4.9.13

Discriminação histórica contra pacientes psiquiátricos

Na publicação Parem de culpar os pacientes psiquiátricos por suas crises eu recebi o comentário de Mari B. :

"...nem todos os pacientes psiquiátricos se "vitimizam" de propósito, se para eles a medicação está surtindo efeitos colaterais insuportáveis, eles DEVEM SER OUVIDOS e é preciso repensar esta medicação."

NENHUM paciente psiquiátrico se "vitimiza". Frequentei CAPS por anos, e NUNCA encontrei nenhum paciente psiquiátrico que se fizesse de vítima. Em primeiro lugar, o indivíduo ACEITOU ser paciente, e deveria ser respeitado. Como eu disse antes, se a pessoa para de tomar a medicação, COM CERTEZA tem algo errado com a prescrição da medicação, ou seja, tal medicação não deveria ter sido prescrita. As pessoas devem ter direito a escolha sempre, portanto se uma pessoa não quer tomar uma medicação o direito dela deve ser respeitado, SEM DISCUSSÃO, não tem que "repensar esta medicação".

Outro comentário foi assim: "Muitas famílias enfrentam problemas por causa do paciente e não o contrário. Não é a família que deixa vocês doentes. Pode até ser, mas não para todos."

Não é a família que deixa alguém doente mentalmente, é a ESTRUTURA da família. Um filho de mãe solteira tem as maiores probabilidades de desenvolver uma doença mental, mas a culpa não é da mãe solteira evidentemente. É um problema social.

O que eu chamei a atenção em Parem de culpar os pacientes psiquiátricos por suas crises é que há uma discriminação histórica contra pacientes psiquiátricos, e os profissionais de saúde mental agem como se tal discriminação não existisse. Negros foram comercializados como escravos, mas isso a gente encontra nos livros de história de todo o mundo. O fato de os livros de história mostrarem para as crianças que houve essa discriminação e esse abuso contra os negros ajuda na luta contra a discriminação e o preconceito.

Pacientes psiquiátricos foram jogados em câmaras de gás com justificativas legais e com a autorização de suas famílias, e isso aconteceu há menos de oitenta anos. Isso não aparece nos livros de história fundamental. Talvez se a geração de 1920, 1930 e 1940 tivesse registrado nos livros de educação fundamental que os pacientes eram acorrentados como bichos em 1700, e que Philippe Pinel lutou ferozmente contra tais maus tratos, não dariam autorização para matar pacientes psiquiátricos em câmaras de gás em 1930 e 1940. E se as crianças de 1600 e 1700 tivessem lido nos livros de história fundamental que Hipócrates lutou contra os maus tratos contra pacientes psiquiátricos, ainda por volta do ano 400 antes de Cristo, os abusos que o médico Philippe Pinel viu não aconteceriam.

O que eu quero dizer que houve alguma ação concreta para acabar com a discriminação contra os negros, porém nada foi feito para acabar com a discriminação contra os pacientes psiquiátricos, pois os profissionais de saúde mental agem como se nunca tivesse havido tais abusos e como se tais abusos não continuassem existindo, talvez ainda pior, cada vez mais.

Portanto, Mari B., eu considero seu comentário uma crítica que me indicou que eu não me expressei bem, mas tenho certeza que o objetivo de sua crítica foi positivo.


-

Um comentário:

  1. Anônimo2:20 PM

    Lendo este artigo me ajudou a perceber o insight que tive, que o problema é familiar. Eu pensava que era o mundo, mas primeiro é o ambiente familiar.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you