27.7.10

Possibilidades de Inclusão Social do CAPS SE Bem Aproveitado

Eu sempre achei que os professores de informática das instituições de saúde mental que são ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos mereciam todo o respeito.

Pois devido a importância de seu trabalho, não tenho dúvida que mereciam ser respeitados por todos no CAPS. Os funcionários, técnicos do CAPS deveriam respeitar essas pessoas acima de tudo, deveriam dar todo o apoio.

Mas infelizmente meus professores de informática do CAPS sempre foram INVISÍVEIS para os técnicos e funcionários do CAPS em geral.

Eu que imaginava que eram figuras super respeitadas, vim a saber que eram ignorados.

E apesar do CDI ser uma ONG de informática fantástica, eles nunca deram o devido valor a seus educadores, os instrutores de informática.

Enquanto eu estive trabalhando lá vi educadores (professores de informática) sendo dispensados por entrar em SURTO.

E quem era dispensado, infelizmente sempre foi ESQUECIDO.

Quando eu comecei a dar aulas no CAPS Rubens Corrêa comecei a lutar bravamente para derrubar os preconceitos e discriminações.

Até cheguei a conseguir fazer ligações para os alunos do CAPS, quer dizer, conseguia usar o telefone do CAPS, já que aqueles que deram aulas antes de mim nunca conseguiram.

Eu até conseguia fazer ligações, mas como ainda era desrespeitado!!

Quando eu ia ligar tinha que dar minha vez para funcionários do CAPS ligar para namorada, para a mãe, etc.

Eles primeiro queriam usar o telefone para falar com os amigos e não percebiam que minhas ligações DEVIAM ser prioridade, pois eram ligações de TRABALHO. Devido a essas dificuldades eu acabava preferindo ligar de um orelhão e pagar a ligação, pois era difícil encontrar o telefone desocupado.

Depois de atuar anos como instrutor de informática no CAPS pretendia ajudar a tirar o maior proveito do lugar para a inclusão de usuários em saúde mental, assim como pessoas da comunidade.

Pretendia que outros usuários do CAPS pudessem se formar no CDI para serem educadores. Assim eu poderia fazer outros serviços, como dar um auxílio de inglês, como os alunos tinham pedido.

Triste ver como a maldade, o ciúme e a indiferença de profissionais de saúde mental esteja dificultando tanto este projeto.

Apesar do CDI ser um ótimo grupo, infelizmente a gestora direta que trata das escolas de informática das instituições psiquiátricas não está à altura do CDI e simplesmente IGNORA o que está acontecendo com a gente que trabalhou recebendo pelo CDI.

Infelizmente essa gestora do CDI discrimina os CAPS, inclusive ela fez uma cláusula no contrato para tirar escolas de informática dos CAPS arrumando um pretexto para dizer que é bom.

Ela nunca sequer me enviou um e-mail para saber o que acontece na escola de informática.

Mas ela acompanha as duas escolas que estão nos hospitais psiquiátricos, provavelmente para mostrar trabalho para as técnicas que estão a frente do projeto que por coincidência trabalham nesses hospitais psiquiátricos. (Provavelmente ela espera receber favores no futuro, quem sabe facilidades de emprego caso seja demitida do CDI.)

É triste ver que eu recebo mais contato da moça que tinha trabalhado como gestora e foi demitida.

E também recebo mais contato da funcionária da prefeitura sequer viu o projeto funcionando mas tem mais interesse e respeito que as técnicas funcionárias dos hospitais psiquiátricos e que a gestora do CDI que DEVERIAM defender o projeto e mostrar um mínimo de preocupação pelos usuários de saúde mental que recebiam como professores(educadores).

entrar em contato com os pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos que têm feito esse trabalho seria um sinal de consideração, que infelizmente essa gente não tem.

Bem, se eles queriam acabar com as escolas de informática nos CAPS estão com uma ótima oportunidade, pelo menos por enquanto.

Pois eu estou ótimo e não sei se vale a pena voltar a ser discriminado por essa gente. Estou pensando SE vale a pena voltar a lutar por custeio do governo para haver atividades produtivas como cursos de informática nos CAPS e instituições psiquiátricas.

agora estou começando a considerar a entrar com um processo contra essa gente por perdas e danos.

triste ter chegado a esse ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you