20.8.10

A Liberdade!!!! - La Libertat!!!!

Veja abaixo a letra original dessa música em PROVENÇAL e mais abaixo sua tradução ao francês, ao português e ao inglês.



See below the original lyrics to this song in Provençal, and afterwards its translation into French, Portuguese and English.

Paroles : J. CLOZEL
Musique : Manu THERON

LA LIBERTAT

Tu que siás arderosa e nusa
Tu qu'as sus leis ancas tei ponhs
Tu qu'as una vòtz de cleron
Uei sòna sòna a plens parmons
Ò bòna musa.

Siás la musa dei paurei gus
Ta cara es negra de fumada
Teis uelhs senton la fusilhada
Siás una flor de barricada
Siás la Venús.

Dei mòrts de fam siás la mestressa,
D'aquelei qu'an ges de camiá
Lei gus que van sensa soliers
Lei sensa pan, lei sensa liech
An tei careças.

Mai leis autrei ti fan rotar,
Lei gròs cacans 'mbé sei familhas
Leis enemics de la paurilha
Car ton nom tu, ò santa filha
Es Libertat.

Ò Libertat coma siás bela
Teis uelhs brilhan coma d'ulhauç
E croses, liures de tot mau,
Tei braç fòrts coma de destraus
Sus tei mamèlas.

Mai puei, perfés diés de mòts raucs,
Tu pus doça que leis estelas
E nos treboles ò ma bela
Quand baisam clinant lei parpèlas
Tei pès descauç.

Tu que siás poderosa e ruda
Tu que luses dins lei raions
Tu qu'as una vòtz de cleron
Uei sòna sòna a plens parmons
L'ora es venguda.

Traduction française

LA LIBERTÉ

Toi qui es ardente et nue
Toi qui as les poings sur les hanches
Toi qui as une voix de clairon
Aujourd’hui sonne sonne à plein poumons
Ô bonne muse

Tu es la muse des pauvres gueux
Ta face est noire de fumée
Tes yeux sentent la fusillade
Tu es une fleur de barricade
Tu es la Vénus.

Des meurt-de-faim tu es la maîtresse
De ceux qui n’ont pas de chemise
Les gueux qui vont sans souliers
Les sans-pain, les sans-lit
Ont tes caresses

Mais les autres te font roter
Les gros parvenus et leurs familles
Les ennemis des pauvres gens
Car ton nom, toi, ô sainte fille
Est Liberté.

Ô Liberté comme tu es belle
Tes yeux brillent comme des éclairs
Et tu croises, libres de tout mal,
Tes bras forts comme des haches
Sur tes mamelles.

Mais ensuite tu dis des mots rauques,

Toi plus douce que les étoiles
Et tu nous troubles, ô ma belle
Quand nous baisons, fermant les paupières
Tes pieds nus.

Toi qui es puissante et rude
Toi qui brilles dans les rayons
Toi qui as une voix de clairon
Aujourd’hui appelle, appelle à pleins poumons
L’heure est venue.

Tradução portuguesa

LA LIBERTÉ

Tu que és ardente e nua
Tu que tens os punhos nas ancas (Quer dizer, “tu que estás com as mãos na cintura”.)
Tu que tens uma voz de clarim
Hoje soa, soa a plenos pulmões
Ô boa musa

Tu és a musa dos pobres vagabundos
Tua face é negra de fumaça
Teus olhos sentem o fuzilamento
Tu és uma flor de barricada
Tu és a Vênus.

Dos mortos de fome tu és a senhora
Daqueles que não têm camisa
Os vagabundos que vão sem sapatos
Aqueles sem pão, aqueles sem leito
Têm tuas caricias

Mas os outros te fazem arrotar
Os grandes novos-ricos e suas famílias
Os inimigos das pessoas pobres
Pois teu nome, tu, ô santa filha
É Liberdade.

Ô Liberdade como és bela
Teus olhos brilham como lampejos
E tu cruzas, livres de todo mal,
Teus braços fortes como machados
Sobre teu seio. (Literal: “Sobre tuas mamas.”)

Mas em seguida, tu dizes palavras roucas,

Tu, mais doce que as estrelas
E tu nos comoves, ô minha bela
Quando nós beijamos, fechando as pálpebras
Teus pés descalços.

Tu que és poderosa e rude
Tu que brilhas dentro dos raios
Tu que tens uma voz de clarim
Hoje chama, chama a plenos pulmões
A hora chegou.

English translation

THE LIBERTY

Thou who art ardent and nude
Thou who hast the fists upon the hips
Thou who hast a voice of bugle
Today soundest at the top of the lungs
O good muse

Thou art the muse of the poor vagabonds
Thy face is dark from smoke
Thy eyes sense the shooting
Thou art a flour of barricade
Thou art the Venus.

Of the starveling thou art the mistress
Of those who have no clothes (“Of those ‘descamisados’”)
The vagabonds who go without shoes
Those with no bread, those with no bed
Have thy caresses

But the others make thou burp
The big nouveaux-riches and their families
The enemies to the poor people
For thy name, thee, o holy daughter
Is Liberty.

O Liberty, how fair thou art
Thine eyes shine as the lightning
And thou crossest, free from all evil,
Thine arms strong as the axes
Upon thy teats (“Upon thy breasts”).

But afterwards thou sayest hoarse words,

Thee, sweeter than the stars
And thou troublest us, o my fair one
When we kiss, closing the eyelids
Thy nude feet.

Thou Who art powerful and rude
Thou who shinest in the lightning
Thee, who hast a voice of bugle
Today call, call at the top of the lungs
The time is come.

Todos temos o direito a sermos tratados com respeito na saúde pública - Você tem o direito de se sentir bem e confortável e deve ser bem informado sobre seu tratamento - Não aceite que ninguém transforme você em crônico sem um exame que claramente indique isso



De acordo com a Lei 10216, a coisa mais importante em um tratamento psiquiátrico é BENEFICIAR A SAÚDE DA PESSOA que foi diagnosticada com transtorno mental. Todos sabemos que psicotrópicos, medicação psiquiátrica tem efeitos colaterais e sequelas sérias.

ENTÃO É LÓGICO que para que a saúde da pessoa seja beneficiada DEVE SER OBJETIVO DOS CUIDADORES EM SAÚDE MENTAL SUSPENDER A MEDICAÇÃO O QUANTO ANTES, para poupar a pessoa das sequelas e efeitos colaterais.

Substituir os psicotrópicos por medicação natural que NÃO CAUSE SEQUELAS deve ser PRIORIDADE.

E SÃO NECESSÁRIOS MUITOS EXAMES PARA VERIFICAR O ESTADO DA SAÚDE GERAL DA PESSOA.

Essas são coisas que não acontecem na saúde mental pública. E por essas coisas que estou lutando.

Importante notar que você NÃO DEVE DEIXAR DE TOMAR MEDICAÇÃO POR CONTA PRÓPRIA.

Eu só deixei de tomar porque sabia desde o início que eu TINHA SIDO DIAGNOSTICADO DE MANEIRA ERRADA. Ou seja, eu fui vítima de um erro médico. Portanto a medicação que me davam não era a mais indicada para mim e ME CAUSAVA EFEITOS CONTRÁRIOS, ME TIRANDO O SONO, ETC.

Sem os psicotrópicos eu estou dormindo melhor e estou me sentindo LIVRE. LIBERDADE!!

NÃO DEVEMOS NOS GUIAR PELAS APARÊNCIAS - QUEM SEGUE APARÊNCIAS VIVE NO PRECONCEITO


Neste SITE PACIENTE PSIQUIÁTRICO eu tenho falado sobre homossexualidade. Inclusive tenho dado GRANDE ÊNFASE ao tema homossexualidade. Com certeza eu me senti incomodado com a postura dos psiquiatras e psicólogos diante disso.

Psiquiatras e psicólogos tiveram a CARA DE PAU de sugerir que eu arrumasse um namorado.

Veja bem: já haviam me forçado a tomar medicação sem sequer dar uma justificativa. Por que não poderiam me forçar a arrumar um namorado? Por que não poderiam me forçar a ter relações homossexuais?

Ao sair de minha primeira internação eu realmente pensei que seria forçado A ARRUMAR UM NAMORADO.

Os psiquiatras poderiam dizer que a experiência deles mostrou que eu preciso de um homem na minha vida e infelizmente as pessoas não discutiam o que eles diziam. O que eles diziam era lei.

Eu tenho falado aqui sobre PRECONCEITO. Tenho falado que psiquiatras e psicólogos procedem com preconceito.

Ninguém pode conhecer ninguém pela aparência exterior, como psicólogos e psiquiatras TENTAM fazer.

Pelo o que eu tenho observado dos comentários das pessoas que eu conheci desde criança eu tenho uma aparência AFEMINADA, uma voz fina...

MAS A APARÊNCIA EXTERIOR NÃO DIZ NADA!!!

Não é só porque eu tenho aparência afeminada que eu vou gostar de homem.
EU GOSTO DE COISAS BONITAS, E COM TODO RESPEITO, TEMOS QUE ADMITIR QUE HOMEM É FEIO PRA CARAMBA!!

A APARÊNCIA DE UMA PESSOA NÃO É INDICATIVO DE SEUS GOSTOS!!

Por exemplo, eu sou negro. Mas quem disse que eu prefiro mulheres negras? EU PREFIRO MULHER BRANCA!

Não é só porque eu sou negro que eu vou preferir negras.

Não existe nada mais bonito que uma mulher branca, de olhos escuros ou castanhos claros e de cabelos negros, na minha opinião!

Uma coisa que eu acho essencial na beleza da mulher, por exemplo, são os pés. Mulher de pé mal-tratado acaba com todo clima. EU PREFIRO MULHERES COM PÉS BONITOS E BEM TRATADOS.

Eu prefiro uma mulher com pés bonitos e um corpo feio a uma mulher com corpo bonito e pés feios. O pé é a base.

Você acha que é loucura? Você acha que é errado?

É minha opinião, meu gosto, que você JAMAIS poderia descobrir pela minha aparência exterior.

Da mesma forma eu evito falar dessas minhas preferências, pois aparentemente muitas pessoas consideram ERRADO um negro PREFERIR brancas.

Claro apesar de preferir brancas, as loiras, ruivas e negras também me atraem e eu me relaciono com elas por outros atributos além dos físicos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you