2.5.14

Psiquiatras fazem diagnósticos precipitados, alertam especialistas

Alguns doutores denunciam que muitos médicos estão fazendo diagnósticos precipitados, sem fazer exames claros, e além disso estão prescrevendo medicações mais do que o necessário.

Até o pedopsiquiatra Leon Eisenberg (psiquiatra especializado em pediatria) criticou a prescrição exagerada de psicotrópicos:

Veja um excerto de um artigo da revista DER SPIEGEL de junho de 2012:

Na Alemanha, aumenta o número de diagnósticos de doenças mentais.

"TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um bom exemplo de uma doença fabricada", disse Eisenberg. "A predisposição genética do TDAH é totalmente superestimada."

Os pedopsiquiatras deveriam investigar mais a fundo os fatores psicossociais que podem levar a problemas de comportamento, disse Eisenberg. Houve uma briga entre os pais? O pai e a mãe vivem juntos? Há algum problema na família? Essas perguntas são importantes, mas tomam muito tempo, disse Eisenberg, e concluiu com um suspiro: "Prescrever uma pílula é muito mais rápido."

(Veja o texto original e o link no fim desta publicação.)

Infelizmente, a área médica onde acontecem mais prescrições exageradas de medicamentos é a área da saúde mental. Mesmo alguns psiquiatras denunciam esses diagnósticos e prescrições exagerados, como por exemplo, o Dr. David Healy do Reino Unido e o Dr. Peter Breggin dos Estados Unidos. Recentemente, um leitor do blog, o Sandro, deixou em um comentário informações sobre um outro pesquisador médico que combate esses exageros nos diagnósticos:
O Dr. Peter C. Gøtzsche, da Dinamarca.

Medicamentos letais e crime organizado - Dr. Peter C. Gøtzsche - Legendado em português



Eu o agradeço mais uma vez por essa contribuição, Sandro. Importante chamar atenção ao fato de que psiquiatras e psicólogos, de uma certa forma, MANIPULAM as pessoas usando técnicas psicológicas de persuasão; em outras palavras, eles são treinados para convencer as pessoas que os psicotrópicos são muito necessários, etc.

Por exemplo, uma mãe leu minha postagem Risperidona, carbamazepina e crianças, que descreve o sofrimento de uma menina de 3 anos, e simplesmente comentou:

"Meu filho toma e ele é imperativo e se dá super bem do que a dosagem do risperidona que ela esta tomando está errada meu filho tem seis anos e toma de um miligrama mais a metade de manhã e a outra a noite e o carbamazepina 5 ml de manhã e a noite o resultado foi nítido ele dorme assiste TV e se concentra. Que Deus abençoe vcs ."

Ela simplesmente NÃO CONSEGUE perceber que a prescrição de tais psicotrópicos é desnecessária e PREJUDICIAL para o seu filho. Talvez seja mais conveniente acreditar na existência de uma doença do que encarar o fato de que há algo errado na família como sugeriu o Dr. Leon Eisenberg.

Nota:
O Dr. Leon Eisenberg, um dos pioneiros nos estudos do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, gerou polêmicas e controvérsias com suas declarações, que suscitaram citações famosas contra o TDAH, como no exemplo abaixo:


Legenda traduzida da imagem:
Confissão do inventor do TDAH em seu leito de morte: "TDAH é uma doença fictícia"

Imagem reproduzida do sítio PT MEDICAL.

Text in deutscher Sprache, nur für Referenz:

DER SPIEGEL 6/2012:

In Deutschland steigt die Zahl der Diagnosen seelischer Krankheiten.

"ADHS (Aufmerksamkeitsdefizit-/Hyperaktivitätsstörung) ist ein Paradebeispiel für eine fabrizierte Erkrankung", sagte Eisenberg. "Die genetische Veranlagung für ADHS wird vollkommen überschätzt."

Stattdessen sollten Kinderpsychiater viel gründlicher die psychosozialen Gründe ermitteln, die zu Verhaltensauffälligkeiten führen können, sagte Eisenberg. Gibt es Kämpfe mit den Eltern, leben Mutter und Vater zusammen, gibt es Probleme in der Familie? Solche Fragen seien wichtig, aber sie nähmen viel Zeit in Anspruch, sagte Eisenberg und fügte seufzend hinzu: "Eine Pille verschreibt sich dagegen ganz schnell."


Quelle: DER SPIEGEL 6/2012 - Schwermut ohne Scham


Warnung:
Die Reproduktion diesem Artikel ist nur für Information verbreiten.

2 comentários:

  1. Anônimo10:40 AM

    Algo me chamou atenção no relato dessa mãe. Ela fala que o filho dela é hiperativo, pelo que sei os psiquiatras afirmam que a hiperatividade é causada pela falta de dopamina, sedo assim para tratar esse problema seria preciso uma droga para aumentar os níveis de dopamina. Curiosamente ela diz que o filho hiperativo foi medicado com uma droga Antipsicótica que diminui os níveis de dopamina e melhorou, se a afirmação dos psiquiatras estivesse correta, pela lógica os sintomas da hiperatividade deveriam ter piorado quando a dopamina foi reduzida. Outra coisa estranha é que os psiquiatras afirmam que a depressão é provocada pela falta de serotonina e segundo o professor Irvin Kirsch drogas que diminuem os níveis de serotonina podem aliviar os sintomas da depressão, se a afirmação dos psiquiatras estivesse correta essas drogas deveriam agravar os sintomas, enfim tudo isso me parece muito contraditório. ASS: Sandro :) :) :)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:56 AM

    Quarta-Feira o professor Peter Gotzsche escreveu um artigo para o The Guardian intitulado "Psychiatric drugs are doing us more harm than good" passando praticamente essa mesma mensagem dessa palestra. Parece que a imprensa internacional está ficando mais interessada nesses temas. Abraços! :) :) :)

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you