1.3.13

Tratamento psiquiátrico / Tratamento mental (Resposta a Francisco Allison Peixoto)

As minhas publicações têm como objetivo principal conscientizar a população dos desrespeitos cometidos contra pacientes psiquiátricos graves e os escassos recursos técnicos e científicos disponibilizados a esses pacientes, principalmente aos pacientes da psiquiatria pública. Não responsabilizo apenas os psiquiatras pelas falhas do atendimento, mas responsabilizo também terapeutas em geral, assim como médicos de outras especialidades.

O tratamento mental oferecido nos serviços públicos de saúde mental não oferece aos pacientes psiquiátricos toda a tecnologia disponível atualmente para o tratamento do sofrimento psíquico. Desde pequeno eu pesquiso psiquiatria, psicologia, psicanálise, etc. Tratamento com hipnose, por exemplo, seria totalmente benéfico para os pacientes em geral, e é uma técnica comprovadamente eficiente e já bem antiga. Medicina ortomolecular também deveria estar disponível na saúde pública.

Com certeza seria necessário investir mais verbas na saúde mental pública para que esses tratamentos se tornem disponíveis para os pacientes psiquiátricos de baixa renda. Mas com certeza é possível haver essas melhorias na saúde mental pública e não sairia muito caro dispor de tratamento com hipnose, psicanalistas e medicina ortomolecular. Esses recursos não estão disponíveis na psiquiatria pública por falta de interesse político dos gestores da saúde mental pública, por falta de interesse dos diretores de instituições psiquiátricas públicas que trabalham com doentes mentais graves.

Se o SUS garante cirurgia de troca de sexo gratuitamente por que não poderia garantir essas melhorias no atendimento de pacientes psiquiátricos graves?

(Preço da cirurgia para mudança de sexo: $23,000 USD, ou seja 23 mil dólares americanos, nos EUA; $10,000 USD na Tailândia. Nota: Tailândia é considerado o país dos transexuais.)

"Intervenções médico-cirúrgicas devem atender aos critérios estipulados pela Resolução Nº 1.652/2002 do CFM, que determinam o prazo mínimo de dois anos de acompanhamento terapêutico como condição para a viabilização de cirurgia, bem como a maioridade e o diagnóstico de transexualismo."

"Qualquer cidadão que procure o sistema de saúde público, apresentando a queixa de incompatibilidade entre o sexo anatômico e o sentimento de pertencimento ao sexo oposto ao do nascimento, tem o direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação. A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura o direito ao uso do nome social. O usuário pode indicar o nome pelo qual prefere ser chamado, independentemente do nome que consta no registro civil. No caso de usuário que já esteja fazendo uso de hormônios sem acompanhamento médico, será realizado encaminhamento imediato ao médico endocrinologista."

Fonte: Portal da Saúde

Acho que preciso ser mais claro: os Estados Unidos são a maior economia do mundo, porém muitos transexuais americanos gostariam de fazer a operação para mudar de sexo e não podem, da mesma forma, a Tailândia é o país dos transexuais, mas lá quase ninguém pode pagar para fazer uma operação de mudança de sexo, pois é uma operação CARÍSSIMA. Mas apesar do alto preço da cirurgia, foi obtido o direito de realizá-la gratuitamente no Brasil.

Daí não tenho dúvidas que com empenho poderemos ter medicina ortomolecular, homeopatia, psicanalistas e profissionais mais capacitados na saúde mental pública. No momento acontecem muitas internações desnecessárias e muito longas. Para você ter uma ideia, conheço um sujeito que foi preso por estupro e ficou na cadeia menos tempo que eu fiquei internado no manicômio! Eu não matei e nem estuprei ninguém. Portanto é TOTALMENTE justo e urgente que aconteçam essas melhorias na saúde mental pública.

Eu não sou contra tratamento psiquiátrico, não sou contra tratamento mental. Apenas exijo que os pacientes com transtornos psiquiátricos graves como esquizofrênicos e bipolares sejam tratados com um mínimo de dignidade e qualidade na saúde pública. Hoje em dia esses pacientes são amarrados e agredidos em hospitais psiquiátricos públicos em todo mundo; e eu não admito isso DE FORMA ALGUMA, não admito que isso seja chamado de tratamento.

Portanto quando você diz "Acho que o segredo é levar a coisa com bons olhos, tipo, é uma doença então vou tratar." você está apenas sendo MUITO preconceituoso. Eu pesquiso esse assunto a MUITOS anos, como você deve ter percebido agora; e vou fazer TUDO que for humanamente possível para que os direitos desses pacientes sejam respeitados.

De qualquer forma foi uma grande alegria receber seu comentário. Estou muito agradecido.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you