26.8.10

MENSAGEM SUPER-IMPORTANTE:

Tome a sua medicação psiquiátrica de acordo com as ordens médicas. É verdade que critico psiquiatras, mas sei que a maioria está super bem-intencionada.

Posso dizer com certeza que todos os psiquiatras que eu vi atendendo nos hospitais em que fui internado e no CAPS Rubens Corrêa foram profissionais bem-intencionados.

Eles erraram e devem responder por seus erros, mas não erraram por maldade.

Muitas vezes erraram por irregularidades do sistema público de saúde mental.

Seja sincero com seu psiquiatra. Eles são todos muito trabalhadores.

Apenas busque explicar para seu psiquiatra com sinceridade que você deseja ter seus direitos respeitados. Se tiver oportunidade converse com ele sobre a lei, troquem uma ideia, tentem se entender. Tenho certeza que a maioria vai levar em consideração e vai refletir.

Eu critico psiquiatras com respeito, apesar ter sido bem rude várias vezes. Lembre-se que a medicação me deixava muito irritado, como eu disse, por isso fui rude. Por isso às vezes eu realmente fiz comentários duros demais contra psiquiatras.

Apesar de todas as críticas que tenho feito aos psiquiatras é importante ressaltar que eu acredito que a maioria dos psiquiatras está super bem-intencionada. Então você deve respeitá-los, devemos respeitá-los.

Todos os psiquiatras que eu critiquei eu vi fazendo coisas positivas, apesar de terem cometido erros.

Já vi muitos psiquiatras cometerem erros, mas em todos percebi muita vontade de trabalhar. Não creio que algum psiquiatra quer fazer mal. Eu critico psiquiatras para que eles possam melhorar o trabalho. E nossa opinião é importante para eles.

Não tenho nada contra eles.

O que você deve fazer é tentar conseguir ser atendido e acompanhado da maneira mais séria possível.

E é necessário que os psiquiatras percebam que precisam cuidar da própria saúde também, pois precisamos deles.

(Os outros profissionais também são importantes, mas os psiquiatras são ESSENCIAIS. E é claro que os outros profissionais também devem cuidar da saúde.)

Quando eu brigava com eles no fundo não gostaria que nenhum deles sofresse desnecessariamente por erros que podem ser evitados. Pois no fundo acredito que a maioria dos psiquiatras deve perceber seus erros e sofrer bastante também.

Daí que vale a pena lutar para que a lei seja respeitada, mas NUNCA tente conseguir que a lei seja respeitada à força. É importante sempre apelarmos para os recursos legais, apesar das dificuldades que encontramos.

Ou seja, se tentarem internar você a força NÃO RESISTA, pois infelizmente você estaria se expondo a sofrer alguma violência.

E SIGA AS ORIENTAÇÕES MÉDICAS, SEMPRE LEVANDO EM CONTA QUE É NECESSÁRIO UM ACOMPANHAMENTO REGULAR DE PSIQUIATRAS. OU SEJA, É SUPER-IMPORTANTE TER O MÁXIMO DE ACESSO AO PSIQUIATRA.

SE VOCÊ TIVER CONDIÇÕES DE PAGAR PSIQUIATRAS, MELHOR AINDA. O MAIS IMPORTANTE É SUA SAÚDE.

VAMOS TORCER PARA QUE A PSIQUIATRIA PRIVADA CRESÇA PARA QUE CADA VEZ MAIS PESSOAS TENHAM ACESSO AO IMPORTANTE ATENDIMENTO DOS PSIQUIATRAS SÉRIOS, QUE EU TENHO CERTEZA QUE SÃO A MAIORIA.

POIS, COM CERTEZA, SE A PSIQUIATRIA PRIVADA CRESCER O PREÇO DAS CONSULTAS VAI ABAIXAR E CADA VEZ MAIS GENTE TERÁ ACESSO A ATENDIMENTOS CADA VEZ MAIS HUMANOS.

REPITO: QUANDO EU FUI MUITO RUDE COM PSIQUIATRAS FOI PORQUE ESTAVA SUPER-IRRITADO COM A MEDICAÇÃO PSIQUIÁTRICA ERRADA QUE ESTAVAM ME DANDO DEVIDO AO ERRO MÉDICO DE UM PSIQUIATRA DO PASSADO.

E QUERO PARABENIZAR AOS GRANDES PSIQUIATRAS QUE PERCEBERAM AS IRREGULARIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE MENTAL E LARGARAM O SERVIÇO PÚBLICO.

Essa é uma excelente forma de protestar. É como se vocês estivessem dizendo um grande NÃO a essas irregularidades.

Parabéns do fundo do coração.

25.8.10

O EX-PACIENTE PSIQUIÁTRICO COMO UM EX-ESCRAVO – QUE CONTINUA SENDO UM ESCRAVO DO SISTEMA

Eu geralmente converso com uma prima e explico para ela que a situação de repressão e discriminação social sofrida pelo ex-paciente psiquiátrico se equipara a situação dos ex-escravos logo após a abolição da escravatura.

O objetivo da abolição era que todos fossem iguais em direitos, mas no fundo estava claro que o ex-escravo sempre estava em desvantagem.

Ao ponto que os brancos se sentiam ofendidos quando um ex-escravo queria igualdade, os brancos se sentiam injustiçados quando os ex-escravos reclamavam. Como um negro ex-escravo podia ser tão mal-agradecido quando o branco tinha sido tão bom em dar-lhe a liberdade?

Como se a liberdade não fosse um direito legítimo do ex-escravo, assim como é direito legítimo do ex-paciente psiquiátrico.

Na condição de ex-paciente psiquiátrico eu sempre soube que deveria ser cuidadoso, pois em nossa condição não querem sequer que contrariemos os nossos “cuidadores”, nem nossos familiares.

Ouvi e vi tanta injustiça e repressão, calado. Eu precisava me calar para me preservar, pois sabia que se protestasse poderiam me punir seriamente, pois saímos do hospício desprovidos de qualquer direito.

Inclusive não temos direito a fala. Quer dizer, não temos direito a fala diante de nossos “cuidadores”.

Pois consideram que estamos numa hierarquia inferior a deles, assim como o ex-escravo estava numa hierarquia inferior ao homem branco.

Como vi meus companheiros ex-pacientes psiquiátricos sofrendo repressões, punições e ameaças injustas sem poder revidar!

Esperei com paciência, pois sabia que chegaria o momento em que os nossos repressores cuidadores não teriam mais todo esse poder.

E eu precisava ganhar espaço e força dentro desse sistema da psiquiatria.

E agora chegou o momento de cobrar pelas indiferenças, reivindicar o simples direito de ter direitos iguais.

Para por fim receber nossas indenizações de direito em vez de ameaças covardes e repressões.

Chegou o momento de eu contar as principais repressões para que elas não voltem a acontecer.

Vou começar com um caso simples de privação de direitos:

Como é possível que, Austregésilo Carrano Bueno, o ex-paciente psiquiátrico que inspirou o filme Bicho de Sete Cabeças, depois de ter sido submetido a choques elétricos e medicação pesada antes da idade adulta pôde ser CONDENADO pela “justiça” em vez de indenizado?

Através do caso do Carrano já podemos ver que a justiça favorece os “cuidadores”. Não podemos contar com ela ainda.

23.8.10

O Paciente Psiquiátrico Isolado e Sem Direitos

Devo confessar que foi quase tempo perdido o tempo que gastei escrevendo as minhas experiências dentro dos hospícios, pois muitos profissionais de saúde mental em sua indiferença e despreparo achavam que se tratava de uma terapia ou desabafo.

Que falta de sensibilidade! Que alienação desses profissionais! Se você é um desses profissionais insensíveis, vai me desculpar, mas haja paciência! Um pouco de sensibilidade ajuda bastante.

Parece que estamos num momento em que não se estuda soluções, pois foi para isso que escrevi sobre os maus-tratos e despreparo nas hospitalizações psiquiátricas. E este despreparo se vê nos profissionais que viram minhas narrações como desabafo.

É triste ver que pessoas de diferentes partes do mundo leram tais narrativas sobre violações de direitos humanos desvios nos profissionais dos hospícios e nos familiares e interpretaram como desabafo, quando na verdade se tratava de um ALERTA, de um LEMBRETE que dizia, “essas pessoas internadas têm direitos iguais ao seu, FAÇA ALGUMA COISA, não estão tratando essas pessoas adequadamente, ACORDE PARA ISSO”.

Daí que agora vou gastar meu tempo apenas revelando alguns atos de abuso de direito sem me expor da forma que me expus, achando que valeria a pena me expor.

Não valeu. Enfim, vou falar apenas de repressão de direitos de usuários de saúde mental, ex-pacientes psiquiátricos.

Claro que os textos que escrevi sobre o tratamento absurdo nas instituições fechadas da psiquiatria serão essenciais para garantir-nos direitos no futuro toda minha exposição servirá, no futuro, para garantir melhorias no acompanhamento do doente mental, chamado de paciente psiquiátrico.

Esse material será usado para ajudar-nos a garantir nossos direitos no futuro, portanto se você acha que é desabafo, francamente, vá procurar coisa melhor para fazer, com todo respeito. Vá procurar coisa melhor para ver.

Leia as partes do blog que falam de educação, línguas, sei lá. Este blog é bem variado.

O assunto sobre direitos é coisa séria e VITAL.

22.8.10

ESTUDO A DISTÂNCIA DAS DOENÇAS MENTAIS – TRATAMENTO A DISTÂNCIA – FUNCIONA?

Mais uma vez sou redundante, batendo na mesma tecla.

Sem dúvida este estudo a distância que as doenças mentais recebem existe por causa dos preconceitos e discriminação ainda bem fortes entre os doutores da ciência, apesar de negarem sua existência.

Os próprios profissionais e estudiosos das doenças mentais preferem manter uma distância segura daqueles pacientes psiquiátricos que foram tratados como bichos selvagens ao longo dos séculos.

Enfim, houve alguma ação prática no cuidado aos doentes mentais? Não vi nenhuma. Não seria possível quando os estudiosos mantêm distância.

Eles não cuidam dos pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos. Eles CUSTODIAM, MONITORAM.

Quando o amor acontece entre pessoas de diferentes classes, entre pessoas com classe, e pessoas sem classe...

Eles tentam alegar que não podem se envolver emocionalmente com seus objetos de trabalho, os pacientes psiquiátricos. Mas a única falha nesta teoria é que os pacientes psiquiátricos sofrem PROBLEMAS EMOCIONAIS! Como seria possível cuidar de problemas emocionais quando os cuidadores FOGEM das emoções?

Claro que fugir das emoções nem sempre funciona, nem para os profissionais em saúde mental. Daí que sempre há uma FRAQUEZA e profissionais de saúde mental cedem as EMOÇÕES NATURAIS e se envolvem com pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.

Enfim, psiquiatras, psicólogos, entre outros profissionais de saúde mental, cedem a fraqueza de namorar, morar junto ou até casar com seus pacientes psiquiátricos.

Mas a questão é que esses profissionais ainda fazem questão de se manter separados dos pacientes psiquiátricos, que são seus objetos de trabalho.

Parte do trabalho desses profissionais de saúde mental é arrancar confissões de seus pacientes psiquiátricos. Fazer com que confessem seus atos, como os policiais fazem com os criminosos.

Mas os profissionais de saúde mental têm como missão fazer mais do que isso... Eles querem DETALHES!

20.8.10

A Liberdade!!!! - La Libertat!!!!

Veja abaixo a letra original dessa música em PROVENÇAL e mais abaixo sua tradução ao francês, ao português e ao inglês.



See below the original lyrics to this song in Provençal, and afterwards its translation into French, Portuguese and English.

Paroles : J. CLOZEL
Musique : Manu THERON

LA LIBERTAT

Tu que siás arderosa e nusa
Tu qu'as sus leis ancas tei ponhs
Tu qu'as una vòtz de cleron
Uei sòna sòna a plens parmons
Ò bòna musa.

Siás la musa dei paurei gus
Ta cara es negra de fumada
Teis uelhs senton la fusilhada
Siás una flor de barricada
Siás la Venús.

Dei mòrts de fam siás la mestressa,
D'aquelei qu'an ges de camiá
Lei gus que van sensa soliers
Lei sensa pan, lei sensa liech
An tei careças.

Mai leis autrei ti fan rotar,
Lei gròs cacans 'mbé sei familhas
Leis enemics de la paurilha
Car ton nom tu, ò santa filha
Es Libertat.

Ò Libertat coma siás bela
Teis uelhs brilhan coma d'ulhauç
E croses, liures de tot mau,
Tei braç fòrts coma de destraus
Sus tei mamèlas.

Mai puei, perfés diés de mòts raucs,
Tu pus doça que leis estelas
E nos treboles ò ma bela
Quand baisam clinant lei parpèlas
Tei pès descauç.

Tu que siás poderosa e ruda
Tu que luses dins lei raions
Tu qu'as una vòtz de cleron
Uei sòna sòna a plens parmons
L'ora es venguda.

Traduction française

LA LIBERTÉ

Toi qui es ardente et nue
Toi qui as les poings sur les hanches
Toi qui as une voix de clairon
Aujourd’hui sonne sonne à plein poumons
Ô bonne muse

Tu es la muse des pauvres gueux
Ta face est noire de fumée
Tes yeux sentent la fusillade
Tu es une fleur de barricade
Tu es la Vénus.

Des meurt-de-faim tu es la maîtresse
De ceux qui n’ont pas de chemise
Les gueux qui vont sans souliers
Les sans-pain, les sans-lit
Ont tes caresses

Mais les autres te font roter
Les gros parvenus et leurs familles
Les ennemis des pauvres gens
Car ton nom, toi, ô sainte fille
Est Liberté.

Ô Liberté comme tu es belle
Tes yeux brillent comme des éclairs
Et tu croises, libres de tout mal,
Tes bras forts comme des haches
Sur tes mamelles.

Mais ensuite tu dis des mots rauques,

Toi plus douce que les étoiles
Et tu nous troubles, ô ma belle
Quand nous baisons, fermant les paupières
Tes pieds nus.

Toi qui es puissante et rude
Toi qui brilles dans les rayons
Toi qui as une voix de clairon
Aujourd’hui appelle, appelle à pleins poumons
L’heure est venue.

Tradução portuguesa

LA LIBERTÉ

Tu que és ardente e nua
Tu que tens os punhos nas ancas (Quer dizer, “tu que estás com as mãos na cintura”.)
Tu que tens uma voz de clarim
Hoje soa, soa a plenos pulmões
Ô boa musa

Tu és a musa dos pobres vagabundos
Tua face é negra de fumaça
Teus olhos sentem o fuzilamento
Tu és uma flor de barricada
Tu és a Vênus.

Dos mortos de fome tu és a senhora
Daqueles que não têm camisa
Os vagabundos que vão sem sapatos
Aqueles sem pão, aqueles sem leito
Têm tuas caricias

Mas os outros te fazem arrotar
Os grandes novos-ricos e suas famílias
Os inimigos das pessoas pobres
Pois teu nome, tu, ô santa filha
É Liberdade.

Ô Liberdade como és bela
Teus olhos brilham como lampejos
E tu cruzas, livres de todo mal,
Teus braços fortes como machados
Sobre teu seio. (Literal: “Sobre tuas mamas.”)

Mas em seguida, tu dizes palavras roucas,

Tu, mais doce que as estrelas
E tu nos comoves, ô minha bela
Quando nós beijamos, fechando as pálpebras
Teus pés descalços.

Tu que és poderosa e rude
Tu que brilhas dentro dos raios
Tu que tens uma voz de clarim
Hoje chama, chama a plenos pulmões
A hora chegou.

English translation

THE LIBERTY

Thou who art ardent and nude
Thou who hast the fists upon the hips
Thou who hast a voice of bugle
Today soundest at the top of the lungs
O good muse

Thou art the muse of the poor vagabonds
Thy face is dark from smoke
Thy eyes sense the shooting
Thou art a flour of barricade
Thou art the Venus.

Of the starveling thou art the mistress
Of those who have no clothes (“Of those ‘descamisados’”)
The vagabonds who go without shoes
Those with no bread, those with no bed
Have thy caresses

But the others make thou burp
The big nouveaux-riches and their families
The enemies to the poor people
For thy name, thee, o holy daughter
Is Liberty.

O Liberty, how fair thou art
Thine eyes shine as the lightning
And thou crossest, free from all evil,
Thine arms strong as the axes
Upon thy teats (“Upon thy breasts”).

But afterwards thou sayest hoarse words,

Thee, sweeter than the stars
And thou troublest us, o my fair one
When we kiss, closing the eyelids
Thy nude feet.

Thou Who art powerful and rude
Thou who shinest in the lightning
Thee, who hast a voice of bugle
Today call, call at the top of the lungs
The time is come.

Todos temos o direito a sermos tratados com respeito na saúde pública - Você tem o direito de se sentir bem e confortável e deve ser bem informado sobre seu tratamento - Não aceite que ninguém transforme você em crônico sem um exame que claramente indique isso



De acordo com a Lei 10216, a coisa mais importante em um tratamento psiquiátrico é BENEFICIAR A SAÚDE DA PESSOA que foi diagnosticada com transtorno mental. Todos sabemos que psicotrópicos, medicação psiquiátrica tem efeitos colaterais e sequelas sérias.

ENTÃO É LÓGICO que para que a saúde da pessoa seja beneficiada DEVE SER OBJETIVO DOS CUIDADORES EM SAÚDE MENTAL SUSPENDER A MEDICAÇÃO O QUANTO ANTES, para poupar a pessoa das sequelas e efeitos colaterais.

Substituir os psicotrópicos por medicação natural que NÃO CAUSE SEQUELAS deve ser PRIORIDADE.

E SÃO NECESSÁRIOS MUITOS EXAMES PARA VERIFICAR O ESTADO DA SAÚDE GERAL DA PESSOA.

Essas são coisas que não acontecem na saúde mental pública. E por essas coisas que estou lutando.

Importante notar que você NÃO DEVE DEIXAR DE TOMAR MEDICAÇÃO POR CONTA PRÓPRIA.

Eu só deixei de tomar porque sabia desde o início que eu TINHA SIDO DIAGNOSTICADO DE MANEIRA ERRADA. Ou seja, eu fui vítima de um erro médico. Portanto a medicação que me davam não era a mais indicada para mim e ME CAUSAVA EFEITOS CONTRÁRIOS, ME TIRANDO O SONO, ETC.

Sem os psicotrópicos eu estou dormindo melhor e estou me sentindo LIVRE. LIBERDADE!!

NÃO DEVEMOS NOS GUIAR PELAS APARÊNCIAS - QUEM SEGUE APARÊNCIAS VIVE NO PRECONCEITO


Neste SITE PACIENTE PSIQUIÁTRICO eu tenho falado sobre homossexualidade. Inclusive tenho dado GRANDE ÊNFASE ao tema homossexualidade. Com certeza eu me senti incomodado com a postura dos psiquiatras e psicólogos diante disso.

Psiquiatras e psicólogos tiveram a CARA DE PAU de sugerir que eu arrumasse um namorado.

Veja bem: já haviam me forçado a tomar medicação sem sequer dar uma justificativa. Por que não poderiam me forçar a arrumar um namorado? Por que não poderiam me forçar a ter relações homossexuais?

Ao sair de minha primeira internação eu realmente pensei que seria forçado A ARRUMAR UM NAMORADO.

Os psiquiatras poderiam dizer que a experiência deles mostrou que eu preciso de um homem na minha vida e infelizmente as pessoas não discutiam o que eles diziam. O que eles diziam era lei.

Eu tenho falado aqui sobre PRECONCEITO. Tenho falado que psiquiatras e psicólogos procedem com preconceito.

Ninguém pode conhecer ninguém pela aparência exterior, como psicólogos e psiquiatras TENTAM fazer.

Pelo o que eu tenho observado dos comentários das pessoas que eu conheci desde criança eu tenho uma aparência AFEMINADA, uma voz fina...

MAS A APARÊNCIA EXTERIOR NÃO DIZ NADA!!!

Não é só porque eu tenho aparência afeminada que eu vou gostar de homem.
EU GOSTO DE COISAS BONITAS, E COM TODO RESPEITO, TEMOS QUE ADMITIR QUE HOMEM É FEIO PRA CARAMBA!!

A APARÊNCIA DE UMA PESSOA NÃO É INDICATIVO DE SEUS GOSTOS!!

Por exemplo, eu sou negro. Mas quem disse que eu prefiro mulheres negras? EU PREFIRO MULHER BRANCA!

Não é só porque eu sou negro que eu vou preferir negras.

Não existe nada mais bonito que uma mulher branca, de olhos escuros ou castanhos claros e de cabelos negros, na minha opinião!

Uma coisa que eu acho essencial na beleza da mulher, por exemplo, são os pés. Mulher de pé mal-tratado acaba com todo clima. EU PREFIRO MULHERES COM PÉS BONITOS E BEM TRATADOS.

Eu prefiro uma mulher com pés bonitos e um corpo feio a uma mulher com corpo bonito e pés feios. O pé é a base.

Você acha que é loucura? Você acha que é errado?

É minha opinião, meu gosto, que você JAMAIS poderia descobrir pela minha aparência exterior.

Da mesma forma eu evito falar dessas minhas preferências, pois aparentemente muitas pessoas consideram ERRADO um negro PREFERIR brancas.

Claro apesar de preferir brancas, as loiras, ruivas e negras também me atraem e eu me relaciono com elas por outros atributos além dos físicos...

15.8.10

Expectativas para a Educação

Quando eu era pequeno eu tinha grandes expectativas para a escola. A escola realmente parecia ser fascinante. Porém quando eu entrei para a escola eu logo descobri que aquela escola maravilhosa que eu imaginava NUNCA EXISTIU.

É que a escola que eu via era a escola dos Estados Unidos e da Inglaterra. Era a escola que eu via na televisão, nos quadrinhos, nos desenhos animados e nos seriados americanos.

A escola do Bolinha e da Luluzinha, onde faziam experiências em laboratórios, experiências super-legais que me enchiam de motivação.

Mas, meu Deus, quando eu entrei realmente na escola, NÃO HAVIA NADA DISSO!

Na escola real que eu me deparei NUNCA HOUVE EXPERIÊNCIAS. Os tubos de ensaio que eu vi na TV eu nunca vi na vida real. Eu sei que existem em outros países, mas me pergunto, será que existem no Brasil?

Mandavam a gente fazer umas contas sem sequer explicar para a gente para quê.

Para perder meu tempo fazendo “fórmulas” teóricas eu teria que estar louco ou com a vida muito vazia sem nada mais para fazer.

Daí, é claro, eu NÃO perdi meu tempo fazendo tais “fórmulas” sem sentido.

Decepcionado, logo vi que aquela educação era falsa. Uma educação de aparências, onde as pessoas ganhavam muita posição social, mas pouco conhecimento. As pessoas ganhavam níveis superiores, mas pouco conhecimento.

E como eu nunca vi nenhuma importância em nível, nem em posição, não via necessidade daquela escola.

Não valia a pena. Logo abandonei aquela escola REAL de MENTIRINHA, com educação de mentirinha.

14.8.10

NINGUÉM PRECISA DE DINHEIRO PARA MOSTRAR CONSIDERAÇÃO PELA VIDA E PELO BEM-ESTAR DO PRÓXIMO QUE PADECE

Alguém comentou aqui que Carrano sofreu nas internações porque o governo não fiscalizou os hospitais. Daí que toda a culpa não era do psiquiatra. Exato. Excelente comentário.

Da mesma forma ao me ver hostilizado pela direção do CAPS Rubens Corrêa percebi que não devo tomar nenhuma ação contra a diretora. A diretora não pode ser responsabilizada por não estar à altura do trabalho.

A responsabilidade é de quem a mandou para lá. A responsabilidade é do governo, do SUS, que deveria fiscalizar de perto.

Há uma grande falta de consideração e interesse pelo próximo de muitas pessoas que trabalham em saúde mental. Eles colocam a culpa na falta de verba, na falta de dinheiro.

Mas não é necessário dinheiro para termos consideração pelo próximo. Se eles podem fechar o CAPS para ir a um congresso por que não poderiam fechar o CAPS mais cedo para ir visitar um paciente psiquiátrico que está em casa, incapacitado pelos surtos? Eles poderiam chamar os usuários para ir junto na visita. Todo mundo ia adorar. Mas eles sequer chamaram usuários para ir ao congresso.

Da mesma forma, lembrem que eu falei da gestora do CDI, que é profissional de saúde mental apesar de trabalhar na ONG CDI.

Ela não precisaria gastar nem tempo, nem dinheiro, para mostrar consideração pelos usuários de saúde mental que estão ligados ao CDI. Ela poderia enviar mensagens por e-mail, poderia perguntar como estão passando, poderia marcar reuniões regulares para manter contato, etc.

O problema não é falta de dinheiro, nem falta de tempo. O problema é falta de consideração e falta de comprometimento para com o próximo. Vou até entrar em contato com a direção do CDI para cobrar isso, apesar de nenhuma desculpa justificar.

Todos sabemos que a regra absurda aqui no Brasil diz que o país deve parar na época das eleições. NADA justifica isso, com certeza.

O procedimento natural do povo seria dar uma resposta à altura e NÃO VOTAR EM NINGUÉM enquanto as necessidades do povo não virarem prioridade. Mas como sabemos que o povo ainda não tem essa maturidade, eu tomo minhas providências pessoais.

13.8.10

Nota Importante: Resolução Diante do Descaso da Saúde Mental Pública

Como já havia declarado anteriormente, eu fui hostilizado no CAPS Rubens Corrêa, portanto me afastei de lá para me preparar para entrar com uma ação cobrando providências do SUS e dos responsáveis pela saúde pública brasileira.

Como não estou indo ao CAPS não estou tomando medicação. Mas observe o seguinte:

EU NÃO DEIXEI DE SEGUIR O TRATAMENTO. Na verdade a saúde pública que PAROU DE CUMPRIR COM SUAS OBRIGAÇÕES MÍNIMAS PARA COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO.

OU SEJA, quando eu vi a saúde mental pública pela última vez, praticamente só estavam fornecendo medicação sem sequer existir um mínimo acompanhamento de psiquiatras.

Como é perigoso e altamente desaconselhável tomar medicação sem acompanhamento mínimo de psiquiatras, melhor não tomar nada. Na saúde mental atual só estava havendo dispensa de medicação de qualquer maneira.

Quando é que eu vou começar a ação direta? Não tenho pressa.

Todos nós sabemos que o Brasil só voltará a funcionar de verdade depois das eleições, quando o novo governo assumir. Portanto no momento o país praticamente está SEM GOVERNO, pois tudo está focado nas eleições.

Eu não tenho nenhuma obrigação de ir aos serviços de saúde mental, pois não estão oferecendo segurança para a vida dos pacientes e devem ser evitados por quem tem alternativas.

No momento não preciso da medicação, pois estou muito bem. Quando a medicação acabou passei a dormir melhor e fiquei bem mais calmo. Portanto, com certeza estou melhor do que quando tomava medicação regularmente.

Estou me organizando apenas para poder ter dinheiro para entrar em contato com os companheiros usuários de saúde mental, principalmente entrar em contato com aqueles que estão mais distantes.

Espero logo ter condições e tempo para contatar todos. Também deverei dar uma satisfação aos poucos profissionais SÉRIOS e comprometidos em saúde mental que têm tentado manter contato comigo.

Quanto aos outros cuja prioridade são as eleições talvez eu fale com eles DEPOIS DAS ELEIÇÕES, pois eles passam a ideia que só vão agir depois que o novo governo assumir, então para que falar com eles antes?

Em outras palavras: eu acredito que prioridade é a vida humana, e não as eleições. Portanto eu vou até dar uma olhada de longe para ver o que está acontecendo na saúde mental pública.

Quanto ao CAPS Rubens Corrêa, havia muitas irregularidades acontecendo e eu JÁ falei com os técnicos sobre essas irregularidades, logo: não preciso falar mais nada com eles.

Falei sobre a mais intolerável das irregularidades que é a seguinte:

Falei sobre pessoas que não vão ao CAPS sequer para pegar medicação, pois os familiares pegam medicação para eles, logo essas pessoas NUNCA são consultadas.

Chamei a atenção para o fato que tomar medicação sem o mínimo acompanhamento é PERIGOSO para a saúde, além de não cumprir a função do CAPS, que é INSERIR o paciente psiquiátrico no seu meio, na comunidade, e não isolá-lo em casa, que é o que está acontecendo.

Enfim, como podemos ver este problema não é falta de verbas, não é falta de dinheiro. É falta de consciência.

Eles dizem que não podem forçar as pessoas a virem ao CAPS. Que desculpa esfarrapada. Que desculpa esfarrapada e nojenta. O que eles não podem é dar medicação para alguém sem sequer consultar essa pessoa. É isso que estava acontecendo. O familiar ia ao CAPS e pegava a medicação para o paciente psiquiátrico que sequer passava no CAPS.

E se eu for ao CAPS e souber que isso continua acontecendo eu realmente não voltarei a frequentar o CAPS como usuário, não voltarei a participar de grupos, nem pegar medicação.

Pois se eu não estou vendo pessoas necessitadas sendo atendidas propriamente quando mais precisam para que ser usuário de saúde mental agora que não preciso?

Falei sobre pessoas que estão perdidas sem autonomia, presas em casa. Essas pessoas não vão ao CAPS e os técnicos do CAPS enviam medicamento através de familiares, como se isso fosse o suficiente.

Essa medicação não cuida dessa pessoa. Apenas a deixa sedada, dormindo e engordando da forma mais sórdida possível.

Na verdade essas pessoas precisam do CAPS agora mais do que nunca. Essas pessoas precisam do CAPS para fazer exercício, para interagir com outros usuários, e para ver outros lugares além das paredes da própria casa.

Daí eu percebo que se algum dia eu sofresse um surto mais forte que tirasse minha autonomia eu seria jogado na mesma situação em que estão meus companheiros pacientes psiquiátricos graves.

E eu luto por essas pessoas que hoje vivem sedadas, isoladas e jogadas de lado, pois sei que no futuro talvez eu fique mal como esses irmãos pacientes psiquiátricos graves.

E se eu não lutar para que haja atendimento digno HOJE, com certeza não poderia lutar no futuro, caso eu sofresse os mesmos surtos que meus irmãos pacientes psiquiátricos sofreram.

E que garantia eu tenho de que nunca sofrerei as mesmas situações que tiraram a autonomia dessas pessoas? Se eu estou vendo que os procedimentos que zelam pela vida do paciente psiquiátrico não estão sendo respeitados É LÓGICO que eu poderia ficar desesperado e sofrer um surto grave e incapacitante.

A única forma de evitar ficar desesperado é evitar qualquer pressão desnecessária. E é isso que estou fazendo. Essa é minha prioridade agora. Ficar na melhor forma física e mental possível. Preciso estar bem descansado e calmo.

E como a medicação me deixava ansioso e atrapalhava meu sono seria bem difícil ficar na melhor forma possível tomando medicação.

Portanto não lamento que a medicação tenha acabado.

Apenas voltarei a frequentar o CAPS como CIDADÃO que quer que a lei seja respeitada, que quer que os direitos humanos sejam respeitados.

E se não me deixarem entrar como CIDADÃO, eu faço minhas reivindicações lá na porta do CAPS mesmo.

12.8.10

PACIÊNCIA DE JÓ

Nossa! Dizem que quem teve surtos e se tornou paciente psiquiátrico não tem autocontrole. QUE BOBAGEM!

Como tenho sido paciente!

Desde pequeno!

E aquele psiquiatra covarde ameaçando bater em pacientes psiquiátricos em surto, dizendo que já bateu muito, e que frescura de paciente psiquiátrico se resolve batendo. Ele admitiu ter batido numa paciente psiquiátrica em crise que deu um daqueles tapinhas de mulher nele.

Claro que minha vontade natural era dar uns chutes DE HOMEM na bunda dele. Quando eu o via ameaçando bater em mulheres pacientes psiquiátricas minha vontade era pegá-lo pela gola e dizer para ele o que eu acho de covardes como ele e dar-lhe uma bela de uma coça.

Mas eu sempre tive um AUTOCONTROLE fora do comum.

Sabia que se eu reagisse àquela agressão dele contra as mulheres pacientes psiquiátricas eles diriam que eu estava em surto e chamariam alguém para me agarrar por trás e me dar injeção e me amarrar.

Eu tinha que ser paciente.

E eu sabia que no futuro MINHAS PALAVRAS teriam muito mais força que dar uma surra naquele psiquiatra covarde e despreparado.

Eu buscava parecer que nem me importava com a força rude que ele tratava pacientes em crise.

Da mesma forma, quanto autocontrole precisei quando pintou um clima entre eu e aquela pessoa no trem e a gente estava ao ponto de se beijar. Como foi difícil fazer com que minha mente parasse minha boca que se aproximava involuntariamente daquela boca linda, que involuntariamente se abria e se oferecia.

Eu sabia que beijar aquela pessoa de impulso poderia causar problemas depois. Pois sabia que aquela pessoa se sentiria com remorsos por não resistir aquele impulso natural.

É que aquela pessoa era profissional de saúde mental e sei que ela se sente restringida por tabus e repressões que querem dizer que um amor entre alguém que faz tratamento psiquiátrico e um profissional é algo a ser evitado, ALGO ERRADO.

Apesar de saber que não era errado eu sabia que não tinha direito de colocar mais esse grilo na cabeça dessa pessoa...

É que eu a amava e não queria causar o menor problema em sua cabecinha linda.

Eu fazia questão que ela decidisse se queria mesmo aquilo de cabeça fria.

Talvez essa pessoa nunca venha saber que quando eu resisti ao impulso natural daquele momento que nos envolveu foi um dos maiores terríveis esforços que eu já fiz, quando tive que lutar não apenas contra meus desejos naturais, mas também contra SEUS DESEJOS, dar tempo para ela refletir.

Eu quase me arrependo, pois acabou que ela nunca chegou a me conhecer de verdade. Ela devia pensar que eu era um maníaco que ia persegui-la. É possível que ela agisse diferente se me conhecesse.

Se eu disse que a AMAVA tinha motivos fortes para isso que iam além da aparência física dela, pois há pessoas mais bonitas fisicamente para mim. Não a amava por que ela era forte, determinada, ou comportada, pois provavelmente sei de várias pessoas mais fortes, ou mais determinadas, ou mais comportadas.

Portanto qualquer momento que ela pedisse para que eu não a procurasse mais eu ia respeitar isso sem discussão. Por respeitar a vontade dela quando ela acha que algo é melhor para ela, mesmo quando eu não concordo.

Ela não precisava fugir de mim NUNCA.

Mas não me arrependo, pois sei que ela teve seus motivos que ela achava certos. Ficou claro para mim que não era só questão profissional.

Parece que ela teve alguma decepção séria no passado, e eu tenho que respeitar isso.

Eu só lamento que ela tenha olhado para mim como se eu fosse aquela pessoa que a decepcionou no passado. Ela não poderia dizer que não me amava também, pois eu sabia que ela não amava a pessoa do passado, que ela via em mim.

Eu não era aquela pessoa que a decepcionou no passado, antes de me conhecer. Como ela nunca se deu a chance de me conhecer, ela nunca ficou sabendo disso.

Pena que ela não quis ver o outro lado, mas tudo bem.

EPÍLOGO:


No fim de um encontro de redes do CDI ficou combinado a seguinte confraternização: escreveríamos algo que desejávamos para uma outra pessoa do encontro em uma folha de papel e entregaríamos, de acordo com nosso desejo.

Eu escrevi AMOR. A coisa mais necessária para nosso trabalho. Mas eu creio que o amor é para todos, ou seja, que todos deveriam descobrir o amor FRATERNAL.

Portanto eu não poderia escolher ninguém em especial, pois o AMOR era para todos.

Como eu só poderia passar o papel para uma pessoa, fiz o seguinte:

Fechei os olhos e fui andando às cegas, parei diante de uma pessoa, toquei-a, abri os olhos e passei a mensagem para ela.

DRAGOSTEA = AMOR = LOVE = LIEBE = LIEFDE = KÄRLEK

9.8.10

INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO

Um rapaz postou um vídeo no Youtube manifestando sua opinião sobre uma grande cantora pop.

Várias pessoas não gostaram do vídeo e expressaram esse desgosto de várias formas.

Mas infelizmente algumas mostram grande INTOLERÂNCIA, ÓDIO, como podemos ver abaixo. Abaixo você vê os INSULTOS como foram feitos, em diversas linguagens.

O problema principal não é o insulto. INSULTAR não é tão errado, é uma forma de expressão que NÃO DEVERIA SER REPRIMIDA por leis absurdas.

O que não deve acontecer NUNCA são agressões gratuitas como esse rapaz sofreu. Quando duas pessoas estão discutindo qualquer insulto deveria ser válido. O problema são aqueles que insultam sem sequer FALAR, sem SEQUER DISCUTIR com SUA VÍTIMA.

(Note: this is a post which criticizes intolerance and discrimination. Below there are some horrible examples of bad manners. If you don't want to see the bad language please don't read any further.)

Se você não suporta palavrões e ofensas nojentas nem continue a ler. Desculpe pelos palavrões servem para refletirmos em nossa forma de lidar com os outros:

callate negro maricon - (Traduzido do espanhol: Cala-te, negro viado, cale-se negro viado)

ta gueule t'es nul ! (Traduzido do francês: Falastrão, tu não és nada! Bocudo, você não é nada! Cala a boca, tu não és nada! )

you have bad breath (Traduzido do inglês: Você tem mau-hálito)

fuck u black fatso (Traduzido do inglês: Foda-se, gorducho preto.)

It's ok, small-fat-black gay boy....^^ (Traduzido do inglês: Tudo bem, garoto pequeno gordo preto gay...^^)

fat ugly black cock sucker (Traduzido do inglês: Gordo feio chupador de pau.)

vaffanculooooooooo ogni volta ke uno cerca il video ufficiale de una canzone se trova sempre sti kazzo de deficienti ke parlano der video...ma ki ve se ncula...ma ki ve vole sentììììì...io vojo vedè er video ufficiale a ankora nn lo trovo...xk youtube è pieno de ste cazzate porka miseria (Traduzido do italiano-napolitano: vá tomar no cu, toda vez que alguém procura um vídeo oficial de uma canção acha sempre deficientes do caralho que falam do vídeo... mas quem vê detesta... mas quem vê quer ouvir... eu quero ver o vídeo oficial e ainda não encontro... Youtube está cheio destes filhas da puta, puta merda.)

!!!!!!

Preto escroto nojento.

幹,

這肥仔是誰?

我要lady gaga啦!(Traduzido do chinês: Quem é esse gordo? Eu quero Lady Gaga!!)

idiot ¡ niggga , sttupid PEDAZO DE MIERDA ¡  VETE AL AFRICA ALOS ARBOLES GORILA (Traduzido do inglês e do espanhol: Idiota e crioulo, estúpido, PEDAÇO DE MERDA e VÁ PARA A ÁFRICA, PARA AS ÁRVORES, GORILA)

Shut the fuck up you ugly faggotty looking nigger (Traduzido do inglês: Calaboca caralho, seu crioulo com cara de viado)

Negrata de Mierda callate Conguito de mierda toma menos el sol. (Traduzido do espanhol: neguinho de merda, cale-se, toma menos sol)

gordo de mierda (Traduzido do espanhol: gordo de merda)

sai dai seu viado!!!!!!!

Hey negrito Tienes problemas mentales? me haces perder tiempo en la búsqueda. púdrete! (Traduzido do espanhol: Ei, neguinho. Tens problemas mentais? Me fazes perder tempo na busca. Ei neguinho. Você tem problemas mentais? Está me fazendo perder tempo com a busca.)

fuck you -.- you so -.- (in italiano. Sei un fottuto figlio di puttana col cazzo moscio e piccolo. ciao cazzone.) (Traduzido do inglês e do italiano: Foda-se
-.- você é tão -.- (Em italiano. Você é um filho da puta fodido com pinto murcho e pequeno. Tchau bundão.)

fckin nigga! (Traduzido do inglês: Porra de negro!)

niggerfagget! (Traduzido do inglês: Negão viado!)


que coño dice este puto negro? (Traduzido do espanhol: Que porra que este negro está dizendo?)

NEGRO HIJO DE PUTA (Traduzido do espanhol: NEGRO FILHO DA PUTA)

Always the blacks with such a big FXXKING mouth !!! Put a banana in his mouth !!! (Traduzido do inglês: Sempre os negros com uma boca grande do caralho!!! Coloque uma banana na boca dele!!!)

callate negro concha de tu madre!!!!!! (Traduzido do espanhol: Cale-se, negro, boceta da tua mãe!!!!!!)

fuck you nigger go back to africa with the gorilaz (Traduzido do inglês: Foda-se, negão, volte para a África com os gorilas.)


Ainda houve quem tentou defender...

dont call him a nigger better off calling him gay you will look less ignorant "knock it off" (Traduzido do inglês: Não chamem ele de negro, melhor chamá-lo de gay. Você parecerá menos ignorante. "Vá dar (Ou seja, FODA-SE dito de uma maneira 'educada'."

This message is to tapchan4 listen here her sour cream cracker how dare you offend the african amercian race yea we were slaves yea we r darker so what we have our own personality u crakers dont! all u ever do is sit around and talk about white ppl stuff so dont u talk about us cause we will kick ur white ass u better watch urself. (Traduzido do inglês: Esta mensagem é para tapchan4. Escuta aqui seu cream cracker azedo: como ousa ofender a raça afro-americana? Sim, nós fomos escravos, sim, nós somos mais escurinhos. E daí? Nós temos nossa personalidade. Vocês otários não! Tudo que vocês fazem é sentar e falar sobre coisas de brancos. Então não fale da gente, senão vamos dar um chute na sua bunda branca. Melhor tomar cuidado.)

oh god all racist stop commenting if you don't have anything to do seriously fuck off what did he do ya motherfuckers ..(this is written by a 11 year) (Traduzido do inglês: Oh, todos vocês racistas, parem de comentar. Se vocês não tem nada de sério para fazer, vão se foder. O que ele fez contra vocês, filhos da puta.. (Isto foi escrito por um garoto de 11 anos)

Damn you people! Youre like Hitler! (traduzido do inglês: vão se foder, caras! Vocês são iguais ao Hitler!)




Que isso também sirva para encararmos a realidade que o Brasil é abençoado por NÃO TER TANTA INTOLERÂNCIA.

P.S.: Desculpem pela postagem atrasada.

7.8.10

Paciente Psiquiátrico Não Morde (Mais um cartum do Nani)


Considero um grande desrespeito a forma que o paciente psiquiátrico, ex-paciente psiquiátrico, usuário de saúde mental é tratado.

Mais uma vez serei redundante e falarei novamente do que já tenho falado há tempo.

Esses profissionais de saúde mental fazem cursos universitários, mas são cursos teóricos! Como um nadador poderia nadar se só estudasse teoria e apenas observasse a água um pouco no final do curso?

Com certeza psiquiatras serão capazes de contar a história da psiquiatria, mas ISSO NÃO É PRÁTICO!

É isso que os psiquiatras e psicólogos fazem. Eles estudam teoria por anos e no final do curso universitário fazem uma residência por um tempo minúsculo em que tudo que eles fazem é observar os pacientes psiquiátricos, já que mal chegam perto da gente e quando começam na profissão parece que têm medo da gente.

Parece óbvio que para começar a entender a situação de cada paciente psiquiátrico será necessário começar a conviver com pacientes psiquiátricos, sem discriminação.

Ou seja, está na hora de estudantes das profissões de saúde mental ter como matéria prática CONVIVÊNCIA DE IGUAL PARA IGUAL com pacientes psiquiátricos.

Pois só assim eles começarão a entender a situação dos pacientes psiquiátricos.

Está na hora de mais prática e menos teoria na formação dos profissionais de saúde mental.

Está na hora de profissionais de saúde mental TOCAREM MAIS em pacientes psiquiátricos, sem discriminação.

Acho que nós merecemos um tratamento SÉRIO, um estudo sério.

6.8.10

LEIS QUE DEVEM SER APROVADAS PARA A SEGURANÇA DOS USUÁRIOS DE SAÚDE EM TODO MUNDO

Que seja proibido que qualquer indivíduo seja diagnosticado com qualquer doença ou transtorno sem que haja exames clínicos laboratoriais concretos que comprovem que ele realmente tenha tal doença.

Que seja proibido prescrição de qualquer medicamento para uso contínuo ou a longo prazo sem que haja um diagnóstico como o acima citado. Esta lei se aplica principalmente a medicamentos controlados.

Que seja expressamente proibido classificar pessoas por sua aparência, capacidade de aprendizado, dificuldades de relacionamento, diferenças na forma de relacionar ou quaisquer outras peculiaridades no comportamento. Ficando proibido então considerar diferenças como doenças. Que as diferenças sejam consideradas como variedade étnica ou genética. E se essa diferença causa desvantagem para quem a tem que as autoridades competentes trabalhem para sanar tal desvantagem.

Que seja uma das metas da saúde, da educação e dos direitos humanos em todo mundo desenvolver e melhorar as formas de interagir com todas as pessoas diferentes, aperfeiçoando as formas de linguagens inclusivas.

O desrespeito a qualquer uma dessas leis deve ser punido com rigor.

5.8.10

Ele Não É Um Peso, Ele é Meu Irmão - He Ain't Heavy, He's My Brother / Tradução da Música da banda The Hollies



Ele Não É Um Peso, Ele é Meu Irmão (Ele Não É Pesado, Ele É Meu Irmão)– Tradução da Música da banda The Hollies

(B. Scott - B. Russell)


A Estrada é longa
Com vários contornos
Que nos levam para quem sabe onde
Quem sabe onde
Mas eu sou forte
Forte o bastante para carregá-lo
Ele não é um peso, ele é meu irmão (Ele não é pesado, ele é meu irmão)

E assim continuamos
O bem-estar dele é meu problema (O bem estar dele é minha preocupação)
Ele não é nenhum encargo para carregar
Vamos chegar lá

Pois eu sei
Ele não iria me causar empecilhos
Ele não é um peso, ele é meu irmão

Se eu estou sobrecarregado
Então eu estou sobrecarregado com tristeza
Pois o coração de todo mundo
Não está preenchido com a alegria
Do amor uns pelos outros

É uma longa, longa estrada
Da qual não há retorno
Enquanto estamos no caminho para lá
Porque não compartilhar (Por que não ajudar)

E a carga
Não me é pesada em absoluto
Ele não é um peso, ele é meu irmão

Ele é meu irmão
Ele não é um peso, ele é meu irmão

He Ain’t Heavy, He’s My Brother – The Hollies Lyrics

(B. Scott - B. Russell)


The road is long
With many a winding turn
That leads us to who knows where
Who knows where
But I'm strong
Strong enough to carry him
He ain't heavy, he's my brother

So on we go
His welfare is of my concern
No burden is he to bear
We'll get there

For I know
He would not encumber me
He ain't heavy, he's my brother

If I'm laden at all
THEN I'm laden with sadness
That everyone's heart
Isn't filled with the gladness
Of love for one another

It's a long, long road
From which there is no return
While we're on the way to there
Why not share

And the load
Doesn't weigh me down at all
He ain't heavy, he's my brother

He's my brother
He ain't heavy, he's my brother

As pessoas só fazem trabalhos ilegais por não terem encontrado sua vocação, funcionários públicos só exploram a população por não terem encontrado o emprego certo

Depois de carregar papelão e garrafas pet para vender e ganhar uns trocadinhos me aparece um OLHEIRO da favela para me pedir dinheiro.

Realmente é muito triste. Como é triste profissionais públicos em serviços de saúde mental sair antes da hora sem se preocupar que a população precisa de atendimento.

Eles não sentem vergonha ao fazer isso?

OLHEIRO é o rapaz que vigia a favela para prevenir os traficantes e avisar caso a polícia apareça. ELES SABEM DE TUDO QUE ACONTECE NA FAVELA, ELES VEEM TUDO QUE ACONTECE NA REGIÃO, VEEM TODA A COMUNIDADE.

O cara com certeza me viu tendo o trabalho de carregar o lixo para ser vendido. Como ele tem coragem de me chamar para pedir dinheiro para comprar drogas?

Ele não tem vergonha de tentar tirar dinheiro de quem tenta trabalhar com dificuldade?

da mesma forma, esses funcionários públicos não têm vergonha de sair antes da hora e fingir que não estão fazendo nada demais?

Será que eles não acham que a sociedade tem direito a um atendimento SÉRIO?

Mas eu sei que tais pessoas precisam de ajuda. Eles NÃO SÃO UM PESO. São meus irmãos. Alguém só trabalha de olheiro por não ter chance de arrumar um trabalho digno. Da mesma forma esses funcionários públicos são preguiçosos assim porque estão trabalhando no que não gostam.

Essas pessoas precisam ser ajudadas a arrumarem um emprego que as agrade. ESSAS PESSOAS PRECISAM DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL.

Pois ninguém precisa trabalhar de olheiro. E trabalhar em serviço público não é chato para quem gosta do trabalho. Se esses funcionários públicos que trabalham na saúde estivessem num trabalho que GOSTAM não iam cabular, não iam largar o trabalho antes da hora certa deixando a população sem atendimento.

3.8.10

Falta de Atendimento em Saúde Mental Causa Recaídas Trágicas

Mas uma vez digo:

Ninguém conhece a sua situação mental mais do que você mesmo.

E mais uma vez repito:

Para atender bem um paciente psiquiátrico o profissional em saúde mental deve ouvi-lo antes de mais nada.

Nunca contei aqui como foi minha primeira recaída, e acho que chegou a hora de contar, em consideração aos meus amigos.

Não me sentia nem um pouco bem, por isso pedi a um familiar para me levar ao hospital psiquiátrico para que eu pudesse ser internado.

Eu fui levado ao hospital psiquiátrico... mas não fui atendido!

Resultado:

Voltei para casa e dois dias depois tive um surto terrível que me acidentou fisicamente, inclusive, deformando parte de minha mão direita. Eu meti a mão em algum objeto cortante e minha mão ficou ferida e manchei toda a casa com meu sangue.

Se tivessem me atendido COM RESPEITO isso NUNCA teria acontecido.

Portanto mais uma vez repito:

A principal causa de recaídas e mortes na saúde mental pública é a falta de um atendimento decente. É a falta de respeito para com o indivíduo paciente. É a DESASSISTÊNCIA.

1.8.10

I Feel Fine - Tradução da Canção dos Beatles

Interessante que nessa música os Beatles retratam que as mulheres são interesseiras...

E elas adoram!!!

Vai entender...



Eu Me Sinto Bem (Tradução de I Feel Fine – The Beatles)

A gata é boa comigo, sabe como é (Baby é boa para mim, você sabe)
Ela super-feliz, sabe como é (ela está feliz como pode estar / Ela está feliz até não poder mais, você sabe)

Eu estou apaixonado por ela e me sinto bem

A gata diz que é minha, sabe como é,
Ela me diz isso todo o tempo, sabe como é,
Foi ela que disse (Ela disse isso)

Eu estou apaixonado por ela e me sinto bem

Eu estou tão feliz, pois ela é minha gatinha (eu estou tão alegre que ela é minha garotinha)
Ela está tão feliz, ela está contando todo mundo
Que o gato dela compra coisas para ela, sabe como é.
Ele compra anéis de diamante, sabe como é,
Foi ela que disse

Ela está apaixonada por mim e eu me sinto bem, MMM

A gata diz que é minha, sabe como é,
Ela me diz isso todo o tempo, sabe como é,
Foi ela que disse (Ela disse isso)

Eu estou apaixonado por ela e me sinto bem

Eu estou tão feliz, pois ela é minha gatinha (eu estou tão alegre que ela é minha garotinha)
Ela está tão feliz, ela está contando todo mundo
Que o gato dela compra coisas para ela, sabe como é.
Ele compra anéis de diamante, sabe como é,
Foi ela que disse

Ela está apaixonada por mim e eu me sinto bem
Ela está apaixonada por mim e eu me sinto bem, MMM

I Feel Fine – The Beatles

Baby's good to me you know,
She's happy as can be you know,
She said so

I'm in love with her and I feel fine

Baby says she's mine you know,
She tells me all the time you know,
She said so

I'm in love with her and I feel fine

I'm so glad that she's my little girl
She's so glad, she's telling all the world
That her baby buys her things you know.
He buys her diamond rings you know,
She said so

She's in love with me and I feel fine, MMM

Baby says she's mine you know,
She tells me all the time you know,
She said so

I'm in love with her and I feel fine

I'm so glad that she's my little girl
She's so glad, she's telling all the world
That her baby buys her things you know.
He buys her diamond rings you know,
She said so

She's in love with me and I feel fine
She's in love with me and I feel fine, MMM

Que A Medicina e a Religião Possam Fazer Seu Trabalho Se Respeitando Mutuamente



Eu acredito que a Medicina tem seu próprio papel, assim como a religião tem o seu. O problema é que um invade o espaço do outro.

Não é papel da religião curar doenças, como os religiosos curandeiros insistem em fazer, desrespeitando a Bíblia e a Medicina.

É papel da religião CONSOLAR.

Da mesma forma não é papel da Medicina dizer que o que alguém faz é moral ou imoral. E infelizmente é isso que a Medicina faz através da psiquiatria. Não é papel da psiquiatria, nem da psicologia falar o que é certo ou errado na vida sexual das pessoas. Quem tem o papel de ditar o que é certo ou errado em cada cultura é a religião.

A psiquiatria e a psicologia, quando invadem os espaços da religião dizendo que é errado uma pessoa deixar de ser homossexual, ou condenando psicólogos que ajudam pessoas a deixar de ser homossexuais estão passando a imagem de que são religiões enrustidas, religiões que não saíram do armário, que não se assumiram.

Não é legal a religião tentar fazer o papel de curar doenças que cabe a Medicina, mas a religião faz um excelente trabalho na recuperação de drogados. Este excelente trabalho da religião NÃO DEVERIA SER PERSEGUIDO PELA MEDICINA.

A Medicina fracassa ao tratar dos drogados por tentar tratar mecanicamente, somente dando outras drogas que eles chamam de MEDICAÇÃO.

O sucesso da religião frente à recuperação de drogados é porque a relação da religião é mais familiar, mais próxima, mais aconchegante.

Vários ex-viciados já vieram me relatar sobre o sucesso da religião na recuperação dos viciados em drogas. Mas nunca soube de nenhum sucesso da Medicina neste ponto.

NU SAÍ DO VENTRE DE MINHA MÃE, NU TORNAREI PARA LÁ... (RECICLANDO)


Naked I came out of my mother’s womb, and naked shall I return thither: the LORD gave, and the LORD hath taken away; blessed be the name of the LORD.

Job 1:21

Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.

Jó 1:21

Não estou preocupado em ganhar nada dos serviços de saúde mental que tem sido bem negligente. Acho que a justiça é feita pelas Leis da Natureza. Essa gente má não escapará da própria consciência.

Não tenho tido pressa de voltar às instituições de saúde mental para ver como está. Estou seguindo o que o general ARQUIAS (ARCHIAS) dizia:

εις αύριον τα σπουδαία

Ou seja DEIXE AS COISAS MAIS SÉRIAS PARA AMANHÃ, BUSINESS TOMORROW.

No momento estou vivendo com pouquíssimos recursos, mas estou curtindo muito a vida.
Antes de encarar as explorações da saúde mental pública querer curtir o ar, o vento, a natureza, a praia...

A falta de dinheiro não me espanta. O trabalho não me espanta. Afinal, não sou um desses funcionários públicos exploradores que querem sair antes da hora do trabalho. Os usuários do CAPS são ótimos, mas posso passar sem eles.

Para ganhar dinheiro tenho RECICLADO LIXO. Tenho catado lixo para reciclar. No momento estou reciclando aquele lixo como garrafas pet, etc. Mas logo irei aos serviços de saúde mental RECICLAR LIXO HUMANO.

Ou seja, irei tentar fazer com que esses profissionais preguiçosos e exploradores ganhem gosto pelo trabalho. E é claro, gente preguiçosa é LIXO HUMANO que pode se tornar coisa boa depois de reciclada.