15.4.13

"Louco, esta noite te pedirão tua alma" (Significado real de 'louco')

Originalmente a palavra 'louco' significa alguém que leva uma vida desregrada e egoísta. Originalmente a palavra 'louco' não significa doente mental. Basta ver A parábola do rico insensato. A parábola de Jesus fala de um homem rico que acumulou dinheiro sem se importar com os outros, se preocupando apenas em levar uma vida onde ele "descansa, come, bebe e folga" (S. Lucas 12:19). Nesta parábola a palavra 'louco' é claramente usada no sentido por mim indicado.

E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
(S. Lucas 12:19-21)


LÓGICO que nessa passagem a palavra 'louco' não fala de um doente mental, mas de um imprudente. Mas outras palavras são usadas na Bíblia quando se falava de doentes mentais:

Os judeus disseram que Jesus estava delirando por causa de uma doença mental. Quando Jesus disse que tinha o controle sobre sua vida, ou seja, quando Jesus disse que tinha o poder de ressuscitar, eles disseram que Jesus estava fora de si, ou seja, insinuaram que ele estava delirando.

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras.
E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis?
(S. João 10:17-20)


Na Bíblia em inglês usa-se a palavra 'mad' para significar doente mental, e a palavra 'fool' para falar de uma pessoa imprudente. Da mesma forma, na Bíblia em alemão usa-se a palavra Unsinnig' para significar doente mental e a palavra 'Narr' para falar de uma pessoa imprudente. A palavra usada nas Bíblias em alemão e em inglês para significar 'louco' (imprudente) é usada para significar 'bobo da corte'. Assim, 'fool' e 'Narr' além de significar imprudente significam 'bobo da corte'. Logo, louco = imprudente pelo egoísmo, mas não pela doença mental!

Nota: uso como referências principais as Bíblias de Martinho Lutero e do Rei Tiago (A tradução dedicada ao Rei Tiago, ou Rei James a "King James Version"), por serem consideradas as melhores traduções da Bíblia em todo o mundo.

Portanto, quando encontramos escrito na Bíblia brasileira que os loucos não herdarão o Reino dos Céus, a Bíblia está falando de pessoas egoístas e não de doentes mentais.
Logo, louco ≠ doente mental!
-

7 comentários:

  1. Está certíssimo. Louco na Bíblia significa tolo.
    Algum dia te disseram o contrário? Quem falou isso que é louco, no verdadeiro sentido da palavra! Cada coisa... ¬¬'

    Fica com Deus :)
    Abraços da Flor ~*

    http://bipo-analisando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Irmãos, neste versiculo acima eu concordo que louco = tolo mas a biblia também faz outra referencia que podemos entender louco pode ser quem é depressivo ou perdeu a razão. Sei que quem se suicida não vai para o céu, por exemplo um ladrão ou um pedofilo roubou ou abusou e não quer ser pego pela policia se mata, vai pro inferno! Mas e um depressivo que já perdeu o controle da razão?? Não posso afirmar que as pessoas que tiram a vida pq não aguentam mais tanto sofrimento vão para o inferno, as vezes Deus permite entregar o corpo para receber o espirito, essas pessoas são "loucas" porque perderam o uso da razão! Somente Deus vai julgar.

    "E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão."
    (Isaías 35:8)

    ResponderExcluir
  3. E os deficientes mentais. Aonde ficarão ? No céu? no inferno? o que diz a bíblia?

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos.irmão Bruno Ferreira a palavra de Deus diz que nem um suicida entrará no reio de Deus! E esse versículo ele é isolado e não me dá o direito de achar alguma outra colocação amém amado. Paz e Graça do eterno e Soberano Deus...

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos.irmão Bruno Ferreira a palavra de Deus diz que nem um suicida entrará no reio de Deus! E esse versículo ele é isolado e não me dá o direito de achar alguma outra colocação amém amado. Paz e Graça do eterno e Soberano Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Onde está escrito na Palavra de Deus que nem um suicida entrara no Reino de Deus?

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you