31.10.12

Combatendo a discriminação social do sistema psiquiátrico público (A Catherine)

O Jornal do Brasil Online publicou uma matéria sobre um homem de 44 anos que se mudou de Bonsucesso, Zona Norte do Rio, para a calçada defronte ao Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas Centra-Rio, localizado em Botafogo, na Zona Sul carioca. O homem fez isso para receber um tratamento razoável para sua dependência do crack e da cocaína, pois não tem dinheiro para pagar um bom atendimento particular.

Evidentemente há o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas RAUL SEIXAS, que fica bem próximo da casa do paciente supra-citado, mas o atendimento é muito deficiente, faltam recursos materiais e humanos. Como o CAPS Centra-Rio fica na parte rica do Rio de Janeiro, o atendimento é muito melhor que o da parte pobre.

Os profissionais dos CAPS e instituições psiquiátricas da Zona Sul não gostam de atender quem mora na Zona Norte, e o atendimento psiquiátrico na Zona Norte é muito precário, pois nenhum rico mora na Zona Norte, Zona Norte não é turística.

Acho que não preciso dizer que eles não gostam de atender pessoas da Zona Norte por DISCRIMINAÇÃO. Pois o sistema público de saúde mental é dividido em ÁREAS.

Minhas duas últimas internações foram em Botafogo, Zona Sul do Rio. Eu moro na parte pobre do Rio, não em Botafogo. Os profissionais do Instituto Philippe Pinel, de Botafogo, não queriam que eu continuasse internado lá. E simplesmente me mandaram embora do Instituto Philippe Pinel, dizendo que eu não poderia continuar lá.

Na última internação fizeram meus familiares assinar um "termo de responsabilidade", dizendo que eu não poderia ficar lá, mas que os familiares teriam que assinar um "termo de responsabilidade"! Percebe o absurdo? Eles apenas se livraram da responsabilidade e do incômodo de ter um paciente pobre!

Eu só aceitaria ser internado em Botafogo, por ter um mínimo de recursos. E se decidirem que eu preciso de internação eu exijo que o direito de sair DE ALTA, e não para abrir vaga para alguém de classe alta. Na última vez eles queriam me transferir para um dos piores hospícios do Rio de Janeiro.

Assim, se for internado, eu deixo de morar com a família até sair da internação, pois assim ninguém pode dizer que eu estou fora de minha área, pois quando não se mora em lugar nenhum não se tem área. Assim eu os forçaria a atender de acordo com a Lei, que garante que TODOS têm direito ao melhor tratamento do sistema, sem distinções. Muitas vezes me obrigaram a ficar internado. Dessa vez eu os obrigaria a atender uma pessoa pobre com um mínimo de dignidade! Isso também é uma estratégia na luta por direitos.

Por isso eu disse que se eu for internado involuntariamente me recuso a receber familiares, recuso qualquer envolvimento de familiares. Entende a lógica? Não seria porque eu estou com raiva da família ou algo desse tipo. Um dos motivos é que eles não sabem lidar com esses assuntos de direitos como eu sei, são pessoas que não conhecem as Leis que eu conheço tão bem, muito menos sabem planejar como eu e são facilmente manipuladas.

O homem mencionado na matéria do Jornal do Brasil Online passou a morar na calçada não apenas por falta de dinheiro para a passagem, como a matéria diz, mas principalmente pelo motivo que eu coloquei. Aparentemente se trata de uma matéria política contra o prefeito atual. Infelizmente parece ser uma matéria sensacionalista.

Veja a matéria:
Jornal do Brasil
Nota: detesto o governo desse prefeito do Rio, mas não acho justo uma matéria como essa do Jornal do Brasil, que parece sensacionalista e tendenciosa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you