20.5.14

Filho com doença mental

Irritada com os pais, aquela moça com transtorno mental decidiu sair de casa e ir para a casa de uma amiga.

Depois de muita procura, os pais conseguem identificar para onde a filha tinha ido. Chegando lá, eles pedem para que a filha volte para casa. A filha se recusa. Aí a mãe se vira para o pai e diz: "Está vendo? Isso é por causa das doenças mentais de seus parentes. Por isso que eu não queria ter filhos com você."

Os abusos que essa moça paciente psiquiátrica sofria da parte da mãe chegou a esse ponto. Eu fiquei totalmente pasmo com o que eu presenciei. Não foi por falta de motivos que ela saiu de casa. Eu pude perceber que ela já tinha suportado essa situação absurda VÁRIAS VEZES, e chegou a um ponto que ela não aguentou mais.

Doença mental NÃO É uma doença genética, mas sim um problema que surge principalmente por causa de traumas.

Como por exemplo, estudos mostram que quase 50% dos pacientes com câncer desenvolvem algum transtorno psiquiátrico, ou seja essas pessoas não desenvolveram doença mental por causas genéticas, mas pelo trauma.

Veja pesquisa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp:
Interconsulta psiquiátrica e oncologia: interface em revisão


Mas é mais conveniente acreditar que existe algum problema genético do que encarar o fato de que há algum problema na estrutura da família que gerou um trauma. Eu acho que bem antes dessa moça ter sido diagnosticada com transtorno mental, ela já ouvia a mãe falando coisas do tipo "ela está fazendo essa bagunça porque deve ter alguma doença mental herdada da sua parte da família", ou seja o simples preconceito dessa mãe contra os pacientes psiquiátricos da família do pai ajudaram a desenvolver uma doença mental na filha. Mas como explicar isso para essa mãe?

Como explicar que psiquiatras dizem que doenças mentais são doenças genéticas apenas para não ter que perder tempo conversando com a família e com o paciente?

Pacientes psiquiátricos têm motivos para fugir, mas os profissionais de saúde mental geralmente justificam dizendo que a pessoa "não tem noção de tempo e espaço". Como na notícia abaixo:

Em RR, paciente psiquiátrica foge pela 2ª vez de unidade de saúde

O Globo.com diz:
"De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), a paciente não tem noção de tempo e espaço..."

Chega um momento, em que por causa de problemas familiares, os pacientes se veem obrigados a se afastar da família. Leia o depoimento que um paciente deu ao JORNAL DO BRASIL:

"Quando saí do hospital, eles já estavam com um olhar diferenciado para mim. No final de tudo, tive que me virar e viver sozinho, porque ficar com um parente que não estava me aceitando não dá certo”, conta Elias."

Jornal do Brasil online do dia 18 de Maio de 2014

É necessário explicar para as pessoas que a teoria de doença mental ser genética surgiu do RACISMO CIENTÍFICO, surgiu na época da eugenia.

2 comentários:

  1. Carolina Chassot2:49 PM

    Parabéns pelo Blog, Ezequiel! Vou começar a ler sempre! Continue questionando as coisas que assim tu vai longe. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, sempre tem aquele que diz: ele é diferente, ´louco, anti social. Como mamãe falava,náo jogue pedra no telhado do outro
    o seu pode ser de vidro.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you