25.3.13

Saindo do hospício: "Estou complicado!"

Ao sair do manicômio há doze anos atrás, vi que eu estava ferrado, pois sabemos que os preconceitos e a discriminação condenam um egresso de hospício. Uma pessoa tem mais chances depois de sair de uma prisão de segurança máxima. É um absurdo, mas é verdade. Uma verdade triste.

Ao sair do hospital psiquiátrico no ano passado, evidentemente sabia que estava numa complicação dos infernos, estava MAIS FERRADO QUE NUNCA. Mas ao mesmo tempo, estava mais determinado que nunca.

Naturalmente meu caso é peculiar. Não se assemelha em absoluto com casos de transtorno bipolar ou depressão, ou a maioria dos casos de esquizofrenia.

Há 12 anos atrás, depois de meses internado, eu ouvia o psiquiatra e a assistente social falando sobre como convencer a família a me aceitar de volta, pois dois de meus "irmãos" estavam se empenhando ao máximo para que eu ficasse internado para sempre, eles tinham certeza de que eu jamais me recuperaria. O outro "irmão" me dizia que era melhor eu ficar morando no manicômio, pois a família era muito pobre, precisavam economizar. (E depois eu descobri que eles já tinham gastado todo o dinheiro que estava na minha carteira, que eu tinha ganhado nos últimos trabalhos.) Ainda bem que mães não são frias como "irmãos", senão este blog não existiria hoje em dia, e aulas de Esperanto não seriam dadas em algumas comunidades pobres, aulas de informática não seriam dadas a pacientes psiquiátricos gravíssimos.

Eu nunca soube de nenhum caso de surto psiquiátrico como os que eu tinha tido até então. Eu virei minha casa de cabeça para baixo no primeiro surto, virei a vizinhança de cabeça para baixo no segundo e virei um dos bairros mais famosos do planeta de cabeça para baixo no terceiro. Mas apesar de tudo eu fui me recuperando gradualmente. Ao passar do tempo fui controlando os surtos pouco a pouco, até controlá-los totalmente na ÚLTIMA VEZ, em 25 janeiro de 2012. Dessa última vez cheguei ao ponto de poder falar com o pessoal do manicômio, pedi água, pedi que medissem minha pressão...

Assim, talvez esses "irmãos" tivessem razão em querer me afastar da sociedade, se não fosse pelo fato de eu ter tido recaídas por causa do mau atendimento da saúde mental pública. É muito fácil para uma família jogar uma pessoa num manicômio público e dizer que a pessoa reclama do mau atendimento por estar maluca. E é claro que os profissionais de saúde mental pública vão concordar com essa família!

Essas três internações que eu descrevi foram as internações necessárias. Mas além dessas três internações, fui internado uma vez depois de um surto grave por causa de um erro médico, pois me mandaram para fora do manicômio apesar de eu ter dito que não estava dormindo bem; e fui internado outras duas vezes quando não era necessário e de maneiras totalmente abusivas.

Pretendo colocar em publicações seguintes a prováveis causas de pessoas acometidas de doenças mentais ter recaídas que as levam a internações. E, infelizmente, psicotrópicos prescritos a longo prazo são uma das principais causas de recaídas de pacientes psiquiátricos.

Não fique espantado, pois quando eu colocar minhas experiências pessoais como paciente a coisa ficará evidente.
-

2 comentários:

  1. Amigo,
    Eu imagino o que você passa.
    Sim, tem famílias que não querem saber mesmo de alguém que tenha qualquer problema que seja tratado por psiquiatra.

    Não é fácil. Parabéns pela sua lucidez e força.

    É muito difícil a gente acreditar na gente quando todos dizem o oposto.

    Eu queria é ter forças para poder te ajudar.
    Eu estou no Rio de Janeiro.
    Fiquei meia hora no pátio do IPUB e fui devidamente contida quando pedi para sair para comprar café.

    Foi ótimo pois saí de lá correndo. Não posso imaginar o que teriam feito comigo.

    De vez em quando eu vou lá visitar os pacientes que as famílias abandonam lá.

    Essa tua família... faça o possível para sair dela e encontrar pessoas em que você possa confiar.

    Eu também não me dou com minha família.

    É como se fosse órfã.
    Eles só aparecem na hora em que precisam de alguma coisa para fazerem dinheiro.

    Tenha em mim uma amiga. Por favor me contate se precisar de alguma coisa que eu possa fazer.

    Deixe recado no meu blog Hella Heaven por que é o que eu vou ver todo o dia ou pelo e=mail: justana9@gmail.com

    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Portela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    :)

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you