15.10.13

Definições históricas de "raça" e "eugenia"

O termo "eugenia" vem do grego "ευγενης", que se traduz bem como "nobreza". Por sua vez, "ευγενης" vem de "ευ", que quer dizer "belo" ou "perfeito" e "γενναω", que quer dizer "nascimento". Logo, "eugenia" quer dizer "nascimento perfeito".

O termo "raça" vem do italiano "razza". Por isso, as melhores definições foram encontradas em italiano:

Razza sf. discendenza continuata di padre in figlio.

Razza sf. insieme di individui, animali o vegetali, che si differenziano da altri gruppi della stessa specie per uno o più caratteri ereditari."

Traduzido ao português:

Raça sf. Descendência continuada do pai no filho.

Raça sf. Conjunto de indivíduos, animais ou vegetais, que se diferenciam de outros grupos da mesma espécie por uma ou mais características hereditárias.

Como já tinha colocado, Emil Kraepelin, o criador da psiquiatria moderna acreditava que deveria haver um controle racial, "higiene racial". Higiene racial é algo semelhante ao Apartheid, ou seja, o governo busca fazer uma seleção de pessoas consideradas mais capazes. Porém enquanto o Apartheid separa brancos de negros, a higiene racial proposta por Emil Kraepelin busca fazer uma seleção dos indivíduos mais saudáveis de corpo e de alma.

Essa seleção de seres mais saudáveis se chama eugenia. Ideias modernas como o aborto e a esterilização para controle populacional vêm da eugenia proposta por Emil Kraepelin e outros racistas; só que hoje em dia é uma eugenia mais disfarçada.

Psiquiatria vem de "psiquê" (em grego "ψυχή"), que significa "alma", e "iatros" (em grego γιατρος), que significa "médico". Daí a ideia que um doente mental tem uma alma doente; mas antes era clara a ideia de que um doente mental tinha uma alma sem virtudes morais, como a grandiosa humildade.

Daí fica fácil entender que a medicina encorporou a especialidade psiquiatria para tratar das almas das pessoas. De acordo com a religião, uma pessoa tem uma alma perfeita quando é humilde. Emil Kraepelin acreditava que uma pessoa de alma nobre podia se contaminar com uma pessoa com "mania de grandeza", por exemplo. Essas teorias, mais tarde, viriam a justificar a exterminação de doentes mentais, não apenas porque acreditavam que doentes mentais eram indignos de viver, mas porque acreditavam que exterminar doentes hereditários seria uma forma de preservar os indivíduos saudáveis, evitar que os indivíduos de grande moral se contaminassem com pessoas que não tinham a grande virtude da humildade.

Não é possível avaliar quem é humilde e quem está fingindo ser humilde. Só porque uma pessoa nunca disse que é Deus não quer dizer que essa pessoa não tenha "mania de grandeza", apenas quer dizer que essa pessoa não revelou seu interior, como um doente mental faz quando está em surto... Quando uma pessoa está perturbada mentalmente ela acaba falando coisas que sequer acredita. Vaidade todos nós temos, em maior ou menor grau. Nunca seria possível saber quem é a pessoa mais humilde do mundo, nem saber quem é a pessoa mais orgulhosa. A natureza foi sábia quando fez a mente humana inacessível.

Com certeza é necessário haver tratamentos para as chamadas doenças mentais. Acredito que medicações psiquiátricas bem administradas podem ajudar o paciente psiquiátrico SIM. E afirmo que sou a favor de tratamento para o que chamamos de sofrimento psíquico. Mas ao mesmo tempo afirmo que os pacientes psiquiátrico são tratados com preconceito e discriminação pelos próprios terapeutas; e esses preconceitos foram HERDADOS do criador da psiquiatria moderna, o médico alemão Emil Kraepelin.

Portanto, Loren Sarmento, eu admiro você por ter coragem de admitir estas coisas:
"é eu me acho mais esperta que os outros"
"...fico me comparando com outras mulheres e sempre me acho mais bonita!!"
"...e quanto a se sentir especial todo mundo acha que tem algo especial,
por exemplo já viu o tanto de gente feia que acha que é bonita(o)?"
Só em admitir essas fraquezas humanas já mostra que você é mais humilde que muita gente.

Os comentários se encontram em Transtorno bipolar do humor - A fase maníaca

"meus sintomas são (...) realmente muita mudança de humor...mais quem é que fica rindo ou chorando ou irritado ou feliz o dia todo? Os humores mudam..."

Nem preciso adicionar a este comentário que Loren Sarmento deixou em
Transtorno bipolar do humor - A sexualidade do paciente

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you