3.5.09

A diversidade do Paciente Psiquiátrico

Com a palavra, Carrano:

...Não fiquei muito entusiasmado. Mas quando me encontrava, ele cobrava. A novena é às quartas-feiras, em vários horários, faça Austry! Não tinha nada a perder. Por que não? Acompanhei sem fé tudo aquilo que ouvia na novena. Mas de alguma maneira, já na primeira vez saí mais calmo. Retornei na semana seguinte e, a cada novena, eu estava me acalmando. Todas as semanas, por um longo período eu estava lá, no Alto da Glória, bairro onde fica a igreja da Santa.

E aos entendidos em Psiquiatria, e aos psiquiatras, eu lhes afirmo que tudo começou a encaixar-se dentro da minha cabeça. Também dispenso suas explicações hipócritas do que aconteceu. Eles podem querer explicar da seguinte maneira: que eu sugestionava minha mente e meu subconsciente ao pedir à Santa minha melhora nas novenas e, assim, comecei a melhorar. Mas eu fico com a definição do prêmio Nobel de Física Niels Bohr: "...também devemos considerar leis de uma espécie totalmente diferente."

Se foi auto-sugestão, ou milagre, eu não sei. Só sei que a nuvem de dúvidas, o branco em minha mente se dissiparam, como se alguma mão invisível as tirasse de minha mente.

Extraído do livro CANTO DOS MALDITOS, de Austregésilo Carrano Bueno


Muito obrigado, Carrano, por sua contribuição na luta contra os preconceitos religiosos que muitos profissionais de saúde mental têm contra os pacientes psiquiátricos religiosos. Eles não sabem o bem que a religião faz para o paciente psiquiátrico religioso e parece que não buscam saber. O paciente psiquiátrico tem sua diversidade. Uns estarão ligados à religiões, e os profissionais de saúde deverão aprender a respeitar essa diversidade, assim como tentam respeitar a diversidade sexual.

Na novela Caminho das Índias, infelizmente, eu tenho visto uma certa intolerância religiosa. Espero que isso não continue. Não há dúvida de que quando um religioso diz que certo ritual ajudará na recuperação do paciente psiquiátrico os profissionais de saúde mental devem respeitar isso e até incentivar. Espero que os profissionais do futuro aprendam isso.

Carrano costumava chamar a psiquiatria de sacerdócio. E com razão. A psiquiatria adotou certos hábitos que parecem dogmas. Como, por exemplo, essa intolerância com a crença religiosa. Aliás, o livro de Carrano é uma escola de boas maneiras para profissionais de saúde mental. Sério mesmo. Se você é profissional de saúde mental, leia e releia o livro Canto dos Malditos. Você vai aprender muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you