13.8.10

Nota Importante: Resolução Diante do Descaso da Saúde Mental Pública

Como já havia declarado anteriormente, eu fui hostilizado no CAPS Rubens Corrêa, portanto me afastei de lá para me preparar para entrar com uma ação cobrando providências do SUS e dos responsáveis pela saúde pública brasileira.

Como não estou indo ao CAPS não estou tomando medicação. Mas observe o seguinte:

EU NÃO DEIXEI DE SEGUIR O TRATAMENTO. Na verdade a saúde pública que PAROU DE CUMPRIR COM SUAS OBRIGAÇÕES MÍNIMAS PARA COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO.

OU SEJA, quando eu vi a saúde mental pública pela última vez, praticamente só estavam fornecendo medicação sem sequer existir um mínimo acompanhamento de psiquiatras.

Como é perigoso e altamente desaconselhável tomar medicação sem acompanhamento mínimo de psiquiatras, melhor não tomar nada. Na saúde mental atual só estava havendo dispensa de medicação de qualquer maneira.

Quando é que eu vou começar a ação direta? Não tenho pressa.

Todos nós sabemos que o Brasil só voltará a funcionar de verdade depois das eleições, quando o novo governo assumir. Portanto no momento o país praticamente está SEM GOVERNO, pois tudo está focado nas eleições.

Eu não tenho nenhuma obrigação de ir aos serviços de saúde mental, pois não estão oferecendo segurança para a vida dos pacientes e devem ser evitados por quem tem alternativas.

No momento não preciso da medicação, pois estou muito bem. Quando a medicação acabou passei a dormir melhor e fiquei bem mais calmo. Portanto, com certeza estou melhor do que quando tomava medicação regularmente.

Estou me organizando apenas para poder ter dinheiro para entrar em contato com os companheiros usuários de saúde mental, principalmente entrar em contato com aqueles que estão mais distantes.

Espero logo ter condições e tempo para contatar todos. Também deverei dar uma satisfação aos poucos profissionais SÉRIOS e comprometidos em saúde mental que têm tentado manter contato comigo.

Quanto aos outros cuja prioridade são as eleições talvez eu fale com eles DEPOIS DAS ELEIÇÕES, pois eles passam a ideia que só vão agir depois que o novo governo assumir, então para que falar com eles antes?

Em outras palavras: eu acredito que prioridade é a vida humana, e não as eleições. Portanto eu vou até dar uma olhada de longe para ver o que está acontecendo na saúde mental pública.

Quanto ao CAPS Rubens Corrêa, havia muitas irregularidades acontecendo e eu JÁ falei com os técnicos sobre essas irregularidades, logo: não preciso falar mais nada com eles.

Falei sobre a mais intolerável das irregularidades que é a seguinte:

Falei sobre pessoas que não vão ao CAPS sequer para pegar medicação, pois os familiares pegam medicação para eles, logo essas pessoas NUNCA são consultadas.

Chamei a atenção para o fato que tomar medicação sem o mínimo acompanhamento é PERIGOSO para a saúde, além de não cumprir a função do CAPS, que é INSERIR o paciente psiquiátrico no seu meio, na comunidade, e não isolá-lo em casa, que é o que está acontecendo.

Enfim, como podemos ver este problema não é falta de verbas, não é falta de dinheiro. É falta de consciência.

Eles dizem que não podem forçar as pessoas a virem ao CAPS. Que desculpa esfarrapada. Que desculpa esfarrapada e nojenta. O que eles não podem é dar medicação para alguém sem sequer consultar essa pessoa. É isso que estava acontecendo. O familiar ia ao CAPS e pegava a medicação para o paciente psiquiátrico que sequer passava no CAPS.

E se eu for ao CAPS e souber que isso continua acontecendo eu realmente não voltarei a frequentar o CAPS como usuário, não voltarei a participar de grupos, nem pegar medicação.

Pois se eu não estou vendo pessoas necessitadas sendo atendidas propriamente quando mais precisam para que ser usuário de saúde mental agora que não preciso?

Falei sobre pessoas que estão perdidas sem autonomia, presas em casa. Essas pessoas não vão ao CAPS e os técnicos do CAPS enviam medicamento através de familiares, como se isso fosse o suficiente.

Essa medicação não cuida dessa pessoa. Apenas a deixa sedada, dormindo e engordando da forma mais sórdida possível.

Na verdade essas pessoas precisam do CAPS agora mais do que nunca. Essas pessoas precisam do CAPS para fazer exercício, para interagir com outros usuários, e para ver outros lugares além das paredes da própria casa.

Daí eu percebo que se algum dia eu sofresse um surto mais forte que tirasse minha autonomia eu seria jogado na mesma situação em que estão meus companheiros pacientes psiquiátricos graves.

E eu luto por essas pessoas que hoje vivem sedadas, isoladas e jogadas de lado, pois sei que no futuro talvez eu fique mal como esses irmãos pacientes psiquiátricos graves.

E se eu não lutar para que haja atendimento digno HOJE, com certeza não poderia lutar no futuro, caso eu sofresse os mesmos surtos que meus irmãos pacientes psiquiátricos sofreram.

E que garantia eu tenho de que nunca sofrerei as mesmas situações que tiraram a autonomia dessas pessoas? Se eu estou vendo que os procedimentos que zelam pela vida do paciente psiquiátrico não estão sendo respeitados É LÓGICO que eu poderia ficar desesperado e sofrer um surto grave e incapacitante.

A única forma de evitar ficar desesperado é evitar qualquer pressão desnecessária. E é isso que estou fazendo. Essa é minha prioridade agora. Ficar na melhor forma física e mental possível. Preciso estar bem descansado e calmo.

E como a medicação me deixava ansioso e atrapalhava meu sono seria bem difícil ficar na melhor forma possível tomando medicação.

Portanto não lamento que a medicação tenha acabado.

Apenas voltarei a frequentar o CAPS como CIDADÃO que quer que a lei seja respeitada, que quer que os direitos humanos sejam respeitados.

E se não me deixarem entrar como CIDADÃO, eu faço minhas reivindicações lá na porta do CAPS mesmo.

Um comentário:

  1. Sou funcionária pública e tenho plano de saúde do governo do estado, então falo com meu psiquiatra no consultório. Concordo com você sobre o atendimento em alguns CAPS, não se respeita subjetividade do usuário. Só somos pessoas "diferentes" em crise, temos direito a termos personalidade. Eu sou impaciente, o tempo todo elétrica, animada, falo muito e tenho liderança nata. São traços de personalidades comuns em algumas pessoas da minha familia, que não saõ diagnosticadas e nunca passaram por internações como eu, não é doença.
    Algumas equipes de CAPS ainda não fazem essa leitura. Observo pela fala de muitos usuários que quando discordam, pensam, discutem o andamento do serviço, são rechaçados, excluidos, considerados chatos. Terrível, intolerância onde deveria não haver. Esse é um novo momento de luta dos movimentos antimanicomiais combater estas práticas de negligência, tutela, intolerância herdadas do modelo hospitalar dentro dos serviços abertos. Ou nós lutamos como você tão bem enfatiza por nossos direitos humanos de forma coletiva, nós estabilizados, com sintomas em remissão em favor daqueles que ainda se encontram incapacitados pelos sintomas das crises ou a Reforma não se consolida, garantindo serviços de saúde mental pública e de qualidade.
    Isso mesmo não vá para o confronto com os "normais", é preciso calma, senão a gente adoece. Estratégia e tática para atacar na hora certa.
    Grande Abraço,
    Louca

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you