21.5.14

Vícios hereditários

Doença mental não é hereditária, mas os vícios das famílias são. Vários vícios de uma geração da família foram repetidos pela geração seguinte:
Meus irmãos contraíam dívidas e mesmo depois de mudarem de casa, cobranças continuavam chegando para a minha vó. Um sobrinho nosso herdou o mau vício de meus irmãos, e endividou-se, e até hoje vem cartas para a casa de minha mãe de cobranças de lojas e empresas que levaram calote dele.

O nosso tio Neném não tinha emprego, mas recebia uma aposentadoria por invalidez e trabalhava na barraca da vovó. Essa aposentadoria por invalidez sustentava o meu outro tio, que não trabalhava. O meu outro tio controlava o dinheiro de nosso tio Neném. Quando eu fui internado, um de meus irmãos tentou me aposentar duas vezes. A primeira vez o perito percebeu que era um golpe de um familiar desonesto e recusou a aposentadoria. A outra vez que esse meu irmão tentou me aposentar foi recentemente, quando eu saí de minhas últimas internações. Ele estava trabalhando. Aí de repente ele arrumou uma desculpa para deixar a casa dele e vir para a casa de minha mãe, onde eu moro. Quando eu dizia que eu ia fazer um trabalho em casa, ele era contra, e para evitar de ter que brigar e causar aborrecimentos a minha mãe eu tive que deixar meu projeto de lado. Depois ele largou o emprego dele e começou a me fazer pressão para que eu me aposentasse... acho que ficou claro que o plano dele ao largar o emprego, era que eu me aposentasse e que ele pudesse viver dessa aposentadoria, como nosso tio fez...

Nisso, eu pude perceber que OS VÍCIOS dos familiares se repetiam. Os mais novos herdavam os maus hábitos dos mais antigos. Isso se repetiu também no abuso sexual:
Meu avô cometia abuso sexual em suas filhas e depois meus irmãos também cometeram abusos sexuais.

E eu também percebi que a cada nova geração os vícios se tornavam mais graves, mais sérios, mais persistentes que na geração anterior. Enquanto que meu avô abusava sexualmente das filhas, o meu irmão abusava de irmãos menores, mas depois passou para um nível ainda mais grave que o de meu avô: passou a estuprar meninas, o que acarretou em sua prisão, quando finalmente foi pego em flagrante, no ato.

Não me restou dúvidas:
A família deve se ESFORÇAR para evitar que os vícios se repitam nas gerações seguintes, consciente que, infelizmente, um vício que continua tende apenas a piorar, então cabe a família se conscientizar desses vícios, e discuti-los para evitar que se repitam em futuras gerações.

Eu fico com arrepios só de pensar:
Se meu avô estuprava as próprias filhas, meu irmão abusava de irmãos menores do mesmo sexo e depois passou a estuprar meninas do sexo oposto, o que os filhos de meus irmãos poderiam fazer se não houver consciência da existência desse mau hábito PROGRESSIVO na família? Se um irmão meu chegou a ser preso por estupro, o que os filhos e netos desses meus irmãos poderiam chegar a fazer se não houver conscientização? Sinceramente, eu tenho medo de eles se tornarem criminosos como o maníaco do parque ou o Jack estripador, o nível mais baixo do estuprador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you