17.5.09

Tratamento Humano X Psicotrópicos

O Orlando, também viciado em pico, destilava uma mistura de comprimidos que roubava na enfermaria de remédios. Colocava aquele preparado na seringa descartável que apanhava na lixeira da sala de enfermagem. E se aplicava, me oferecia...

O texto acima foi extraído do livro CANTO DOS MALDITOS de Austregésilo Carrano Bueno. Orlando e Carrano tinham sido internados por ser usuários de drogas. Mas na internação eles foram medicados com drogas psicotrópicas, drogas psiquiátricas. E fatalmente eles perceberam os efeitos narcóticos das drogas psiquiátricas. Como é mostrado no texto acima, eles usavam as próprias drogas psicotrópicas para ficar doidões... dentro do hospício!

Eu coloquei esse texto para alertar as pessoas sobre a LOUCURA que é usar drogas para tratar dependência de drogas. O impressionante é que cocaína e heroína já foram utilizadas no tratamento da dependência da morfina. Dá para acreditar? Se quiser conferir os fatos pesquise cocaína, heroína e morfina na Wikipédia.

Mas sobretudo eu quero que os psiquiatras reflitam sobre os perigos da prescrição de drogas psicotrópicas para tratar doenças mentais. Drogas que são usadas por quem quer ficar doidão não deveriam ser usadas para tratar doenças mentais. Eu até acho que quando a pessoa está em surto a droga psicotrópica ajuda bastante. Pois a droga certa pode sedar a pessoa que está muito agitada, fazendo-a relaxar. Isso é bom. Uma droga psicotrópica de emergência não pode ser condenada. Com tal uso emergencial até eu concordo.

Uso de drogas psicotrópicas para emergências, tudo bem. Mas não se trata doenças mentais com drogas psicotrópicas. Se trata com toque humano. Com paciência. Com um acompanhamento bem estruturado. Com profissinais preparados para lidar com o paciente psiquiátrico. Com terapias variadas. Com técnicas que incentivem o paciente psiquiátrico. A única coisa que se pode conseguir mantendo uma pessoa tomando uma droga psicotrópica por um longo período é viciá-la.

Me parece que usam drogas psicotrópicas para evitar o trabalho de acompanhar o paciente de perto. Tanto que alguns pacientes sequer vão ao psiquiatra para pegar medicação. Algum familiar pega para eles. Alguns pacientes sequer falam com seus psiquiatras. Os familiares falam por eles. Seria ótimo se quando um computador ficasse ruim a gente jogasse um comprimido em cima dele e ele ficasse bom. Mas infelizmente a gente tem que ligá-lo, abri-lo e mexer para consertar.

E para sensibilizá-los, vou contar minha experiência com as drogas psicotrópicas. Hoje em dia eu não deixo mais de tomar minha droga psicotrópica. Não é porque eu sou disciplinado. Não. Porque não consigo. Já estou viciado. Psiquiatras vão dizer que drogas psicotrópicas não viciam.

Como me tornei viciado

Mas minha experiência tomando tais drogas dizem o contrário. E pensemos um pouco no efeito de certas drogas psicotrópicas. Uma medicação para tratar depressão deixa a pessoa para cima, animada. Agora pense um pouco: você não acha que a pessoa vai se acostumar com a sensação de bem estar causada pela droga ao ponto de sentir falta se ficar sem a droga?

Foi o que aconteceu comigo. Antes de tomar lítio eu já estava bem por dois anos sem crises. Daí eu comecei a tomar lítio (droga psicotrópica) por um capricho do psiquiatra. O psiquiatra praticamente me obrigou a tomar lítio. Pelo jeito ele achava que eu estava deprimido. Logo comecei a tomar lítio. Uau! Que delícia! Que beleza! Eu me senti o máximo! Me senti cheio de coragem e ousadia para a vida! Minha capacidade sexual foi às alturas! Eu me sentia cheio de energia! Como nunca tinha me sentido antes! Até passei a sentir menos necessidade de sono. Mas aí eu comecei a perceber que as pessoas estavam estranhando meu comportamento. Me diziam que estava mais exaltado. Diziam que eu era calmo. Perguntavam o que tinha acontecido. Eu buscava não me importar.

Até que eu comecei a perceber o lado ruim da droga. Depois de me sentir muito eufórico eu sentia uma certa tristeza. Mas sempre passava. Comecei a tremer. Comecei a sentir a dificuldade para pensar. Comecei a sentir a dificuldade para falar. E comecei a perceber que dormir estava cada vez mais difícil para mim. Afinal, com tanta energia! Eu estava mais vigoroso do que quando tinha 17, 18 19, 20 anos... e quanto mais o tempo passava, mais vigoroso eu ficava! Com mais de 30 anos, eu estava mais vigoroso que nunca!

Eu já estava com medo do que poderia acontecer se eu continuasse tomando aquele lítio. Por outro lado eu já não confiava mais em psiquiatras, e tinha medo de me passarem outra droga com efeitos malucos. Depois de muita consideração, aceitei que uma psiquiatra substituisse o lítio pelo risperidona (que eu tomava antes). Porém, depois de um tempo percebi que eu não podia aguentar de saudades daqueles efeitos animadores do lítio. E implorei que a psiquiatra devolvesse meu lítio!

Mas agora, cada vez mais eu quero sentir coisas mais fortes. Tanto que agora eu já penso em experimentar alguma coisa que dê sensações mais intensas que as oferecidas pelo lítio... é... daí eu percebi que eu estou é viciado... por uma droga bem semelhante à cocaina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you