14.7.10

Saúde Mental Pública Em Crise, Pacientes Psiquiátricos Sem Direitos Respeitados

Desde 1999, quando fui internado pela primeira vez, esse é o PIOR MOMENTO DA SAÚDE MENTAL PÚBLICA NO BRASIL, sem dúvida.

É um abandono total. Em 1999 talvez houvesse dificuldades, mas ao menos tinha um certo número de psiquiatras para fazer o trabalho. Ou seja, havia psiquiatras o suficiente, ao menos, apesar do tratamento não ser mil maravilhas. Hoje infelizmente não há psiquiatras que possa atender a demanda EM NENHUMA INSTITUIÇÃO PSIQUIÁTRICA PÚBLICA.

Infelizmente, digo com certeza: NÃO ESTÁ HAVENDO ATENDIMENTO HUMANO NAS INSTITUIÇÕES PSIQUIÁTRICAS PÚBLICAS, com certeza, no Rio de Janeiro não está.

NOTA: Se você disser que está havendo atendimento humano em seu estado gostaria que provasse isso.

Sinto muito por aqueles que estão internados HOJE. Com certeza estão sofrendo bem mais que na época em que eu fui internado, que era bem melhor.

Quero mais uma vez me desculpar aos bons psiquiatras e psicólogos e bons profissionais de saúde mental em geral. Quero enfatizar mais uma vez que as broncas que coloco aqui são voltadas para os profissionais preguiçosos e exploradores.

E também é uma bronca para quem se omite, apesar da bronca ser voltada para os exploradores. E nem todos os profissionais são assim, graças aos deuses.

Observe, por exemplo, que eu inclusive tenho links para páginas de psicólogos e psiquiatras que vejo que fazem bem seu trabalho, apesar das dificuldades.

Para que serve uma lei que ninguém conhece? Se nem os advogados e juízes a conhecem, como fazê-la ser cumprida?


Eu conheço de leis, mas sou praticamente ignorante sobre os procedimentos legais. Perguntei ao advogado qual tipo de direito cuida das questões das pessoas acometidas por transtornos mentais.

Sem brincadeira. Sabe qual foi a resposta dele? DIREITO PREVIDENCIÁRIO, disse ele!

Direito previdenciário cuida de aposentar e curatelar pessoas. Eles acham que nós só temos o direito de sermos aposentados ou curatelados. Entrei em contato com alguns advogados, e todos eles desconheciam TOTALMENTE sobre direitos de pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.

Interessante ver que quando houve a REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA os profissionais de saúde mental não se preocuparam em garantir advogados para as pessoas que sofreram com as internações que tanto oprimem. Eles arrumaram assistentes sociais. Com todo respeito aos assistentes sociais, até hoje eu só tenho visto assistentes sociais garantir aposentadorias e curatelas.

A Lei 10216 é muito bonita. Mas sou obrigado admitir que no momento é pura maquilagem. Nada se faz para se buscar cumprir essa lei. Tanto que para se cumprir uma lei advogados deveriam ao menos conhecê-la. Lei desconhecida por advogados não pode ser considerada lei.

Parece que muitos dos profissionais de saúde mental só querem aparecer na mídia e vender livros. E em seus livros não existem leis, nem direitos. Só existem diagnósticos.

Infelizmente cabe a nós cidadãos interessados fazer com que a Lei 10216 se TORNE DE FATO uma lei prática, real, uma lei que seja respeitada.

Um trabalho difícil, mas possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you