12.4.09

DEMÔNIOS, ESPÍRITOS OU ALUCINAÇÕES?

A religião tem se mostrado uma das formas mais libertárias da experiência humana, ainda mais no Brasil com estas igrejas protestantes...Ela se configura uma antipsiquiatria eficiente e muito defensável. Eu faria uma menção especial a estas igrejas que congregam homossexuais, os Meninos de Deus e outras ainda. A psiquiatria estabelece, sim, um sistema rígido de normalidade. Aliás, isto não é acidental nela, mas a sua característica principal. Assim, ela desfila baboseiras a respeito da mente humana.

O texto acima também é do site ANTIPSIQUIATRIA. Eu o coloquei aqui para ilustrar o que vou falar. Eu não concordo totalmente com o texto acima. Só que acho que todos têm direito de expressar sua crença religiosa. E essa expressão de crença muitas vezes não é respeitada pela psiquiatria e pela psicologia. Devido a grandes protestos dos pacientes psiquiátricos religiosos a intolerância dos psiquiatras e psicólogos diminuiu, mas o problema é quando eles começam a desmerecer o valor da crença de uma pessoa. Por exemplo, um paciente psiquiátrico religioso que ouviu uma voz pode achar que ouviu uma voz de um anjo. Mas o psiquiatra e o psicólogo tentam convencê-lo que a voz que ele ouviu é uma doença! Isso é até um insulto à religião das pessoas. Mas hoje em dia a intolerância é menor. O pior problema é quando esses psicólogos e psiquiatras tentam fazer a cabeça das pessoas para que vejam o mundo da forma que eles vêem, como se as idéias deles que estivessem certas. Vejam o exemplo abaixo.

Vésperas de sexta-feira Santa. Um paciente psiquiátrico pergunta a uma psicóloga:
__Na sexta-feira Santa não pode comer carne, né? Você não vai acreditar na resposta da psicóloga. Em vez de simplesmente dizer "É", que é a resposta certa, ela disse:
__Algumas pessoas comem, outras não. Isso aí depende. Você não tem que se prender a isso.
Para que tentar enrolar o rapaz? Se ela não sabia a resposta, que simplesmente dissesse que não sabe, que não entende de religião. Não precisava tentar fazer a cabeça do rapaz. Não precisava tentar fazer o rapaz seguir suas idéias cultas liberais.

Quanto às vozes, eu acho que são alucinações, eu acho que é um desequilíbrio. Quando perturbam, eu acho que são uma doença. Observem que eu disse EU ACHO. Não tenho certeza. Ninguém sabe o que é isso. O que eu quero dizer é que talvez a teoria da sua religião esteja certa. Se você é cristão, talvez as vozes que perturbam os pacientes psiquiátricos sejam mesmo demônios. Se você é espírita, saiba que talvez as vozes sejam espíritos. O que eu quero dizer é que não existe nenhuma prova científica que indique com clareza o que as vozes são. Sua religião merece respeito. Sua crença merece respeito. Por fim, se você é psiquiatra ou psicólogo, saiba que talvez tais vozes sejam alucinações. Apenas aceite que não existem provas científicas provando nada. Aceitem também que psiquiatria e psicologia são crenças também. Aceite isso e pare de tentar fazer a cabeça dos pacientes psiquiátricos. Alguns religiosos acham que os outros vão para o inferno, por exemplo. A gente não tem que concordar com isso, mas tem que respeitar a opinião do outro. Aliás. Quem quiser concordar, que concorde. É seu direito de expressão.

2 comentários:

  1. Muito bom este seu texto. Penso assim também!
    Existe uma palavra que define tudo. " cientificismo" ,ou seja, a crença na ciência.
    O próprio materialismo vai acabar consigo, uma vez que cedo ou tarde, iremos descobrir que a matéria não existe mesmo. Tudo não passa de níveis de energia com densidades diferentes.
    Ensinos Cristicos,quando assimilados verdadeiramente pela criatura, são verdadeiros remédios.

    ResponderExcluir
  2. Ola a algum tempo tive umaesperiencia com um familiar onde por causa de medicaçoes acabou desenvolvendo um estado psiquiatrico .
    Foi entao q questionei os medicos por varias vezessobre o caso .
    Entao a resposta era a doença esta se agravando .Mas aquilo nao fechava com a situaçao qual ela vivia isso é :no dia dia era totalmente contrario o diagnostico .nao batia em nada com o q eles falavam.ate quase levar a loucura .
    Foi entao q pedi a Deus sua direçao entao começei ver q os niveis q precisavam baixar na paciente só subiam mesmo com o tratamento sendo feito a risca e nada melhorava quanto mais tratava mais piorava ate chegar a pontos criticos .entao assumi um termo de responsabilidade e tirei as medicaçoes e o diagnostico q era de morte virou em vida .a paciente q esta pele e ossos estremamente debilitada esta cada vez melhor .
    E creio que foi a direçao deDeus em nossas vidas q nos salvou .
    Mas quero deixar claro q essa é minha experiencia pessoal .mas q a medicina sim é importante e salva vidas .
    Vou ao medico .quando preciso .mastive essa experiencia com a psiquiatria .
    Mas esse artigo é verdadeiramente verdade pq nao digo a religiao e sim a fé em cristo Jesus nos ajuda e nos tras cura entao nunca despreze a fé das pessoas .
    Obrigada .

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you