24.7.10

Conversar e consultar: Um mar de diferença

Eu costumo dizer que os profissionais de saúde mental pública NÃO SABEM conversar com os usuários de saúde mental. Eles só sabem CONSULTAR.

Há uma diferença grande entre CONVERSAR e CONSULTAR.

Tanto que quando um paciente psiquiátrico está fora do controle eles NUNCA sabem conversar com essa pessoa. Aí eles chamam os guardas. E esses guardas, por mais bonzinhos que sejam, ASSUSTAM os pacientes psiquiátricos, às vezes simplesmente POR CAUSA DO UNIFORME.

Ou seja, alguém que fica revoltado é PUNIDO, é colocado NA LINHA pelo guarda. É desta forma que a coisa chega à mente dos usuários de saúde mental.

Ou você se comporta ou chamamos o guarda para internar você. É essa a mensagem passada ao paciente psiquiátrico quando alguém diz que vai chamar o guarda. Principalmente porque ele já viu seus companheiros sendo amarrados e internados por guardas MUITAS VEZES.

Tanto é assim que quando eu estava na escola de informática e algum usuário ficava fora de controle os outros usuários diziam “chama o guarda!” Diziam isso automaticamente. Aí eu SEMPRE dizia: “chame algum psicólogo ou psiquiatra! Ele não precisa de guarda!”

Chamar os guardas passa uma mentalidade HORRÍVEL para os usuários de saúde mental pacientes psiquiátricos. Estão num local de tratamento e quando alguém perde a paciência é INTIMIDADO POR UM GUARDA? A pessoa está no CAPS para tratamento. A direção da unidade deveria CONVERSAR com a pessoa, como acontece em TODAS as repartições PÚBLICAS e PRIVADAS.

Não é legal mandar um GUARDA intimidar quem se revolta.

Lembra daquela frase: “QUERO FALAR COM A GERÊNCIA”?

O único problema é que esses psicólogos não estão preparados para conversar... Eles não estão preparados para conversar com as pessoas revoltadas. Pois infelizmente eles foram PREPARADOS PARA CONSULTAR e não para CONVERSAR.

Não sabem conversar. E isso deveria ser aprendido nas faculdades e universidades em saúde mental...

Eu sempre surpreendi os frequentadores do CAPS ao dizer que a pessoa paciente psiquiátrico que está se comportando mal não cometeu NENHUM CRIME e não precisa de GUARDAS. Precisa de CONVERSA SÉRIA, COM RESPEITO.

Mandar guardas é sinal de indiferença e de INTIMIDAÇÃO.

E seria necessário um psicólogo ou psiquiatra conversar (e não consultar) mesmo para se certificar se a pessoa não está revoltada por causa da doença mental, por causa clínica. Um guarda NÃO PODERIA VER ISSO.

Mandar um guarda é uma das MAIORES FALTA DE RESPEITO QUE JÁ VI.

ESTE COMPORTAMENTO que indico aqui seria RESPEITO aos direitos da pessoa de ser tratada com humanidade.

Um comentário:

  1. E a tal conversa de corredor? Paciente que quer só uma receitinha?
    Não é nem será nunca assim...
    Te add no meu cantinho , precisamos divulgar a psiquiatria.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you