20.5.14

A repressão das famílias de pacientes psiquiátricos

Segundo meu diário, meu tio Neném morreu no manicômio no dia 28 de maio de 1993. Foi uma prima que foi lá em casa dar a notícia para mim. Eu tinha 16 anos de idade. Eu observava como ele era tratado pela família quando era vivo.

A minha vó morava de frente para a rua, mas minha mãe morava no morro. Um outro tio morava no morro também, mas morava um pouco mais no baixo que minha mãe. Todos moravam no número 17, porém minha mãe morava mais no alto, minha vó no baixo e meu outro tio no meio. Parecia um arranjo normal. Exceto por um detalhe:
O único que não tinha casa era o nosso tio Neném, e ele não era o que menos trabalhava... quando não estava no manicômio, ele tomava conta da barraca da vovó. Eu me perguntava porque ele não tinha casa. A resposta, infelizmente, hoje em dia eu sei:
essa minha família parece acreditar que quem tem transtorno mental tem menos direitos. Hoje em dia, eu sinto isso na pele.

Depois de fazer um trabalho que eu considerei bom como instrutor de informática dentro do CAPS, eu tinha decidido continuar meu trabalho de inclusão social em casa. Eu imaginei que depois de eu ter aparecido no jornal como mostra da eficiência de meu trabalho de inclusão, que eu não enfrentaria nenhuma dificuldade da parte das pessoas da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you