8.11.10

Lacunas na Reforma Psiquiátrica

Ao observar o grande empenho de certos militantes da Luta Antimanicomial não posso deixar de observar com tristeza que a realização da Reforma dificilmente acontece.

Uma vez vi uma paciente psiquiátrica chorando ao ver uma companheira paciente psiquiátrica ser internada.

Apesar de detestar ver internações, devo admitir que os CAPS não têm estrutura para manter as pessoas.

Como? Se até almoço falta? Infelizmente internar a pessoa é a melhor solução, pois os CAPS estão piores que os hospitais psiquiátricos.

É uma realidade triste que eu não gostaria de ver.

Edileuza aconselha a denunciar famílias que mantém pacientes psiquiátricos em cárcere privado aos CAPS.

Mas os CAPS sabem de vários casos desses e faz vista grossa. Enviam medicação para pessoas que são mantidas em cárcere privado. Os CAPS são cúmplices.

É triste ver que a realidade é bem mais dura que nossos sonhos e que na realidade as lacunas da Reforma Psiquiátrica não são preenchidas. São escondidas.

Um comentário:

  1. O Pinel também não é lá estas coisas. Já ouvi histórias de paciente que foi contida por um policial e um enfermeiro.
    Ela me contou com lágrimas nos olhos que o policial disse: "Vamos arrastar ela até o terceiro andar." o enfermeiro respondeu: "Você quer que eu perca o me emprego?"
    O qe um policial está fazendo nesta história?
    O enfermeiro pensa é no emprego não no horror da paciente.
    Vi a sua lista e achei muito boa. Só te lembro que a paroxetina é vendida também como Aropax.
    Aqui no Brasil e Austrália também.
    Acho que eles usam estes nomes diferentes para se o paciente pesquisar não achar informação diferente da do laboratório.
    É dura esta luta!
    Saúde mental é o último da lista.
    O pior é que isto é mundialmente assim. Nos EUA é igual, na Inglaterra também... e por aí vai.
    As pessoas não entendem pois ão são informadas e aqueles que se dedicam são os usuários ou familiares que amam alguém que tenha algum problema.
    No geral as pessoas pensam que:
    "É louco/a. Tem que ir para o hospício por que tá maluco. Precisa de remédio e médico..."
    E os políticos ganhando dinheiro...
    Uffa!
    Eu sei que vou morrer e não verei diferença.
    Mas ao menos um mínimo eu fiz.
    Obrigada por estar na luta amigo.
    Saúde e paz para você.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you