O texto acima também é do site ANTIPSIQUIATRIA. Eu o coloquei aqui para ilustrar o que vou falar. Eu não concordo totalmente com o texto acima. Só que acho que todos têm direito de expressar sua crença religiosa. E essa expressão de crença muitas vezes não é respeitada pela psiquiatria e pela psicologia. Devido a grandes protestos dos pacientes psiquiátricos religiosos a intolerância dos psiquiatras e psicólogos diminuiu, mas o problema é quando eles começam a desmerecer o valor da crença de uma pessoa. Por exemplo, um paciente psiquiátrico religioso que ouviu uma voz pode achar que ouviu uma voz de um anjo. Mas o psiquiatra e o psicólogo tentam convencê-lo que a voz que ele ouviu é uma doença! Isso é até um insulto à religião das pessoas. Mas hoje em dia a intolerância é menor. O pior problema é quando esses psicólogos e psiquiatras tentam fazer a cabeça das pessoas para que vejam o mundo da forma que eles vêem, como se as idéias deles que estivessem certas. Vejam o exemplo abaixo.
Vésperas de sexta-feira Santa. Um paciente psiquiátrico pergunta a uma psicóloga:
__Na sexta-feira Santa não pode comer carne, né? Você não vai acreditar na resposta da psicóloga. Em vez de simplesmente dizer "É", que é a resposta certa, ela disse:
__Algumas pessoas comem, outras não. Isso aí depende. Você não tem que se prender a isso.
Para que tentar enrolar o rapaz? Se ela não sabia a resposta, que simplesmente dissesse que não sabe, que não entende de religião. Não precisava tentar fazer a cabeça do rapaz. Não precisava tentar fazer o rapaz seguir suas idéias cultas liberais.
Quanto às vozes, eu acho que são alucinações, eu acho que é um desequilíbrio. Quando perturbam, eu acho que são uma doença. Observem que eu disse EU ACHO. Não tenho certeza. Ninguém sabe o que é isso. O que eu quero dizer é que talvez a teoria da sua religião esteja certa. Se você é cristão, talvez as vozes que perturbam os pacientes psiquiátricos sejam mesmo demônios. Se você é espírita, saiba que talvez as vozes sejam espíritos. O que eu quero dizer é que não existe nenhuma prova científica que indique com clareza o que as vozes são. Sua religião merece respeito. Sua crença merece respeito. Por fim, se você é psiquiatra ou psicólogo, saiba que talvez tais vozes sejam alucinações. Apenas aceite que não existem provas científicas provando nada. Aceitem também que psiquiatria e psicologia são crenças também. Aceite isso e pare de tentar fazer a cabeça dos pacientes psiquiátricos. Alguns religiosos acham que os outros vão para o inferno, por exemplo. A gente não tem que concordar com isso, mas tem que respeitar a opinião do outro. Aliás. Quem quiser concordar, que concorde. É seu direito de expressão.
Muito bom este seu texto. Penso assim também!
ResponderExcluirExiste uma palavra que define tudo. " cientificismo" ,ou seja, a crença na ciência.
O próprio materialismo vai acabar consigo, uma vez que cedo ou tarde, iremos descobrir que a matéria não existe mesmo. Tudo não passa de níveis de energia com densidades diferentes.
Ensinos Cristicos,quando assimilados verdadeiramente pela criatura, são verdadeiros remédios.
Ola a algum tempo tive umaesperiencia com um familiar onde por causa de medicaçoes acabou desenvolvendo um estado psiquiatrico .
ResponderExcluirFoi entao q questionei os medicos por varias vezessobre o caso .
Entao a resposta era a doença esta se agravando .Mas aquilo nao fechava com a situaçao qual ela vivia isso é :no dia dia era totalmente contrario o diagnostico .nao batia em nada com o q eles falavam.ate quase levar a loucura .
Foi entao q pedi a Deus sua direçao entao começei ver q os niveis q precisavam baixar na paciente só subiam mesmo com o tratamento sendo feito a risca e nada melhorava quanto mais tratava mais piorava ate chegar a pontos criticos .entao assumi um termo de responsabilidade e tirei as medicaçoes e o diagnostico q era de morte virou em vida .a paciente q esta pele e ossos estremamente debilitada esta cada vez melhor .
E creio que foi a direçao deDeus em nossas vidas q nos salvou .
Mas quero deixar claro q essa é minha experiencia pessoal .mas q a medicina sim é importante e salva vidas .
Vou ao medico .quando preciso .mastive essa experiencia com a psiquiatria .
Mas esse artigo é verdadeiramente verdade pq nao digo a religiao e sim a fé em cristo Jesus nos ajuda e nos tras cura entao nunca despreze a fé das pessoas .
Obrigada .