2.9.13

Anatomia de uma epidemia: Aumenta o número de deficientes mentais depois da introdução dos psicofármacos

Trechos do texto extraído do livro ANATOMY OF AN EPIDEMIC, escrito pelo jornalista estadunidense Robert Whitaker. O livro mostra como houve uma epidemia de doença mental (nos Estados Unidos) e como houve um grande aumento no número de pessoas interditadas por doença mental.

Anatomia de uma epidemia:

Psicofármacos e o Surpreendente
Aumento da Doença Mental na América
Robert Whitaker
Cambridge, MA
Ao longo dos últimos 50 anos, tem havido um aumento surpreendente na doença mental grave nos Estados Unidos. A porcentagem de americanos com deficiência por doença mental tem aumentado. (Pessoas interditadas com doença mental.) Quintuplicou desde 1955, quando Thorazine - lembrada hoje como a primeira droga "maravilhosa" da psiquiatria - foi introduzida no mercado.

O número de americanos com deficiência por doença mental quase que duplicou desde 1987, quando Prozac-o primeiro em uma segunda geração de drogas maravilhosas para a doença mental, foi introduzido. Existem atualmente cerca de 6 milhões de americanos incapacitados por doença mental, e este número aumenta em mais de 400 pessoas cada dia. Uma revisão da literatura científica revela que é o nosso paradigma do cuidado baseado em fármacos que está alimentando a epidemia. As drogas aumentam a probabilidade de que uma pessoa se torne doente crônico, e induz novos e graves sintomas psiquiátricos numa significativa porcentagem de pacientes.

A era moderna da psiquiatria tipicamente remonta a 1955, quando clorpromazina,
comercializada como Thorazine, foi introduzida na medicina hospitalar. Em 1955,
o número de doentes mentais em hospitais públicos atingiu uma marca histórica de alta de 558.922 e, em seguida, começou a diminuir gradualmente, e historiadores normalmente creditam este esvaziamento dos hospitais do estado a clorpromazina.

Como Edward Shorter escreveu em seu livro em 1997, "A história da psiquiatria", "Clorpromazina iniciou uma revolução na psiquiatria, comparáveis com a introdução da penicilina na medicina geral "(Shorter, 1997, p. 255). Haldol e outros medicamentos antipsicóticos foram logo levados ao o mercado e, em seguida, antidepressivos e ansiolíticos. A psiquiatria agora tinha drogas que, acreditava-se, eram específicas para doenças específicas, assim como a insulina é para diabetes.

No entanto, desde 1955, quando esta era moderna da psicofarmacologia nasceu, tem havido um surpreendente aumento na incidência de graves doenças mentais neste país. Apesar do número de doentes mentais internados talvez ter ido para baixo, todas as outras métricas utilizadas para medir incapacitantes da doença mental nos Estados Unidos aumentaram dramaticamente. E tanto é assim que E. Fuller Torrey, em seu livro "The Invisible Plague" (Em português: "A Praga Invisível") de 2001, concluiu que a insanidade tinha subido para o nível de uma "epidemia" (Torrey, 2001). Uma vez que esta epidemia tem andado juntinho com o crescente uso de psicofármacos, uma pergunta óbvia surge: Será que o nosso paradigma de cuidados baseados nos psicofármacos está alimentando esta praga da era moderna?

A EPIDEMIA


O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (US Department of Health and Human Services) usa o termo "episódios de pacientes em cuidado" para fazer a estimativa do número de pessoas tratadas por ano com doença mental. Esta métrica traça o número de pessoas tratadas em hospitais psiquiátricos, instalações residenciais para os doentes mentais, instalações e atendimento ambulatorial.

Em 1955, o governo relatou 1.675.352 episódios de pacientes em cuidado, ou 1.028 episódios por 100.000 população. Em 2000, episódios de pacientes em cuidado totalizaram 10.741.243, ou 3.806 por 100.000 habitantes. Isso é quase um aumento de quatro vezes per capita em 50 anos. Uma segunda maneira de avaliar esta epidemia é olhar para o número de deficientes mentais no país.

Até a década de 1950, o número de doentes mentais internados deficientes era regular. Hoje, os deficientes mentais (interditados mentais) recebem normalmente um benefício, seja do Benefício do Seguro Social ao Deficiente (SSDI, Social Security Disability Insurance) ou do programa Renda de Garantia Suplementar (SSI,Supplemental Security Income), e muitos vivem em abrigos residenciais (como as residências terapêuticas) ou outros meios de habitação financiados pelo governo. Assim, o paciente que estava internado há 50 anos hoje recebe benefícios do seguro social, do SSDI ou SSI, e é essa linha de evidências que revela que o número de deficientes mentais aumentou quase seis vezes desde que Thorazine (clorpromazina) foi introduzido.

Em 1955, havia 559.000 pessoas nos hospitais públicos mentais, ou 3.38 a cada
1.000 pessoas. Em 2003, houve 5 milhões 726 mil pessoas que receberam um pagamento ou do SSI ou do SSDI (ou de ambos os programas), e foram aposentados, quer por doença mental (segundo estatísticas do SSDI) ou diagnosticados como doentes mentais ( estatísticas do SSI). " Essa é uma taxa de incapacidade 19,69 pessoas por 1000 habitantes, que é quase seis vezes o que era em 1955.

É também interessante notar que o número de deficientes mentais tem aumentado dramaticamente desde 1987, o ano que foi introduzido o Prozac. Prozac foi apresentado como o primeiro de uma segunda geração de medicamentos psiquiátricos que diziam que era muito melhor do que as outras gerações. Prozac e os outros ISRS (Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina)substituiram os tricíclicos, enquanto que os antipsicóticos atípicos (risperidona, Zyprexa, etc.) Substituiram Thorazine (clorpromazina) e os outros neurolépticos comuns.

O combinado das vendas dos antidepressivos e antipsicóticos saltou de cerca de US$ 500 milhões em 1986 para quase US$ 20 bilhões em 2004 (a partir de setembro de 2003 a agosto de 2004), um aumento de 40 vezes. Durante este período, o número de deficientes mentais nos Estados Unidos, como calculado pelos números do SSI e do SSDI, aumentou de 3 milhões e 331 mil pessoas a 5 milhões e 726 mil. Esse é um aumento de 149.739 pessoas por ano, ou 410 pessoas com deficiência recentemente pela doença mental todos os dias.

UMA CAUSA BIOLÓGICA PARA EPIDEMIA


A noção de que psicofármacos trabalham equilíbrando a química do cérebro foi levantada pela primeira vez no início dos anos 1960. Uma vez que se mostrou que Thorazine (clorpromazina) e os neurolépticos padrões podiam bloquear atividade da dopamina no cérebro, os pesquisadores seguiram a hipótese de que esquizofrenia era causada por excesso deste neurotransmissor. Assim, os neurolépticos, por bloquear os receptores de dopamina ajudam a normalizar o sistema dopaminérgico do cérebro. Uma vez que os tricíclicos levantavam os níveis de norepinefrina e serotonina no cérebro, os pesquisadores concluiram que a depressão fosse causada por níveis baixos dessas substâncias químicas cerebrais.

A Merck, entretanto, comercializou seu Ansiolítico, a droga Suavitil como um "estabilizador de humor." Dizer que a droga era estabilizadora sugeria que as drogas fossem efetivamente curativas biológicas de doenças.
No entanto, esta hipótese, que a droga química equilibraria a química anormal do cérebro nunca foi provada. Embora o público ainda seja informado de que a droga normaliza a química do cérebro, a verdade é que os pesquisadores não descobriram se pessoas com esquizofrenia tinham sistema dopaminérgico hiperativo (antes de ser medicado), ou que os pacientes diagnosticados com depressão sofriam com anormais baixos níveis de serotonina ou norepinefrina.

Como o cirurgião geral dos Estados Unidos David Satcher reconheceu no seu relatório de 1999 sobre a saúde mental, as causas dos transtornos mentais "permanecem desconhecidas" (Satchee, 1999, p. 102). No entanto, os cientistas têm conseguido compreender como as drogas afetam o cérebro humano, pelo menos em termos dos seus mecanismos de ação imediata.

Em 1996, o diretor do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH, National Instutute of Mental Health), neurocientista Steven Hyman, estabeleceu um paradigma para entender como todos os psicofármacos funcionam. Antipsicóticos, antidepressivos, e drogas ansiolíticas, ele escreveu, "criam perturbações nas funções dos neurotransmissores" (Hyman & Nestler, 1996, p. 153). Em resposta, o cérebro passa por uma série de adaptações compensatórias. Por exemplo, Prozac e outros antidepressivos ISRS (Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina) bloqueiam a recaptação da serotonina. Para fazer face a este entrave da função normal, as tonalidades do cérebro baixam todo o seu sistema serotonérgico.

Neurônios liberam menos serotonina e diminuem o seu número de receptores de serotonina. A densidade dos receptores de serotonina no cérebro pode diminuir em 50% ou mais. Como parte deste processo de adaptação, Hyman nota, também há alterações nos percursos da sinalização intracelular a na expressão gênica. Depois de algumas semanas, concluiu Hyman, o cérebro do paciente funciona de uma maneira que é "qualitativamente, bem como quantitativamente diferente do estado normal "(Hyman & Nestler, 1996, p. 161). Em suma, psicofármacos induzem uma patologia.

O neurocientista de Princeton Barry Jacobs tem declarado explicitamente sobre este ponto dos ISRS. Estas drogas, ele disse, alteram o nível de transmissão sináptica fisiológica para além da gama alcançada no âmbito (normal) ambiental / condições biológicas. Assim, qualquer mudança comportamental ou fisiológica produzida nestas condições mais adequadamente podem ser consideradas patológicas, mais do que o reflexo normal de papel biológico da serotonina. (Jacobs, 1991, p. 22)

LEIA TODO TEXTO, EM INGLÊS, NO PDF ANATOMY OF AN EPIDEMIC.

Se você sabe ler inglês, recomendo também o vídeo abaixo. É um trailer do documentário "Take These Broken Wings: Recovery from Schizophrenia Without Medication" (Em português: "Pegue Essas Asas: Recuperação da Esquizofrenia Sem Medicação"). O vídeo tem legenda em inglês. Robert Whitaker também participa deste documentário.

Aviso: não se deve tentar deixar de tomar medicação por conta própria. Para deixar de tomar qualquer medicação psiquiátrica é necessário supervisão médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you