superior quero lembrá-los mais uma vez que TODOS OS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL SÃO SEUS PATRÕES. Logo, a única hierarquia que existe na verdade é:

Nós usuários de saúde mental somos os patrões, e vocês técnicos de saúde mental são os empregados.

Podem ter certeza que ninguém quer oprimir vocês. Queremos apenas respeito.

Posso garantir para vocês que vocês podem conseguir várias coisas benéficas para todos vocês de todos os usuários se vocês respeitá-los SEMPRE. O respeito começa com a verdade.

Vocês podem ajudar bastante com sinceridade


Várias vezes me impressionei com a sinceridade de alguns raros profissionais de saúde mental. Como no caso da psiquiatra que admitiu, com verdade, que os psicotrópicos causam sérios danos. (Falo de uma psiquiatra nascida em 13 de março.)

Ou como no caso de uma enfermeira que admitiu as sérias dificuldades do CAPS, em vez de tentar desviar o assunto. (É muito comum na saúde mental profissionais tentarem abafar os problemas. Falo de uma enfermeira que esteve em Angra dos Reis, no Encontro da Luta Antimanicomial.)

Esses rompantes de verdade são algo bonito e admirável.

Por outro lado, foi bem desagradável para mim saber que algum profissional de meu CAPS espalhou uma notícia de que eu sairia do CAPS.

Isso é maldade. Maldade não contra mim, mas contra os usuários, que consideram minhas ações lá importantíssimas.

Eu já disse várias vezes no passado que EU SÓ SAIREI DO CAPS QUANDO TUDO ESTIVER FUNCIONANDO DA FORMA MAIS CORRETA, MAIS INCLUSIVA POSSÍVEL.

Portanto se quer realmente ajudar, comece com sinceridade. Faça sua parte, respeite os usuários de saúde mental e PERMITA-NOS FALAR!!!

Se houver tal respeito com certeza haverá melhorias para todos os usuários e para os técnicos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you