9.2.14

Psicotrópicos X Placebo

Do livro "Introdução a psicofarmacologia" (Introduction to psychopharmacology), de Malcolm Lader, Professor de Psicofarmacologia Clínica, Universidade de Londres:

Apesar de alguns estudos não conseguirem mostrar nenhuma vantagem significante da droga sobre o placebo, todos concordam que há alguns efeitos que podem ser obtidos nos pacientes crônicos, apesar que muito menos que nos pacientes agudos. Alucinações, delírios, ansiedade, tensão e agitação podem ser melhorados com drogas. De fato, acredita-se que outros sintomas como apatia e isolamento social--os chamados sintomas negativos--são refratários às drogas (resistentes às drogas, imunes às drogas).

Ou seja, de acordo com o próprio livro de psicofarmacologia, psicotrópicos funcionam bem como tranquilizantes. Mas o livro admite que além do efeito sedativo, os psicotrópicos não obtém nenhuma outra vantagem. Em outras palavras, os psicotrópicos não têm muita vantagem sobre o placebo. O que é placebo? Placebo é algo que parece remédio, mas não é de verdade; por exemplo, uma pílula de açúcar que parece remédio. Os psicotrópicos funcionam melhor com os pacientes agudos. Pacientes agudos são aqueles que têm uma crise, mas conseguem se recuperar mais facilmente, ao contrário dos pacientes crônicos, que já estão fora da realidade, sem poder interagir com o mundo.

O paciente agudo se beneficia dos psicotrópicos, provavelmente mais por causa do terapeuta (psiquiatra, psicólogo ou outro), aí a medicação deve servir mais como uma muleta para dar confiança ao paciente agudo, um PLACEBO praticamente. Mas o caso do paciente crônico, os psicotrópicos conseguem apenas frear o paciente, deixá-lo dormindo o tempo todo, mas não conseguem aliviar o sofrimento do paciente. Provavelmente, o que alivia o paciente agudo é mais o terapeuta. Mas e quanto ao paciente crônico, aquele que passa todos os dias em instituições como os Centros de Atenção Psicossocial, mas continuam totalmente fora da realidade? Mas e quanto ao paciente crônico, aquele que passa todos os dias em hospitais psiquiátricos? Infelizmente, o que tem acontecido é que passam muitos psicotrópicos para os crônicos, para deixá-los fora do ar o maior tempo possível.

O problema é que o paciente crônico está fora da realidade e não consegue expressar o quanto está sofrendo, e parece que ninguém se importa, desde que esse paciente crônico esteja "estabilizado", ou seja, dormindo o tempo todo, sem causar problemas para os funcionários das instituições psiquiátricas, sem causar problemas para as famílias. Esqueceram que mesmo os pacientes crônicos têm direito a QUALIDADE DE VIDA.

Original text in English for reference:

Extract from Introduction to psychopharmacology, by Malcolm Lader, Professor of Clinical Psychopharmacology, University of London:

Despite some studies that fail to show any significant advantage of drug over placebo, there is general agreement that some useful effects can be obtained in the chronically ill patient, although much less than in the acute patient. Hallucinations, delusions, anxiety, tension, and restlessness are particularly amenable to amelioration by drugs. Indeed, it has been suggested that other symptoms such as apathy and social withdrawal--so-called negative symptoms--are refractory to drugs.
Reproduction for educational and informative purposes only.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you