19.5.14

O povo coordenando a saúde pública

Costumo dizer que saúde é direito de todos. É o dever de todos colaborar para que os direitos sejam respeitados.

E o que os governantes brasileiros fazem é manter o povo o mais desinformado possível, pois assim o povo não contesta nada, pois desconhece seus direitos.

O povo deve fiscalizar o uso do dinheiro público. E para isso é necessário informações. O povo deve tomar o poder, exigindo que os governantes e funcionários públicos façam sua parte.

POR QUE OS CAPS SÃO SERVIÇOS ESSENCIAIS?

CAPS são os Centros de Atenção Psicossocial, serviços que deveriam substituir os manicômios, ou seja, em vez dos pacientes ficarem isolados nos manicômios, eles passariam o dia nos CAPS e iriam para seus lares à noite. Em outra postagem eu escrevi aqui que os CAPS são serviços necessários para a sociedade, ou seja, serviços que fazem falta.

Mas vou explicar porque CAPS fazem falta para a sociedade, pois algumas pessoas parecem não acreditar nisso. E infelizmente pessoas que trabalham na saúde mental parecem querer fazer as pessoas acreditarem que CAPS não são serviço de primeira necessidade e que podem ficar fechados.

(Baseado nisso, eu defendo a ideia de que TODOS os CAPS devem funcionar 24 horas, ou seja, todos os CAPS deveriam ser transformados em CAPS III. Principalmente porque CAPS com horários de 8 às 18 horas aumentam as irregularidades, pois tornam mais fácil para os funcionários BURLAREM esse horário, torna-se mais fácil para as direções dos CAPS burlarem os horários.)

CAPS são Centros de Atenção Psicossocial. Se funcionassem como deveriam, evitariam várias mortes.

TODA A SOCIEDADE DEVE FISCALIZAR OS CAPS - POIS OS CAPS SÃO NECESSÁRIOS E É DINHEIRO PÚBLICO, SEU DINHEIRO



1º - Quem faz tratamento psiquiátrico geralmente toma psicotrópicos, fármacos, medicamentos que são drogas. Logo quem faz tratamento psiquiátrico DEVERIA ter um acompanhamento bem de perto. Isso porque os psicofármacos, medicamentos psiquiátricos, são drogas. E podem variar quimicamente de maneira bem súbita. Logo seria necessário um acompanhamento bem mais próximo do que acontece atualmente.

Ou seja, TODAS AS PESSOAS QUE TOMAM MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS DEVERIAM SER VISTAS POR PROFISSIONAIS AO MENOS UMA VEZ POR SEMANA.

Quando as pessoas só aparecem nos serviços de saúde mental para pegar psicotrópicos uma vez por mês, não apenas as chances de crise aumentam, mas a pessoa também pode se intoxicar com os psicofármacos.

2º Os familiares de pacientes psiquiátricos mais graves precisam sempre de suporte de serviços como os CAPS. Eu chamo de pacientes psiquiátricos mais graves aqueles que não estão interagindo SOCIALMENTE, ou que levam sequelas físicas graves.

3º CAPS não são emergências e nem consultórios e deveriam atuar para PREVENIR recaídas. CAPS tem sido usado principalmente como consultório e local de dispensa de medicamentos. Esse uso não condiz com seu propósito real.

4º Os CAPS deveriam ter coisas que pudessem atrair a comunidade, logo estas coisas atrairiam os ex-pacientes psiquiátricos, pacientes psiquiátricos e e seus familiares, NATURALMENTE, e assim os pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos não precisariam ser praticamente FORÇADOS a frequentar CAPS.

Claro que eu sei que muitos profissionais de saúde mental acham que os usuários de CAPS e a comunidade devem ficar LONGE dos CAPS. Mas faz parte do projeto original dos CAPS atrair a comunidade para obter inclusão social e fim dos preconceitos.

5º CAPS existem através de dinheiro público, logo deveriam servir a comunidade de toda a forma possível. Nós pagamos nossos impostos e temos direito a retorno. Aliás, a comunidade deve fiscalizar o que acontece nos CAPS, como esse dinheiro público está sendo usado. E se você acha que CAPS não são necessários vamos fechá-los e usar o dinheiro em outras coisas.

Nem quero mencionar que os CAPS do tipo I e II não estão conseguindo suprir as necessidades da população. CAPS I e II deveriam funcionar de segunda a sexta de 08:00h às 18:00h e isto não é o suficiente para atender as demandas da população. (Lembrando que ninguém respeita a lei, por isso os CAPS sequer funcionam nos horários que deveriam funcionar.)

É evidente que já é hora dos CAPS I e II se transformarem em serviços que atendam todos os dias, e não apenas de segunda a sexta.

Uma das soluções seria transformar os arcaicos CAPS I e II em CAPS III, pois CAPS III funcionam 24 horas. Melhor do que mudar nomes é fornecer condições para TODOS os serviços funcionarem minimamente. Falo mais sobre isso depois.


Publicado originalmente no dia 7 de maio de 2010. Atualizado no dia 19 de maio de 2014.


(再生回数 72 回)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you