3.3.13

A saudade é uma linguagem universal - Canções de saudade, em três idiomas diversos

Em meu sonho deste fim de semana, uma pessoa que tinha trabalhado comigo estava pronta para uma viagem, num ônibus de turismo, numa estrada. Ela estava uniformizada, bonita, arrumada. Ela me dizia:
-Ezequiel, eu quero que você venha trabalhar comigo neste lugar para onde estou indo.
eu respondi:
- Tudo bem, eu vou.

Depois de acordar, ao me lembrar do sonho, é que me ocorreu que essa pessoa já tinha morrido.

"Onde será que está meu amor?
Deus a tirou de mim...
Ela foi para o céu
Por isso eu tenho que ser bom
Para que eu possa ver meu amor
Quando eu deixar este mundo..."

Assim começa a música da banda estadunidense Pearl Jam, que conta a história de um homem que perdeu a namorada num acidente de carro, e antes de ela morrer, ele deu o último beijo nela, "Last Kiss", o nome da música.

A banda romena Akcent também fez uma música que mostra a tristeza da saudade:

"...E eu me pergunto:
Anjos podem sentir a dor que eu senti
No dia em que tu partiste?"

"Dor sem fim", é o nome da música, "Durere fără sfârșit", em romeno. Interessante que, em romeno, a melhor palavra para saudade é "dor".

Já a canadense Natasha St-Pier também fez uma música de saudade por alguém que tinha partido:
"Tu que faltas em minha vida", "Toi qui manque à ma vie".

"Esta vontade que me falta
É simplesmente tu que faltas em minha vida"

Mas a música de Patrick Fiori me parece a mais triste:
"Mais eu penso em você", "Plus je pense à toi"

"...E os tesouros escondidos
Que enterramos para sempre, sem vida..."

Em inglês, há uma palavra para melodias devotadas a quem já se foi. A palavra é "dirge".

A música I'll Be Missing You, em que Puffy Daddy e Faith Evans homenageiam o grande rapper e gangster estadunidense Notorious B.I.G. é a melhor, pois é para amigos e não apenas para amores, e é mais otimista:

"Está difícil sem você aqui
Sei que você está no céu
Sorrindo para a gente aqui embaixo
Olhando para a gente
Enquanto oramos por você
todos os dias nós oramos por você
Até o dia em que nos encontrarmos de novo
No meu coração é onde eu o guardarei, amigo"

Não é à toa que essa canção ganhou o Grammy.

Hoje em dia, me preocupa mais as pessoas que morrem em tratamento psiquiátrico. Quantos amigos meus já morreram por overdose ou algo parecido. Não dá para imaginar uma morte pior, quando a pessoa está com a mente confusa. Talvez eles sequer me considerassem como um amigo, mas por mim tudo bem.

Não penso em reencontrá-los no Céu ou algo parecido. Espero encontrá-los em outras pessoas. Farei tudo ao meu alcance para que essas mortes absurdas diminuam, acabem. Sempre que, no futuro, eu vir algum paciente psiquiátrico levando uma melhor vida, nesta pessoa verei meus amigos que partiram desse mundo.

Mas seria possível o outro lado da vida? O Doutor em psicologia Charles McCreery estuda o caso de pessoas "normais" que juram ter tido contato com o outro lado. Assunto para um outro momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you