17.6.10

Morituri te salutant - Aqueles que estão prestes a morrer o saúdam (Traduzido ao inglês e ao português / Translated into English and Portuguese)

(Latin - Latim)

Morituri te salutant
Vitale salutatis
Morituri te salutant
thesauri audacia
creatura *res divina spero* 1
lux *vivescere lux* 2
prex perfidelis adhortari
laureata
admonitu

(French - Francês)

N'Ayez pas peur
De soufrir
Le futur
Nous attend
Laissez brûler!
C'est la guerre!

Les soldats reviendront!
Arriveront victorieux!
Donnez tout pour l'honneur!



Translated from Latin into English:

Those about to die salute you
the living wish you well
Those about to die salute you
have courage
servant of God, have hope
hope to live, hope
pray very faithful soldier
for victory today
by singing.

Translated from French into English:

Don't be afraid
Of suffering
The future
Awaits us
Let it burn!
This is war!

The soldiers will return!
They will arrive victoriously!
Give everything for honor!

Traduzido do latim ao português:

Aqueles que estão prestes a morrer o saúdam
Os vivos o querem bem
Aqueles que estão prestes a morrer o saúdam
Tenha coragem
Servo de Deus, tenha esperança
Esperança para viver, esperança
Reze, fiel soldado
Pela vitória hoje
Cantando.

Traduzido do francês ao português:

Não tenha medo
De sofrer
O futuro
Espera por nós
Deixe queimar!
É a guerra!

Os soldados retornarão!
Eles chegarão vitoriosos!
Dê tudo pela honra!

Ocupado fazendo consulta

Faz um bom tempo que não compareço ao CAPS. A última vez que fui eu estava ouvindo música e vieram me mandar ir embora. Eram 04:00h da tarde. Estava até um pouquinho cedo demais e eu realmente não imaginei que tivesse problema de ficar no CAPS. Era BEM mais cedo que o horário que os técnicos costumavam sair, sendo que os técnicos sempre saem antes do horário, bem antes do horário.

Dessa vez decidiram sair bem antes, sem se importar de dar nenhuma satisfação.

Mandaram o porteiro (guarda) me avisar que eu deveria ir embora, pois eles já estavam saindo.

Por que mandaram o guarda e não vieram pessoalmente? Seria uma forma de ameaçar? Seria uma forma de dizer "Você vai sair e pronto, senão o guarda dá um jeito em você?"

Se algum técnico quer sair mais cedo que o usual que viesse pessoalmente falar. E se desculpar pelo incômodo. Nós não somos bichos para sermos despejados do CAPS da forma que eu fui. (Fui pressionado para parar a música no meio para sair correndo.)

Bem, se queriam me assustar, parabéns, conseguiram. Desde de então não fui mais ao CAPS, com medo.

(Não estou exatamente com medo do guarda, pois não foi o guarda que deu a ordem, logo a culpa não é do guarda, que só cumpria ordens.)

Mas como eu entendo que há leis que mandam o CAPS fechar 18:00h eu acho que vou conseguir voltar a ficar no CAPS nos horários que eu podia ficar sem sofrer pressão.

Eu realmente não tenho coragem de voltar ao CAPS sem arrumar alguma forma de me defender. Por isso perdi um tempo consultando com advogados que poderão me auxiliar na defesa de minha integridade e de meus direitos legítimos de não sofrer nenhum tipo de pressão.

De qualquer forma, tenho certeza que eu e os técnicos do CAPS entraremos em acordo e eu não sofrerei mais pressão e poderei permanecer no CAPS. Antes já tinham feito uma intriga mentindo para as pessoas dizendo que eu ia embora. Se necessário, vou lutar LEGALMENTE para não ser expulso de vez.

De qualquer forma eu sei do perigo que corro. E estou pronto para enfrentar o que der e vier.

Pois, é claro, se for para correr o risco de sofrer pressão eu realmente não poderei voltar ao CAPS.

De qualquer forma tentarei falar com os usuários do CAPS sobre a pressão que sofri, enfim, sobre a estranha pressão para fechar o CAPS antes da hora costumeira (que já era mais cedo que o que manda a lei).

Enfim, falarei sobre como isso tem acontecido com muita frequência. Explicarei sobre a intriga que fizeram ao dizer que eu sairia do CAPS. E, é claro, explicarei que de forma alguma eu frequentarei o CAPS se não for respeitado, ou melhor, não frequentarei o CAPS se houver algum risco ao meu emocional prejudicado pelas várias internações.

Não é legal sair mais cedo. Se quer sair mais cedo que seja raramente, e se justifique. Eu sou ex-paciente psiquiátrico, mas mereço respeito no meu CAPS. E quando sair mais cedo APRENDA A PEDIR DESCULPAS PELO INCÔMODO PESSOALMENTE. Não transforme as pessoas em seu GAROTO DE RECADOS, não abuse das pessoas dessa forma.

Um comentário:

  1. Monique T.9:53 PM

    Olá achei muito interessante o blog, estou me formado em serviço social e meu Trabalho de Conslusão de Curso é sobre o trabalho realizado pelos CAPS, entrevistei profissionais de 2 CAPS no municipio do RJ e um em Niteroi. Estou pensando que seria interessante entrevistar alguns usuários do CAPS também, para avaliar como esta o serviço hoje, pela visão de quem usa. Se achar interesante, me envie um e-mail: niquesesoufrj@gmail.com. Abraços, Monique Tardem.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you