30.7.10

Reavaliando a grave situação da saúde mental pública (Desculpe pelo susto, mas...)

Neste últimos dias estou publicando postagens que causarão profundo SUSTO, ESPANTO a quem lê. estamos num ponto altamente crítico da saúde mental pública e infelizmente ações urgentes e RADICAIS são necessárias.

O SUS nunca foi uma maravilha, mas conseguiu regredir. E a indiferença de muitas pessoas ligadas a saúde mental ME ENOJA PROFUNDAMENTE.

Jogar o problema para debaixo do tapete não resolve. esconder o problema não resolve.

Recapitulando o que disse nos últimos dias:

Tenho falado que pessoas recebem psicotrópicos sem se sequer aparecer nos serviços de saúde mental para ser avaliados. Lembrei que esse é um procedimento nada seguro para saúde dessas pessoas.

Essa é uma postagem de lembrete.

E o mais importante: falei sobre os efeitos colaterais dos psicotrópicos e que é PERIGOSÍSSIMO tomar psicotrópicos sem acompanhamento médico. Pode ser muito perigoso. E infelizmente, os serviços de saúde mental ESTÃO DANDO PSICOTRÓPICOS PARA AS PESSOAS SEM EXISTIR AVALIAÇÃO DE PSIQUIATRAS, POIS ESTÁ FALTANDO PSIQUIATRAS!!!!!

Falei também sobre o CDI, que é uma ONG de informática formidável, muito boa, mas as pessoas que fazem a gestão das escolas de informática dentro de instituições psiquiátricas têm agido com incontestável discriminação.

Acompanham hospitais psiquiátricos onde estão profissionais de saúde influentes e se esquecem dos CAPS.

Também mencionei que educadores da escola de informática nas instituições psiquiátricas foram dispensados quando estavam em surto.

O problema principal não foi dispensá-los quando estavam em surto. O problema é que foi uma coisa feita de maneira FRIA.

O CDI não fez nada de ilegal na época, pois esses educadores pacientes psiquiátricos não estavam protegidos pelas leis do trabalho por não ter carteira assinada NA ÉPOCA.

O problema está na falta de consideração.

Todas essas pessoas que fazem tratamento psiquiátrico e trabalharam no CDI e foram dispensadas mereciam mais respeito, na verdade mereciam HOMENAGENS DA PARTE DO CDI. Mas o que aconteceu é que essas pessoas foram esquecidas, como algo descartável.

Me aguarde, pois já volto trazendo mais luz ao tema, E BOTANDO MAIS LENHA NA FOGUEIRA!!

Desculpem pelas postagens atrasadas.

27.7.10

Possibilidades de Inclusão Social do CAPS SE Bem Aproveitado

Eu sempre achei que os professores de informática das instituições de saúde mental que são ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos mereciam todo o respeito.

Pois devido a importância de seu trabalho, não tenho dúvida que mereciam ser respeitados por todos no CAPS. Os funcionários, técnicos do CAPS deveriam respeitar essas pessoas acima de tudo, deveriam dar todo o apoio.

Mas infelizmente meus professores de informática do CAPS sempre foram INVISÍVEIS para os técnicos e funcionários do CAPS em geral.

Eu que imaginava que eram figuras super respeitadas, vim a saber que eram ignorados.

E apesar do CDI ser uma ONG de informática fantástica, eles nunca deram o devido valor a seus educadores, os instrutores de informática.

Enquanto eu estive trabalhando lá vi educadores (professores de informática) sendo dispensados por entrar em SURTO.

E quem era dispensado, infelizmente sempre foi ESQUECIDO.

Quando eu comecei a dar aulas no CAPS Rubens Corrêa comecei a lutar bravamente para derrubar os preconceitos e discriminações.

Até cheguei a conseguir fazer ligações para os alunos do CAPS, quer dizer, conseguia usar o telefone do CAPS, já que aqueles que deram aulas antes de mim nunca conseguiram.

Eu até conseguia fazer ligações, mas como ainda era desrespeitado!!

Quando eu ia ligar tinha que dar minha vez para funcionários do CAPS ligar para namorada, para a mãe, etc.

Eles primeiro queriam usar o telefone para falar com os amigos e não percebiam que minhas ligações DEVIAM ser prioridade, pois eram ligações de TRABALHO. Devido a essas dificuldades eu acabava preferindo ligar de um orelhão e pagar a ligação, pois era difícil encontrar o telefone desocupado.

Depois de atuar anos como instrutor de informática no CAPS pretendia ajudar a tirar o maior proveito do lugar para a inclusão de usuários em saúde mental, assim como pessoas da comunidade.

Pretendia que outros usuários do CAPS pudessem se formar no CDI para serem educadores. Assim eu poderia fazer outros serviços, como dar um auxílio de inglês, como os alunos tinham pedido.

Triste ver como a maldade, o ciúme e a indiferença de profissionais de saúde mental esteja dificultando tanto este projeto.

Apesar do CDI ser um ótimo grupo, infelizmente a gestora direta que trata das escolas de informática das instituições psiquiátricas não está à altura do CDI e simplesmente IGNORA o que está acontecendo com a gente que trabalhou recebendo pelo CDI.

Infelizmente essa gestora do CDI discrimina os CAPS, inclusive ela fez uma cláusula no contrato para tirar escolas de informática dos CAPS arrumando um pretexto para dizer que é bom.

Ela nunca sequer me enviou um e-mail para saber o que acontece na escola de informática.

Mas ela acompanha as duas escolas que estão nos hospitais psiquiátricos, provavelmente para mostrar trabalho para as técnicas que estão a frente do projeto que por coincidência trabalham nesses hospitais psiquiátricos. (Provavelmente ela espera receber favores no futuro, quem sabe facilidades de emprego caso seja demitida do CDI.)

É triste ver que eu recebo mais contato da moça que tinha trabalhado como gestora e foi demitida.

E também recebo mais contato da funcionária da prefeitura sequer viu o projeto funcionando mas tem mais interesse e respeito que as técnicas funcionárias dos hospitais psiquiátricos e que a gestora do CDI que DEVERIAM defender o projeto e mostrar um mínimo de preocupação pelos usuários de saúde mental que recebiam como professores(educadores).

entrar em contato com os pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos que têm feito esse trabalho seria um sinal de consideração, que infelizmente essa gente não tem.

Bem, se eles queriam acabar com as escolas de informática nos CAPS estão com uma ótima oportunidade, pelo menos por enquanto.

Pois eu estou ótimo e não sei se vale a pena voltar a ser discriminado por essa gente. Estou pensando SE vale a pena voltar a lutar por custeio do governo para haver atividades produtivas como cursos de informática nos CAPS e instituições psiquiátricas.

agora estou começando a considerar a entrar com um processo contra essa gente por perdas e danos.

triste ter chegado a esse ponto.

26.7.10

Reinserção Social do Paciente Psiquiátrico Em Seu Meio

A Lei 10216, em sua grande sabedoria, coloca que "o tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio".

Isso tem sido muito esquecido pelos técnicos em saúde mental da atualidade, infelizmente.

A Lei ainda, diz, com bastante sabedoria, que a pessoa acometida com transtorno mental deve "ser tratada com humanidade e respeito no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade".

Daí que me perguntaram no chamado GRUPO DE REFERÊNCIA do CAPS Rubens Corrêa se eu achava que ainda precisava do "tratamento". Pena que acabou que não me deixaram responder.

Pois se me perguntarem se eu acho que eu preciso da medicação que dão para a gente nas instituições de saúde mental eu não tenho dúvida em dizer que NÃO PRECISO DA MEDICAÇÃO, COM CERTEZA.

Pois com os efeitos colaterais que experimentei e que descrevi aqui não há dúvida que essa medicação só me coloca em risco de recaídas bem piores, em vez de melhorar.

E depois de resistir aos riscos dos efeitos colaterais até hoje, não tenho tanto medo de surto.

Deixe-me resumir aqui e agora os

EFEITOS DOS PSICOTRÓPICOS, EFEITOS DA MEDICAÇÃO PSIQUIÁTRICA

Efeitos do carbonato de lítio - diarreia nos locais mais impróprios, perda do sono, irritação, hipersexualidade, tremores, alucinações...

Efeitos da risperidona - prisão de ventre, muita vontade de ficar deitado, uma sonolência, impotência sexual, desânimo semelhante à depressão descrita pelas pessoas... risperidona causa mais apatia que haloperidol.

Efeitos do haloperidol - muita vontade de ficar deitado, mas sem sonolência durante o dia, uma sensação como se tivessem tirado nossa áurea, como se tivessem tirado nosso sangue, uma falta de prazer nas coisas que mais gostamos, impotência sexual. Apesar desses efeitos, haloperidol em baixa dosagem permite uma vida suportável.

Mesmo assim tanto o haloperidol quanto a risperidona são bem positivos e úteis para causar sono em tempos de insônia.

O interessante é que eu continuava com MUITA vontade de viver com os efeitos depressivos do haloperidol e da risperidona, pois dava para sentir que era uma DEPRESSÃO ARTIFICIAL causada pela medicação.

Infelizmente NUNCA vi nenhum efeito positivo do lítio. NUNCA precisei de medicação para ficar ANIMADO, e praticamente ESSA é a função do lítio. O lítio só causa dependência psicológica. Pois quando a psiquiatra suspendeu o lítio eu fiquei com saudades da hipersexualidade. (Mas logo re-aprendi a viver com sexualidade normal.)

Enfim, ninguém precisa de nenhum dos efeitos mencionados acima para viver bem. (Claro que, como já disse, o haloperidol e a risperidona podem ser essenciais para trazer sono quando necessário. Mas uma vez que o sono está NORMALIZADO devem ser suspensos, sem dúvida.)

O impressionante é que querem comparar doenças crônicas como diabetes e AIDS (SIDA) com o chamado transtorno mental.

Vamos falar sério. Se você ficar sem tomar a medicação da diabetes seu pé pode cair, e isso acontece LOGO. Se você fica sem tomar medicação para AIDS você pode pegar uma pneumonia e morrer LOGO.

Porém, vemos pessoas que param de tomar medicação psiquiátrica e passam a dormir melhor e param de ter vontade de cometer suicídio, param de ter alucinações...

Aí dizem que um surto às vezes demora para voltar, às vezes demora dez anos. MAS SEMPRE VOLTA!!! Eles intimidam...

Aí, como você não sabe se o surto vem agora ou daqui a dez anos você deve tomar a medicação para garantir...

Ou seja, na AIDS e na diabetes parar de tomar medicação pode causar sérios danos em questão de dias ou semanas... na doença mental pode ser em questão de anos!!

Vamos falar sério: se meu grande risco é ter um surto daqui a dez anos por não tomar a medicação hoje eu não me preocupo. Nem sei se vou estar vivo daqui a dez anos.

Como falei neste blog, um dos efeitos colaterais de vários psicotrópicos é vontade de cometer suicídio. Vamos falar sério, resumindo, manter uma pessoa tomando uma droga que pode fazê-lo tentar suicídio NÃO BENEFICIA A SUA SAÚDE, como pede a Lei.

NÃO DÁ PARA COMPARAR DOENÇAS CRÔNICAS COMO AIDS E DIABETES COM DOENÇA MENTAL. Se você deixa de tomar medicação para diabetes é claramente comprovado que você terá um problema SÉRIO LOGO.

E medicação psiquiátrica tradicional são NARCÓTICOS. é muito diferente das medicações comuns.

Porém sabemos de várias pessoas que pararam de tomar psicotrópicos e tiveram sua saúde mental melhorada, passando a dormir melhor, etc.

Bem, o lítio me tira o sono e dá irritação. que benefício para a saúde a falta de sono traz? Em que eu me beneficio ficando irritado?

Na verdade essa maldita irritação causada por essas drogas me afastou de pessoas que eu gostava, me fez perder relacionamentos com mulheres, ou seja, só me afastou mais ainda da comunidade, SÓ ME EXCLUIU MAIS AINDA.

Eu contei neste blog que em vários momentos eu deixei de tomar a medicação para conseguir dormir, pois A MEDICAÇÃO TIRAVA O SONO, E EU SABIA QUE PODERIA SURTAR SE NÃO DORMISSE.

Vão me desculpar, mas essa medicação não é garantia de benefício para a saúde.

Essa medicação deve ser mantida para quem ESTÁ SENDO BENEFICIADO POR ESSA MEDICAÇÃO. (SE houver alguém que se beneficie com esses psicotrópicos a LONGO PRAZO, o que eu duvido muito!)

Na verdade tenho me sentido um hipócrita pegando medicação mesmo sabendo que não há nenhum benefício para mim, muito pelo contrário.

Mas parece que eu deixei claro aqui que para lutar pelos direitos humanos e pelos direitos de todos nós usuários, eu passaria a vida tomando esses psicotrópicos, mesmo sabendo que estou me matando tomando-os...

Na verdade não vejo nenhuma necessidade de EU tomar medicação psiquiátrica, mas vejo necessidade em manter o vínculo com pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos. Pois se não temos uns aos outros ficamos isolados. quem mais poderia nos entender?

Eu considero que o meio daquele que passou as experiências de paciente psiquiátrico é entre pessoas que tiveram a mesma experiência.

E também é meu DEVER lutar para que a Lei seja respeitada.

A Lei diz que eu tenho direito de ser reinserido na comunidade e o poder público não garantiu isso nem para mim nem para meus companheiros pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.

Por isso tenho direito de frequentar o CAPS E LUTAR para que esses direitos de inserção social sejam garantidos.

Infelizmente, falar com psiquiatras tem sido perda de tempo. Parece que alguns psiquiatras do SUS acham que é ERRADO SUSPENDER MEDICAÇÃO, MESMO QUANDO A MEDICAÇÃO SÓ CAUSA DANOS, TIRA O SONO E CAUSA ALUCINAÇÕES.

E a coisa piora com a rotatividade dos psiquiatras...

Mas aí dirão: como você pode ter certeza que é a risperidona que causa a depressão? Vamos falar sério. É bem fácil saber. Nem vou mencionar os livros que tratam sobre isso.

Ninguém sabe mais dos efeitos da medicação que a pessoa que toma. Por isso psiquiatras DEVERIAM ouvir seus pacientes para prescrever melhor.

Será que não está EVIDENTE? Eu EXPERIMENTEI.Uma coisa que os psiquiatras deveriam fazer.

Ao me sentir deprimido, por exemplo, parei de tomar a risperidona e a depressão passou aí eu voltei a tomar depois. E se eu continuasse tomando sem interromper certamente eu cometeria suicídio. Isso não deixa evidente que a depressão era causada pela risperidona? E eu NUNCA tinha sentido nenhuma depressão antes de tomar essas drogas.

Da mesma forma, quando fiquei sem sono interrompi o lítio e consegui dormir. Não é fácil de descobrir?

eu não queria falar tanto de mim, mas é necessário para esclarecer a luta e lutar pela garantia de direitos ignorados.

E o direito que trato aqui é O DIREITO DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO DE BENEFICIAR SUA SAÚDE, como diz a Lei, apesar dos profissionais de saúde mental aparentemente ignorarem. Devo continuar com esse tema.

25.7.10

Necessidade Real de Acompanhamento DIÁRIO dos Pacientes Psiquiátricos

Sabem aquele rapaz que eu disse que foi internado à força NO CAPS apesar de não estar violento, nem muito agitado, mas apenas CHATO?

Ele estava sendo internado repetidas vezes por ANOS, indo e voltando de internações. E quando ele se recuperou e ficou bom por um tempinho mais sabe o que os técnicos do CAPS fizeram?

Disseram que ele não precisava muito do CAPS e que poderia aparecer no CAPS uma vez por mês só para pegar medicação!!!

Esse rapaz, depois de todas essas internações deveria passar a frequentar o CAPS diariamente para ser CUIDADO, PARA SE EVITAR NOVAS RECAÍDAS. PARA SE ENTENDER CLARAMENTE O CASO DELE!!!

Ora, ele ficou ANOS indo e voltando de internações, COMO ALGUÉM TEM A CORAGEM DE DIZER QUE É VANTAJOSO PARA ELE PEGAR MEDICAÇÃO UMA VEZ POR MÊS depois de ele ficar bem APENAS por uns três meses????

E sempre que eles fazem isso novas recaídas acontecem... Mas eles continuam repetindo o erro para TER MENOS TRABALHO NOS CAPS!!! (Não dá para culpar muito os técnicos do CAPS, pois às vezes, falta pessoal para atender para usuários.)

Eu realmente tenho MEDO dos métodos empregados na saúde mental pública, pois já vi várias vidas de pacientes psiquiátricos destruídas por esses erros repetitivos e por não ouvirem o que os pacientes psiquiátricos dizem.

E vários desses casos eu relatei aqui.

24.7.10

Conversar e consultar: Um mar de diferença

Eu costumo dizer que os profissionais de saúde mental pública NÃO SABEM conversar com os usuários de saúde mental. Eles só sabem CONSULTAR.

Há uma diferença grande entre CONVERSAR e CONSULTAR.

Tanto que quando um paciente psiquiátrico está fora do controle eles NUNCA sabem conversar com essa pessoa. Aí eles chamam os guardas. E esses guardas, por mais bonzinhos que sejam, ASSUSTAM os pacientes psiquiátricos, às vezes simplesmente POR CAUSA DO UNIFORME.

Ou seja, alguém que fica revoltado é PUNIDO, é colocado NA LINHA pelo guarda. É desta forma que a coisa chega à mente dos usuários de saúde mental.

Ou você se comporta ou chamamos o guarda para internar você. É essa a mensagem passada ao paciente psiquiátrico quando alguém diz que vai chamar o guarda. Principalmente porque ele já viu seus companheiros sendo amarrados e internados por guardas MUITAS VEZES.

Tanto é assim que quando eu estava na escola de informática e algum usuário ficava fora de controle os outros usuários diziam “chama o guarda!” Diziam isso automaticamente. Aí eu SEMPRE dizia: “chame algum psicólogo ou psiquiatra! Ele não precisa de guarda!”

Chamar os guardas passa uma mentalidade HORRÍVEL para os usuários de saúde mental pacientes psiquiátricos. Estão num local de tratamento e quando alguém perde a paciência é INTIMIDADO POR UM GUARDA? A pessoa está no CAPS para tratamento. A direção da unidade deveria CONVERSAR com a pessoa, como acontece em TODAS as repartições PÚBLICAS e PRIVADAS.

Não é legal mandar um GUARDA intimidar quem se revolta.

Lembra daquela frase: “QUERO FALAR COM A GERÊNCIA”?

O único problema é que esses psicólogos não estão preparados para conversar... Eles não estão preparados para conversar com as pessoas revoltadas. Pois infelizmente eles foram PREPARADOS PARA CONSULTAR e não para CONVERSAR.

Não sabem conversar. E isso deveria ser aprendido nas faculdades e universidades em saúde mental...

Eu sempre surpreendi os frequentadores do CAPS ao dizer que a pessoa paciente psiquiátrico que está se comportando mal não cometeu NENHUM CRIME e não precisa de GUARDAS. Precisa de CONVERSA SÉRIA, COM RESPEITO.

Mandar guardas é sinal de indiferença e de INTIMIDAÇÃO.

E seria necessário um psicólogo ou psiquiatra conversar (e não consultar) mesmo para se certificar se a pessoa não está revoltada por causa da doença mental, por causa clínica. Um guarda NÃO PODERIA VER ISSO.

Mandar um guarda é uma das MAIORES FALTA DE RESPEITO QUE JÁ VI.

ESTE COMPORTAMENTO que indico aqui seria RESPEITO aos direitos da pessoa de ser tratada com humanidade.

23.7.10

QUASE NUNCA HOUVE CONVERSA ENTRE PACIENTES PSIQUIÁTRICOS E TÉCNICOS EM SAÚDE MENTAL

Tempos atrás contei sobre a psicóloga que TRABALHAVA comigo e NÃO ERA minha psicóloga de forma alguma e que deixou escapar que estava me CONSULTANDO quando eu achava que ela estava conversando comigo. Ela reclamou que estava me CONSULTANDO DE GRAÇA!!

Eu não tinha pedido nenhuma consulta... Ela estava é me EXPLORANDO, praticando psicologia em mim. (Ela era recém-formada.)

Também falei muito tempo atrás sobre o psicólogo que eu encontrei no caminho do metrô. APARENTEMENTE começamos a conversar e DE REPENTE ele perguntou “VOCÊ ESTÁ TOMANDO A MEDICAÇÃO”?

Esta é uma pergunta aceitável e normal no horário de ATENDIMENTO ou se estivéssemos falando sobre MINHA SAÚDE MENTAL (que não era o caso). Bem inconveniente fazer tal pergunta de repente, do nada.

Como se ele não estivesse me ouvindo quando eu falava sobre o tempo, sobre o metrô, etc., como se ele só estivesse ME OBSERVANDO como um vulgar MATERIAL DE TRABALHO.

Enfim, técnicos em saúde mental geralmente NÃO SABEM CONVERSAR COM PACIENTES PSIQUIÁTRICOS, só sabem consultar.

Eu poderia dizer que isso é OBSESSÃO desses profissionais, ou DOENÇA, mas acho que é apenas DESPREPARO.

22.7.10

A Nossa Voz Que Querem Calar (A Voz Do Paciente Psiquiátrico Que Querem Calar)

Eu me esforço bastante para manter as postagens deste blog, apesar de minhas várias ocupações.

Este blog é a voz do paciente psiquiátrico que querem calar.

Definitivamente esses técnicos não sabem falar com usuários, não são capazes de conversar.

Ou você acha que técnicos que mandam guardas intimidarem os usuários pacientes psiquiátricos sabem conversar?

A que ponto chegamos.

Eu estava separando um tempo, a muitas custas, para ir ao CAPS, ajudar a levar animação e vida para aquela gente tão explorada.

Não vou dizer que trabalho mais que todos, mas com certeza trabalho mais que aquelas pessoas preguiçosas que FINGEM que trabalham no CAPS e querem sair cada dia mais cedo, querem cada vez mais escapar do serviço, mesmo que para isso tenham que espantar e hostilizar os usuários do CAPS Rubens Corrêa.

Tenho a impressão que estes técnicos preguiçosos tem algum transtorno. Sabemos que depressão dá preguiça. Quer dizer, depressão dá vontade de não fazer nada. Me pergunto se estão dando medicação para a diretora deste CAPS.

Enfim, imagino que ao menos estejam medicando estes técnicos com a doença da preguiça, medicando-os para que voltem a ter coragem para trabalhar e para que parem de explorar os outros.

Sinceramente para ter tanta preguiça essa diretora deve estar doente.

Não acredito que seja pura malandragem. CLARO QUE NÃO!

Não tenho pressa de voltar ao CAPS. Por enquanto quero curtir a vida sem repressão.

Falando sério: acho uma falta de respeito colocarem em um CAPS pessoas que espantam usuários. Imagine o que ela não fazia com as crianças com transtorno no CAPS de onde ela veio.

No momento não está havendo nenhum TRATAMENTO MENTAL no Brasil. Para tratamento mental é necessário ao menos psiquiatras SUFICIENTES. E isso está faltando. como já disse, tomar medicação psiquiátrica COM psiquiatras já é perigoso, tomar medicação psiquiátrica sem um bom acompanhamento de psiquiatras é SUPER perigoso para a saúde e totalmente desaconselhável.

21.7.10

TIPS FOR PSYCHIATRISTS AND PSYCHOLOGISTS - Dicas Para Psiquiatras e Psicologos

Get to know the person first. Get to know the mental patient first. Don’t use mechanical approaches, which is to say, every person is different from others. I mean, some people love it when you ask them, “are you all right?” some hate it, for example. I HATE IT, for example. I don’t like it when you approach me and ask “are you all right?”

“Are you all right” in Brazil has got two meanings:

“Are you all right” sometimes is a greeting. Are you all right? are you all right? is everything fine? = você está bem? tudo bem? tudo bom?

But sometimes “Are you all right” in Portuguese means the same as in English, that is, is a way to inquire whether a person is in a good mental health.

How to know which is which?

I prefer “good morning”, “good afternoon”, etc.

On the other hand some people won’t welcome a “good afternoon” greeting, for example.

UNDERSTAND that the best way to greet someone is simply say “HI” or “HELLO”.

If you want to know whether a person is feeling well or not be receptive, not intrusive.

Say things such as “if you need some help count on me.” This is solicitous. Make people comfortable.

Don’t say things such as “are you feeling all right?” That’s INTRUSIVE, NEGATIVE. Like I had said some people like it when someone ask them “are all feeling all right?” BUT PEOPLE ARE DIFFERENT! Get to know them first and to know someone the best way is to call their attention with a NEUTER “hi” and be solicitous.

You got to get close to the person if you really want to help. If you think you must be separate from the mental patient I think you’re in the wrong profession.

DON’T MAKE INFERENCES, SAY GOOD AND POSITIVE THINGS

NEVER try to guess what the person is feeling. What are you? A psychologist, a psychiatrist or a clairvoyant? Are you a clairvoyant? If you’re not a clairvoyant don’t act like one.

Don’t say things such as “you seem to be unwell”. Your suggestion might really ruin a person’s disposition. Say good things. People are looking for relief and not for vultures. People don’t need people who feed on tragedy and sadness. If you think you don’t mean to FEED ON the sadness of people SAY GOOD THINGS, be helpful, but NEVER say negative things.

Learn how to listen. Ah, do you think mental patients TALK TOO MUCH? You don’t have patience? Find another profession. This is not your line of work.

Practice before the mirror and try to make yourself comfortable. Your patients notice your nervousness and that arouses their suspicion and they lose confidence on you.

Are you afraid of your patients? The problem isn’t in them. The problem is in you. Go study. They will NEVER offend more than other people, but if you really think they will go learn judo, jiu-jitsu, go learn some martial art and that will teach you HOW TO PROTECT YOURSELF WITHOUT HURTING OTHERS. And that will give you confidence. Just like I said before. Go study.

People need lots of study in these professions. If you don’t want to study CHANGE PROFESSIONS, find another job.

And most importantly:

I will say it again: PEOPLE ARE DIFFERENT. Therefore, no matter how long you studied, every time you meet a new person understand that you are completely IGNORANT about this new person and start from a scratch to learn about this person. Be humble and don’t go telling your patients “that you studied ten years”. Be humble, for this is the best way to REALLY learn, and specially to learn about a person.

Again, LEARN TO LISTEN MORE AND TALK LESS. Preferably, speak when you are asked to.

Remember: a person that you never saw before is a subject that you NEVER studied before.

DICAS PARA PSIQUIATRAS E PSICÓLOGOS


Conheça a pessoa primeiro. Conheça o paciente psiquiátrico primeiro. Não use aproximações mecânicas, quer dizer, cada pessoa é diferente das outras. Quero dizer, algumas pessoas adoram quando a perguntam “está tudo bem?” outras odeiam, por exemplo. EU ODEIO, por exemplo. Eu não gosto quando se aproximam e perguntam “está tudo bem?”

“Tudo bem” no Brasil tem dois significados:

“Tudo bem” às vezes é um cumprimento.

E muitas das vezes é uma INTERROGAÇÃO TÍPICA DE PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS, ou seja, uma INTERROGAÇÃO-CONSULTA. Como saber quando é uma coisa e quando é outra?

Eu prefiro “bom dia”, “boa tarde”, etc.

Pro outro lado algumas pessoas não gostam da saudação “boa tarde”, por exemplo.

ENTENDA que a melhor maneira de cumprimentar alguém é simplesmente dizer “OI” ou “OLÁ”.

Se quer saber se uma pessoa está se sentindo bem ou não seja receptivo, não invasivo.

Diga coisas como “se precisar de ajuda pode contar comigo.” Isto é solicíto. Deixa as pessoas confortáveis.

Não diga coisas do tipo “está tudo bem?” isto é INVASIVO, NEGATIVO. Como já disse, algumas pessoas gostam quando lhes perguntam “está tudo bem?” MAS AS PESSOAS SÃO DIFERENTES! Conheça as pessoas primeiro, e para conhecer as pessoas a melhor maneira é chamar sua atenção com um NEUTRO “oi” e ser solícito.

Você tem que se aproximar da pessoa se quiser realmente ajudar. Se você acha que deve manter uma certa distância do paciente psiquiátrico acho que você está na profissão errada.

NÃO FAÇA INFERÊNCIAS, DIGA COISAS BOAS E POSITIVAS

NUNCA tente adivinhar como uma pessoa está se sentindo. O que você é? Psicólogo, psiquiatra, ou clarividente?você é clarividente? Se você não for clarividente não haja como um.

Não diga coisas do como “você parece mal”. Sua sugestão pode realmente estragar o humor de uma pessoa. Diga coisas boas. As pessoas estão buscando consolo e não abutres. As pessoas não precisam de ninguém que se alimente da tragédia e da tristeza. Se você não quer se alimentar da tristeza das pessoas DIGA COISAS BOAS, ajude, mas NUNCA diga coisas negativas.

Aprenda a ouvir. Ah, você acha que pacientes psiquiátricos FALAM DEMAIS? Você não tem paciência? Arrume outra profissão. Este não é o tipo de trabalho para você.

Pratique diante do espelho e tente se fazer confortável. Seus pacientes percebem seu nervosismo e isso desperta suspeita e aí eles perdem a confiança em você.

Você está com medo de seus pacientes? o problema não está neles. O problema está em você. Vá estudar. Eles NUNCA agredirão mais que as outras pessoas, mas se você realmente pensa que eles vão vá aprender judô, jiu-jitsu, vá aprender alguma arte marcial e isso o ensinará COMO SE PROTEGER SEM MACHUCAR OS OUTROS. E isso vai lhe dar confiança. Como eu disse antes. Vá estudar.

As pessoas precisam de muito estudo nessas profissões. Se você não quer estudar MUDE DE PROFISSÃO, encontre outro emprego.

E o mais importante:

Eu vou dizer novamente: AS PESSOAS SÃO DIFERENTES. Por isso não importa o quanto você tenha estudado, toda vez que você encontrar uma nova entenda que você é completamente IGNORANTE sobre esta nova pessoa e comece do zero a aprender sobre esta pessoa.

De novo, APRENDA A OUVIR MAIS E FALAR MENOS. De preferência, fale quando solicitado.

Lembre-se: uma pessoa que você nunca viu antes é uma MATÉRIA que você NUNCA estudou antes.

20.7.10

Paz e Não-Violência

Aquela paciente psiquiátrica me contava que simplesmente porque ela falou com uma voz mais alterada no CAPS Rubens Corrêa os guardas vieram correndo para cima dela.

Marca da violência que marca a história da psiquiatria e que queremos mudar.

Expliquei para essa jovem que ainda é necessário muitas mudanças no tratamento dos pacientes psiquiátricos. No futuro essas pessoas aprenderão a tratar os pacientes psiquiátricos sem tantas reações violentas.

Os técnicos de saúde mental aprenderão a FALAR com os pacientes psiquiátricos. Hoje em dia esses técnicos de saúde mental ainda têm grandes dificuldades para falar e ouvir, mas eles vão melhorar.

O caso em que um guarda veio me colocar para fora do CAPS não acontecerá mais. Os técnicos aprenderão a falar com a gente como se fôssemos gente. Não mais mandarão guardas INTIMIDAR a gente.

E se não me engano, nós somos realmente gente.

Se não me engano não somos bichos.

Ou será que algum psiquiatra ou psicólogo dirá que não é verdade?

Mas por enquanto busco coragem para enfrentar as repressões e o risco de sofrer violência e voltar ao CAPS, de onde saí assustado com as atitudes rudes.

19.7.10

Educação: Segurança para o futuro

Apesar do sistema educacional brasileiro ser bem injusto, vale a pena as pessoas buscarem estudar.

Entenda, claro, que eu disse que vale a pena estudar. Não necessariamente receber certificados ou diplomas, que podem ser comprados. Ou seja, busque estudar, não se preocupe em receber certificados e diplomas.

As informações obtidas com estudo facilitam a vida das pessoas, porém certificados e diplomas só geram pessoas presunçosas, orgulhosas, que, em sua insegurança, sempre querem passar uma ideia de que sabem mais do que realmente sabem por causa do diploma.

Melhor seria se todos estudassem sozinhos, por conta própria, mas como nem todos são autodidatas e nem sempre há livros para certas matérias são necessários as escolas e cursos.

A educação oferecida nas periferias, favelas e comunidades mais pobres é indigna de se chamar de educação, as classes mais abastadas (ricos) têm acesso a uma melhor educação PÚBLICA aqui no Brasil, apesar de ainda ser uma educação de péssima qualidade, fundamentada no DECOREBA.

ASSISTENCIALISMO QUE GERA MAIS DESIGUALDADE



Vale lembrar que a educação PÚBLICA é pública em parte, pois é preciso pagar muito cursinho caro para entrar nesta “educação pública”.

É importante buscar frequentar escolas, mesmo quando a educação é bem pobre. As informações das escolas públicas brasileiras, mesmo que escassas, ajudam a levar a vida, ajudam a pessoa a se defender.

Enquanto o brasileiro pobre tem que se matar para pagar uma universidade PRIVADA no Brasil, os ricos usufruem das faculdades e universidades públicas que deveriam estar acessíveis tanto para o pobre, quanto para o rico.

Alguém poderia dizer que há os programas ASSISTENCIAIS, como o PROUNI, o ENEM, o sistema de COTAS, etc. que facilitam a entrada em universidades públicas.

Não ajuda nada, pois os pobres que entram por COTAS não tiveram uma educação de BASE a altura daqueles que têm dinheiro e estudaram em escolas “PÚBLICAS” de melhor qualidade desde o maternal.

CURSO SUPERIOR SEM BASE



Vale notar que a educação de BASE, ou seja, o ensino fundamental e o ensino médio DEVERIAM ser a base do conhecimento geral, e deveriam ser o mais importante.

Pois como alguém pode ter “curso superior” se sequer tem base? Os cursos universitários são apenas uma especificação em uma determinada área. Ou seja, ninguém que faz um curso universitário de matemática passa a saber mais de português, não mais do que o ensino médio garante. Apesar da maioria das pessoas não saber disso.

Aqui coloco ASPAS para lembrar que as escolas ditas públicas onde os que têm mais dinheiro estudam não são na verdade públicas, pois para entrar nelas as pessoas têm que comprar livros caros fazer cursinhos, bancar passagem cara, etc.

A educação vem mais tarde para a pessoa pobre, pois ela tem que arrumar dinheiro para pagar sua universidade, e suas dificuldades para entrar em universidade pública são dobradas, pois muitas das vezes as pessoas pobres já tem filhos ao entrar na universidade, não é mole!

Pois como sua realidade pobre e injusta não lhe informa sobre os perigos de uma gravidez fora da hora o filho sempre chega antes do tempo.

Daí que a pessoa pobre tem que trabalhar para pagar a própria universidade, cuidar de filhos e dividir o tempo da melhor forma para conseguir concluir o curso universitário.

O mais interessante é que aquele que estudou na universidade paga e com uma instrução de BASE de menor qualidade muitas das vezes consegue ser melhor profissional que aquele que estudou em universidade “PÚBLICA”, que na verdade é uma forma que os políticos brasileiros arrumaram para não ter que pagar escola para seus ricos filhos.

17.7.10

Novas pronúncias de palavras estrangeiras no português brasileiro

Ao tentar falar palavras de outras línguas de uma maneira bonita demais as pessoas fazem pronúncias absurdas.

O impressionante é que não fazem nenhum esforço para obter a pronúncia correta da palavra e saem falando de qualquer maneira.

Apesar do inglês ser bem difícil de pronunciar é interessante ver que a pronúncia que os brasileiros fazem das palavras estrangeiras é até boa.

A pronúncia do francês também é boa.

Mas quanto a pronúncia do alemão...

Meu Deus!!! Sinceramente é mais fácil falar alemão que pronunciar os nomes alemães aportuguesados!

Alguns que receberam pronúncias super-estranhas:

Gustavo Kuerten - A pronúncia alemã de Kuerten de Gustavo Kuerten é bem fácil. Basta pronunciar KURTEN. Porém no Brasil ESTRANHAMENTE se pronuncia AMERICANIZADO! No Brasil se pronuncia KIRTEN.

(NOTA: Em alemão existe o acento UMLAUT. Assim temos o nome KÜRTEN que é pronunciado KIURTEN. Na falta de tecla adequada se digita KUERTEN.)

Michael Schumacher se pronuncia fácil - basta pronunciar Michael como se pronunciaria em português, ou seja, MIXAEL. Schumacher bastaria pronunciar CHUMACHER que estaria de bom tamanho. Mas, estranhamente, no Brasil a pronúncia é americanizada e italianizada, NÃO SEI POR QUÊ!

No Brasil a pronúncia é MAIKOL CHUMAKER! Vai entender por quê!

16.7.10

Vincit Qui Se Vincit - Vence Quem Se Vence - (Filosofia Latina, Alemã e francesa traduzidas - Latin, German and French Philosophy Translated)

Vincit qui se vincit - Vence quem se vence, vence quem vence a si mesmo - He conquers who conquers himself.

É isso que muitas pessoas deveriam saber. Muitos lutam contra o mundo, ignorando que o problema está neles. O maior adversário de cada pessoa é a própria pessoa.

Virtuti, non armis, fido - Confio na virtude, não nas armas - I trust to virtue, not to weapons.

A coisa em que mais atrai minha confiança nas pessoas é a virtude. Dinheiro e poder não me interessam de forma alguma. Na verdade tenho NOJO de dinheiro e de poder.

Wahrheit gegen Freund und Feind - A verdade, acima de amizade e de inimizade, a verdade apesar da amizade e da inimizade - Truth in spite of friend and foe.

Realmente a verdade é o mais importante para mim. Eu NUNCA pretendo proteger ninguém que queira se esconder atrás da mentira. Pode ser amigo, parente, mulher bonita... a verdade antes de tudo.

Suivez raison - Siga a razão - Follow reason

Eu sempre sigo a razão, nunca me deixo levar pela emoção. Isso que me mantém vivo até hoje apesar dos vários perigos que já encarei. A razão é JUSTA.

Veritas odium parit - A verdade gera o ódio - Truth begets hatred

Realmente, muitas pessoas me odeiam, pois eu falei a verdade. A verdade incomoda.

Esta é uma postagem atrasada do blog PACIENTE PSIQUIÁTRICO.

Tudo isso faz parte da minha filosofia de vida.

Para terminar:

Veritas prevalebit - A verdade prevalecerá - Truth will prevail.

15.7.10

"Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei"

Eu mencionei aqui sobre o paciente psiquiátrico totalmente pacífico que estava conversando, sem nenhuma violência, mas estava chato. Por isso foram com ele ao CAPS para interná-lo. Lá chamaram o SAMU, para levá-lo à força para a internação.

Eu disse várias vezes que a Lei 10216 é maravilhosa. Mas no tocante a internações essa lei pode ser FORJADA.

Claro que, se alguém está conseguindo conversar, se expressar com certo controle ninguém pode forçá-lo, nem PRESSIONÁ-LO para que seja internado, se ele diz que NÃO QUER.

Para que serviria uma internação num caso desses? Para satisfazer caprichos dos familiares? Por que a vontade dos familiares seria mais importante que a vontade do paciente psiquiátrico nesse caso?

Por que FORÇAR alguém a fazer algo contra a vontade?

Na verdade não apenas a Lei 10216 protege os pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos. A Constituição Federal da República Federativa do Brasil também protege. A dificuldade está em fazer que esses direitos sejam respeitados.

Como a Lei 10216 Pode Ser Forjada


Observe que a Lei 10216 diz:

"Parágrafo único - São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:
I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;
II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e
III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça."

E diz também que a pessoa:

"tem direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária."

A internação compulsória é para quem cometeu crime. Isso está claro.

Mas para quem não cometeu crime uma internação INVOLUNTÁRIA só poderia acontecer se a pessoa estivesse VISIVELMENTE fora de controle incapaz de interagir com o mundo, ou tentando se suicidar, por exemplo.

Claro que, APOIADO PELA LEI, um rapaz como o que falei que foi internado À FORÇA com ajuda do SAMU apesar de não apresentar nenhuma atitude extrema, NUNCA PODERIA SER FORÇADO A SER INTERNADO, pois, de acordo com a constituição "Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei", e como esse paciente psiquiátrico em questão não havia cometido nenhum crime, nem estava violento, NÃO HAVIA INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA, logo, pela lei, ele tinha o direito de NÃO SER INTERNADO.

Ele poderia ser cuidado com recursos EXTRA-HOSPITALARES, poderia ser cuidado em um CAPS.

Repito: ele só estava sendo CHATO.

Afinal, TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI. Ou não são?

O único problema chato é que um psiquiatra assina um laudo e aí quem vai contestar?

Proteção Contra Arbitrariedades


Há poucas formas da gente se PROTEGER contra um LAUDO passa por cima das leis. Claro que um laudo não poderia ser o suficiente, pois pode ser FORJADO, como já disse. Deveria haver um vídeo comprovando que a pessoa está mesmo fora de controle, ou algo parecido que dificultasse FALSIFICAÇÕES covardes.

Eu tenho estado receoso de ir ao CAPS e ser forçado a fazer algo que não queira.

Afinal, eu não posso reagir de forma alguma, só posso dizer NÃO. Ainda teria que ficar o mais calmo possível.

Estou bem, mas sei que se for internado à força ficarei mal, pois a forma que tratam as pessoas nesses hospitais psiquiátricos públicos enlouquecem qualquer um. Como enlouqueceu o CARRANO, por exemplo.

Daí que já falei com familiares e repito aqui:
Se for forçado à uma internação estando CONSCIENTE não reagirei, mas se conseguir sair de alta algum dia EU SUMO DO MAPA e nunca mais olho para cara dos que me internaram ou me deixaram internado.

"Podemos levar um cavalo até a água, podemos até forçá-lo a beber, mas não podemos dar-lhe sede."


Quando eu reclamava por darem injeção à força numa moça no CAPS, uma profissional de saúde mental disse aquela velha bobagem "É para o bem dela".

Nada que é feito à força pode ser para o bem. Muito menos quando a pessoa é segurada e leva injeção à força. Quando alguém leva injeção à força só pode ficar super-traumatizado.

Senão daqui a pouco vão cometer estupro e vão dizer que é para o bem.

É importante que entendam que não adianta FORÇAR ninguém a nenhum tratamento. Se você não sabe convencer com amor, deixe o paciente psiquiátrico em paz.

14.7.10

Saúde Mental Pública Em Crise, Pacientes Psiquiátricos Sem Direitos Respeitados

Desde 1999, quando fui internado pela primeira vez, esse é o PIOR MOMENTO DA SAÚDE MENTAL PÚBLICA NO BRASIL, sem dúvida.

É um abandono total. Em 1999 talvez houvesse dificuldades, mas ao menos tinha um certo número de psiquiatras para fazer o trabalho. Ou seja, havia psiquiatras o suficiente, ao menos, apesar do tratamento não ser mil maravilhas. Hoje infelizmente não há psiquiatras que possa atender a demanda EM NENHUMA INSTITUIÇÃO PSIQUIÁTRICA PÚBLICA.

Infelizmente, digo com certeza: NÃO ESTÁ HAVENDO ATENDIMENTO HUMANO NAS INSTITUIÇÕES PSIQUIÁTRICAS PÚBLICAS, com certeza, no Rio de Janeiro não está.

NOTA: Se você disser que está havendo atendimento humano em seu estado gostaria que provasse isso.

Sinto muito por aqueles que estão internados HOJE. Com certeza estão sofrendo bem mais que na época em que eu fui internado, que era bem melhor.

Quero mais uma vez me desculpar aos bons psiquiatras e psicólogos e bons profissionais de saúde mental em geral. Quero enfatizar mais uma vez que as broncas que coloco aqui são voltadas para os profissionais preguiçosos e exploradores.

E também é uma bronca para quem se omite, apesar da bronca ser voltada para os exploradores. E nem todos os profissionais são assim, graças aos deuses.

Observe, por exemplo, que eu inclusive tenho links para páginas de psicólogos e psiquiatras que vejo que fazem bem seu trabalho, apesar das dificuldades.

Para que serve uma lei que ninguém conhece? Se nem os advogados e juízes a conhecem, como fazê-la ser cumprida?


Eu conheço de leis, mas sou praticamente ignorante sobre os procedimentos legais. Perguntei ao advogado qual tipo de direito cuida das questões das pessoas acometidas por transtornos mentais.

Sem brincadeira. Sabe qual foi a resposta dele? DIREITO PREVIDENCIÁRIO, disse ele!

Direito previdenciário cuida de aposentar e curatelar pessoas. Eles acham que nós só temos o direito de sermos aposentados ou curatelados. Entrei em contato com alguns advogados, e todos eles desconheciam TOTALMENTE sobre direitos de pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.

Interessante ver que quando houve a REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA os profissionais de saúde mental não se preocuparam em garantir advogados para as pessoas que sofreram com as internações que tanto oprimem. Eles arrumaram assistentes sociais. Com todo respeito aos assistentes sociais, até hoje eu só tenho visto assistentes sociais garantir aposentadorias e curatelas.

A Lei 10216 é muito bonita. Mas sou obrigado admitir que no momento é pura maquilagem. Nada se faz para se buscar cumprir essa lei. Tanto que para se cumprir uma lei advogados deveriam ao menos conhecê-la. Lei desconhecida por advogados não pode ser considerada lei.

Parece que muitos dos profissionais de saúde mental só querem aparecer na mídia e vender livros. E em seus livros não existem leis, nem direitos. Só existem diagnósticos.

Infelizmente cabe a nós cidadãos interessados fazer com que a Lei 10216 se TORNE DE FATO uma lei prática, real, uma lei que seja respeitada.

Um trabalho difícil, mas possível.

11.7.10

Pacientes Psiquiátricos e Ex-Pacientes Psiquiátricos: Os reprimidos mais pacatos da história

Eu realmente admiro muito a serenidade e não-violência de meus irmãos pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.

Apesar de serem difamados por familiares e por profissionais de saúde mental insensíveis e cheios de preconceito, de ódio e de rancor.

Essas pessoas são arrastadas como bichos até hoje quando são internadas À FORÇA, de maneira desumana. Para não falar daqueles que foram torturados por anos a fio, e hoje parecem ovelhas diante daqueles que os reprimiram.

Pense um pouco em outros povos que foram reprimidos:
Pense em como os negros reagiram a repressão na época da escravidão.

Pense em como os índios reagiram às repressões.

Porém essa gente fantástica, de bom coração, que são a maioria dos pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos procedem sempre de forma pacífica, sem violência.

Mesmo aqueles que abraçam a antipsiquiatria procedem com paz face àqueles que os reprimiram, sua luta é tentando falar, tentando passar suas experiências para o mundo.

É muita covardia dessas pessoas que tentam passar uma ideia de que paciente psiquiátrico é violento.

Se nós pacientes psiquiátricos e ex pacientes psiquiátricos fôssemos violentos como dizem, essas pessoas teriam SÉRIOS PROBLEMAS por causa dessas declarações nojentas e preconceituosas.

Espanha campeã do mundo!!!


A Holanda é um país maravilhoso. Como disse, avançadíssimo. Por isso eu amo a Holanda de paixão.

Lá está um forte movimento de antipsiquiatria

Mas devo admitir que o futebol deles é feio. Nossa! Meu coração ficou dividido entre minha paixão pelo bom futebol da Espanha e a minha paixão pelo estilo "fair-play" da Holanda. O time da Holanda é violento somente por ser ruim de bola! Não é culpa deles! Mas eles são super leais e jogam super limpo. A Holanda é o país da tolerância, da igualdade.

Mas deu Espanha 1X0.

Confirmada a escrita: desde 1994 somente países que falam línguas latinas ganharam copas do mundo.

Parabéns para a Espanha, campeã da Copa do Mundo da África do Sul!!!

9.7.10

Ameaças dos políticos da saúde mental

Muitos usuários de saúde mental, ex-pacientes psiquiátricos me confidenciaram ter sofrido ameaças de políticos de saúde mental.

O interessante é que são ameaças por coisas simples que ex-pacientes psiquiátricos disseram.

Algumas ameaças vieram quando alguns ex-pacientes psiquiátricos questionaram para onde estava indo dinheiro que deveria ser revestido para usuários de saúde mental (que geralmente some no ar).

Mas as ameaças são assustadoras! Parece uma daquelas ameaças de mafiosos!

Para garantir a segurança dos ex-pacientes psiquiátricos que me fizeram tais confidências vou fazer o máximo para não deixar transparecer quem são esses ex-pacientes psiquiátricos.

O interessante é que esses políticos de saúde mental são todos psiquiatras e outros profissionais de saúde mental.

Interessante que esse pessoal que deveria cuidar e acalentar ex-pacientes psiquiátricos desandam a fazer ameaças contra aqueles que deveriam proteger.

É, fica uma pouquinho difícil haver Reforma de verdade quando querem calar nossa boca.

Por isso que eu digo que pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos precisam de advogados para defendê-los.

Esses covardões ameaçam esses ex-pacientes psiquiátricos porque eles não estão bem preparados para proceder diante de ameaças.

Uma das formas de se proteger seria falar da ameaça para o máximo de pessoas possível.

E falar para um advogado, é claro.

Daí a necessidade de termos advogados. Aí o motivo porque advogado nunca foi considerado importante para usuários de saúde mental na Reforma Psiquiátrica brasileira. (Pois Reforma Psiquiátrica é uma questão jurídica, é claro!) Se por acidente surgisse um advogado bem intencionado isso ia causar um montes de problemas para os poderosos exploradores.

(Entenda, nem adianta, por exemplo, ter psiquiatras bem intencionados, pois eles não entendem bem de direito, como eles poderiam ajudar?)

Mesmo quando não há ameaças diretas muitos ex-pacientes psiquiátricos ficam com medo dos chefãos da saúde mental porque esses ex-pacientes psiquiátricos têm medo de serem "queimados".

Eles me contam sobre vários ex-pacientes psiquiátricos que foram queimados por falar demais. Nossa! Que máfia! Os poderosos da saúde mental são vingativos.

Mas fazer ameaças aos meus irmãos é como me ameaçar. É claro que eu vou cobrar pelas ofensas.

6.7.10

Homenagem à Holanda - Grupo Blof canta Mens (uma canção pela igualdade social)



Ik hou van jou, Nederlands, maar...

A Holanda é um país super-avançado. Eu amo a Holanda. Tem um forte movimento em saúde mental e direitos humanos lá. Lá está um dos mais fortes movimentos da antipsiquiatria. Mas, eu preferia ver o futebol fluente do Uruguai. Mas a Holanda venceu por 3 a 2. Mas foi um jogo disputado. HOLANDA É FINALISTA! NEDERLAND NAAR DE FINALE!

Será que a Alemanha vai chegar a final contra a Holanda? Alemanha e Holanda seria uma decisão GERMÂNICA. E desde 1994 só países latinos que ganham Copa do Mundo. E se a Espanha for campeã? Seria um latino campeão de novo...

A Arma Dos Pacientes Psiquiátricos e Ex-Pacientes Psiquiátricos


De qualquer forma, nós usuários, ex-pacientes psiquiátricos sabemos do preconceito que sofremos e sabemos que ainda não nos deixam falar, e quando nos deixam falar não nos levam a sério.

Mas nós temos uma arma importantíssima nas mãos: essa arma é a Lei. Claro infelizmente tenho visto tanto desrespeito à leis de saúde mental, que a impressão que eu tenho é que eles menosprezam a lei, zombam da lei.

Mas CABE A NÓS LEMBRÁ-LOS QUE ANTES DE MAIS NADA ELES TÊM QUE RESPEITAR A LEI.

Com todo respeito: profissional de saúde mental que não respeita a lei da saúde mental não pode ser considerado apto para atuar na profissão. Francamente: se não respeitam a lei, são ilegais, suas licenças não falsas. OU PODERIAM SER FALSAS. Se não respeitam direitos de pacientes psiquiátricos são capazes que qualquer ilegalidade...

É o que fico repetindo aqui: esta Lei 10216 nos garante proteção. Não podemos aceitar maltratos. Não podemos aceitar o ostracismo das instituições psiquiátricas.

Direito à atividades e à inserção social é mais importante que TOMAR MEDICAÇÃO. Não adianta tomar medicação para viver sem autonomia. Somos seres humanos que merecem LIBERDADE e AUTONOMIA, não somos escravos.

NOTA IMPORTANTE


No momento tive que me afastar do CAPS Rubens Corrêa por me sentir ameaçado por razões citadas anteriormente. Me mandaram sair do CAPS antes da hora costumeira de fechar e técnicos espalharam boatos de que eu ia deixar o CAPS (que nunca foi meu plano).

Eu Estou me sentindo ótimo, mas é importante ressaltar que minha saúde poderia ser prejudicada por ter me afastado do CAPS pela pressão que certos técnicos fizeram.

Caso isso aconteça, é importante que a lei PUNA com rigor a direção do CAPS, que é responsável por deixar isso acontecer.

5.7.10

Homenagem ao Uruguai pelo sucesso na Copa - Jorge Drexler!!!



El cantante uruguayo Jorge Drexler puede dejar un buen homenaje al Uruguay, mejor latinoamericano en la copa de 2010!!

Naturalmente o jogo entre a Holanda e o Uruguai é totalmente imprevisível. Os brasileiros dizem que a Holanda é favorita porque ganhou do Brasil. Nada a ver. Uruguai tem se saído muito bem nessa Copa.

Claro que a Alemanha está super-madura para ganhar esse tetracampeonato. Mas a Holanda não é favorita para ganhar do Uruguai. Antes o contrário. Brasileiros só dizem que a Holanda é favorita para dizer que o Brasil é bom. O Brasil NÃO É MUITO BOM TECNICAMENTE. Aliás, o Brasil está no mesmo nível da Holanda, mas com uma desvantagem: tem uma PÉSSIMA DEFESA.

A Espanha é ótima. Os melhores times deste mundial sem dúvida são Alemanha e Espanha. Que belo futebol. A Espanha pode surpreender a Alemanha e chegar à final para decidir o título. Mas creio que a final será Uruguai X Alemanha.

Eu A-D-O-R-O a Holanda, mas ESTAREI TORCENDO PELO URUGUAI. Estarei torcendo pelo Uruguai pelo bom futebol. Com todo respeito à Holanda, o Uruguai oferece um futebol mais charmoso.

O brasileiro vai tremer por causa do Uruguai em 2014!!!

Dificuldades Para Manter A Escola De Informática Numa Instituição Psiquiátrica


Enquanto eu buscava usar a sala para ajudar a trazer vida ao CAPS eles chegavam a me ameaçar para tomar a sala para fazer consultas.

Isso até melhorou com o tempo, com a chegada de psiquiatras e psicólogos mais compreensivos. Ainda assim são muitas as dificuldades.

Sempre me espantou a falta de apoio.

Tanto que recentemente alguns técnicos chegaram a dizer que eu ia sair do CAPS, certamente para me espantar.

Esquisito.

E o impressionante é que os usuários do CAPS conversavam sobre como os técnicos acabaram com todas as atividades do CAPS. E ficam na expectativa, se perguntando: "o que que eles vão destruir agora?"

Pela antipatia que vi em alguns técnicos, infelizmente tive a impressão que alguns deles de fato querem acabar com as atividades no CAPS. Mas me nego a acreditar nisso.

Mas é um direito de usuários de saúde mental ter uma ferramenta de inserção social como o espaço de informática.

Portanto se ousam usurpar isso dos usuários, dos ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos, não haveria mais motivo para continuar engolindo comprimidos. Sem direitos, sem comprimidos.

Porque se só dão comprimidos para nós que sofremos um dia com o chamado transtorno mental, na verdade não se poderia chamar de tratamento, e sim de repressão, pois o comprimido estaria fazendo a função de controlar a pessoa, mas só controlar não adianta. Só controlar é REPRESSÃO. O mais importante é a INSERÇÃO SOCIAL. Assim diz a lei.

Uma pessoa sedada com psicotrópicos não é gente de verdade, não é pessoa DE VERDADE, não é CIDADÃO se só vive inativa, babando ou dormindo, e engordando. Para ser cidadão, pessoa pensante, é necessário ferramentas de inclusão social, como o computador, a Internet, a interação com o mundo...

A Lei diz que o objetivo principal do tratamento é a inserção social. Se tiram a ferramenta de inserção social continuar dando comprimidos para as pessoas não têm sentido. Aliás, dar comprimidos pesados sem dar alternativas para o futuro da pessoa é um crime.

Eu nunca aconselhei ninguém a parar de tomar medicação psiquiátrica. Mas realmente, tomar medicação psiquiátrica e não receber recursos para obter inserção social só faz mal. Nesse caso, infelizmente eu devo dizer: não é vantagem tomar medicação psiquiátrica sem incentivo e inserção social.

De Um Lado A Preguiça... Do Outro Lado O Ciúme... E Do Outro Lado Um Sistema Omisso


Enquanto alguns técnicos do CAPS estão tomados pela preguiça e querem sempre sair mais cedo, sempre mais cedo, por outro lado têm alguns que buscam trabalhar. Mas por incrível que pareça, parece que estavam com ciúme de meu trabalho com a informática.

Eu não fiz nada de especial. Apenas levei aquilo que eu queria ver quando pisei no CAPS pela primeira: VIDA, ANIMAÇÃO.

É muita covardia colocar pessoas num serviço de saúde mental num marasmo total. Os usuários de CAPS não aguentam mais o tédio. Por isso que eu chamo os CAPS atuais de hospício.

Pois hospício é um lugar onde as pessoas se acabam de tédio, ficam dormindo, cochilando, babando pelos cantos. Aí está o CAPS de hoje em dia. Só faço lutar para mudar isso.

Quando eu estou lá tentam COMPETIR. O que eu acho ÓTIMO. Quero que as pessoas tenham OPÇÕES. Mas quando eu não estou? Como tem estado o CAPS no tempo em que estive afastado depois de eu ter sido ameaçado?

Um dia eu fui lá num dia em que não costumo ir. O ambiente é DEPRIMENTE. É algo DOENTE. É algo monótono, chato, sem nada para fazer.

As pessoas que frequentam o CAPS não são doentes em sua maioria, ESTIVERAM doentes, mas parece que os técnicos de saúde mental querem passar a ideia de que CAPS é um hospital cheio de doentinhos.

Hospital cheio de doentinhos mentais se chama HOSPÍCIO.

Não tivemos sorte com a moça que veio de outro CAPS para direção do CAPS Rubens Corrêa. É uma pena. Seria bacana alguém com mais vontade de trabalhar.

Essas pessoas que claramente não gostam de trabalhar nesse setor deveriam mudar de profissão. Seria um bem que estariam fazendo a si mesmas.

Por outro lado, temos sim pessoas trabalhadoras. Que devem sentir ciúmes, mas tudo bem. Temos um terapeuta que faz uma série de ginástica corporal. Esse tinha sido afastado, mas mesmo assim continuou vindo como voluntário. Lógico que esse gosta de trabalhar.

Sabemos também que a administradora do serviço também gosta de trabalhar, assim como a nutricionista, que claramente tem boas intenções (apesar do ciúme). Eu poderia citar outros.

Inclusive se vê vontade de trabalhar na psiquiatra atual, apesar do sistema dificultar bastante. O Sistema Único de Saúde, sempre omisso, sempre arrumando desculpas para seguir omisso.

Enfim, tenho estado afastado, pois acredito que não vou ao CAPS para sofrer ameaças. Não vou ao CAPS para ser intimidado. Já sofri bastante para ter que aturar esse tipo de coisa.

Se não fosse pelos meus companheiros ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos eu NUNCA MAIS PISARIA NAQUELE CAPS de vontade própria.

There is honor among thieves? Há honra entre ladrões? - O Bom E O Ruim Do CAPS


Com certeza no CAPS há técnicos que chegam bem cedo. Mas tem seu trabalho dificultado por aqueles que chegam sempre atrasados. E os que chegam atrasados em minha queixa SEMPRE CHEGAM ATRASADOS. Alguns sempre chegam atrasados e sempre saem antes da hora, fechando o CAPS bem mais cedo que de costume.

E também há técnicos trabalhadores que não respeitam horários. Os técnicos trabalhadores que chegam atrasados ainda têm o atenuante de ser grandes batalhadores. Mas os técnicos que são preguiçosos e ainda chegam atrasados... Francamente.

Quando o trabalho é prejudicado por atrasos não é um prejuízo qualquer. Pode custar uma vida.

Neste caso, é UMA OBRIGAÇÃO DO TÉCNICO QUE CUMPRE SEUS HORÁRIOS COM RESPEITO COBRAR DOS RETARDATÁRIOS.

É dever de um bom profissional denunciar o mal profissional quando necessário, pois isso beneficia até o mau profissional, que terá a chance de melhorar.

4.7.10

A Esperança - La Espero

La Espero – A Esperança (Tradução)

Ao mundo veio um novo sentimento,
Pelo mundo vai um forte chamamento;
Nas asas de um vento ligeiro
Agora voe ele de um lugar a outro.

Não à espada, de sangue sedenta,
Ele a humana família arrasta;
Ao mundo eternamente em guerra
Ele promete uma santa harmonia.

Sob o santo signo da Esperança
Congregam-se os pacíficos batalhadores,
E rapidamente cresce a causa
Pelo trabalho daqueles que esperam.

Fortemente erguem-se muros de milênios
Entre os povos divididos;
Mas saltarão as obstinadas barreiras,
Pelo Santo Amor destruídas.

Sobre um fundamento linguístico neutro,
Compreendendo-se uns aos outros,
Os povos farão, em acordo,
Uma grande roda de família.

Nossa diligente comunidade
No trabalho pacífico não se cansará,
Até que o belo sonho da humanidade
Para eterna benção se realize.



La Espero

En la mondon venis nova sento,
tra la mondo iras forta voko;
per flugiloj de facila vento
nun de loko flugu ĝi al loko.

Ne al glavo sangon soifanta
ĝi la homan tiras familion:
al la mond' eterne militanta
ĝi promesas sanktan harmonion.

Sub la sankta signo de l' espero
kolektiĝas pacaj batalantoj,
at rapide kreskas la afero
per laboro de la esperantoj.

Forte staras muroj de miljaroj
inter la popoloj dividitaj;
sed dissaltos la obstinaj baroj,
per la sankta amo disbatitaj.

Sur neŭtrala lingva fundamento,
komprenante unu la alian,
la popoloj faros en konsento
unu grandan rondon familian.

Nia diligenta kolegaro
en laboro paca ne laciĝos,
ĝis la bela sonĝo de l' homaro
por eterna ben' efektiviĝos.

Esperanto é a língua criada pelo Dr. Lejzer Zamenhof, que acreditava que o mundo precisava de uma língua neutra. Ele havia observado violentas brigas na região em que ele cresceu, entre a Rússia e a Polônia. Daí ele atribuiu os desentendimentos à falta de uma língua comum. Ele acreditava que se todos entendessem o que todos falam não haveria tantas razões para guerras.

Daí ele dedicou sua vida à criação de uma língua comum a todos os povos. Essa língua veio a ser o Esperanto.

Hoje em dia o Esperanto já é falado praticamente em todos os países, apesar de não contar com uma comunidade numerosa, pois no fundo o Esperanto sempre foi mais acessível às classes mais abastadas. (Infelizmente.)

Quando as classes mais populares de todo o mundo mal conseguem aprender a sua língua materna, como poderiam aprender uma OUTRA LÍNGUA ESTRANHA, como o Esperanto?

3.7.10

APESAR DA DERROTA, PARABÉNS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA

Que imagem linda! Com todo respeito, sempre achei que aquela estátua do Redentor é a coisa que mais enfeia o Rio. Esta gata holandesa no lugar do Redentor ia deixar a cidade do Rio de Janeiro muito mais bonita!



Sem dúvida o Brasil estava sob um excelente comando. Mas vamos encarar o fato que o time do Brasil está super-limitado tecnicamente. Foi um milagre o Dunga ter se dado tão bem até agora. O bacana é que o Brasil perdeu lutando.

As pessoas devem ter percebido que foi difícil segurar o empate com Portugal. Mas vale a pena bater palmas para a seleção brasileira, a mais guerreira desde 1994. O Brasil perdeu, mas perdeu como um guerreiro, como um time unido. Melhor do que ganhar daquela forma lamentável em que o Felipe Scolari ganhou. Ganhou tecnicamente, mas sem nenhuma garra, sem graça.

Estranho que o Brasil tenha ganhado tantos títulos com o Dunga com um time tão fraco tecnicamente.

E não há muitas opções, pois o Brasil não tem produzido muitos craques depois de Romário e Ronaldo Fenômeno.

Vamos torcer para a Argentina, mas sinceramente não tenho muita confiança que possam passar pela Alemanha.

E conseguiria o Paraguai suportar a fúria espanhola? Vamos torcer, mas infelizmente sinto que nossos sul-americanos estão voltando para casa e talvez só fique o Uruguai nas semifinais.

2.7.10

USE FILTRO SOLAR - MÚSICA FANTÁSTICA COM PEDRO BIAL!!



Diferente desta música, os primeiros conselhos que eu daria é VÁ AO DENTISTA e faça EXERCÍCIO. Essas duas atitudes vão lhe garantir uma boa qualidade de vida no presente. QUE SE DANE O FUTURO! O futuro não existe!! Pedro Bial diz, na música: Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.

Eu iria além: não corra muitos riscos na vida, mas tire alguns momentos da sua vida para fazer algo REALMENTE LOUCO, perigoso, não precisa ser suicida, pois faça algo perigoso, mas com propósito. Pois se você passar a vida sem correr nenhum grande risco não terá valido a pena viver. A grande graça de viver é viver sem correr riscos constantes e viver na paz... mas sempre tendo na lembrança UNS POUCOS GRANDES PERIGOS EM QUE A GENTE SE METEU DE PROPÓSITO!!

SEM OFENSAS AOS PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS - SÃO CRÍTICAS CONSTRUTIVAS

Eu falei da falta de tato de psicólogos e psiquiatras várias vezes. Uma vez, por exemplo, eu estava contando meus hábitos para uma psicóloga. Aí eu disse para ela que eu praticava com minha sombra. (Ou seja, praticava boxe chinês sozinho, socando o ar.) Foi assustador ouvi-la dizer: "Você faz isso para bater nas pessoas?"

Na verdade é ela que agride as pessoas dizendo tais bobagens agressivas. Boxe chinês é uma prática altamente saudável. Tem que ser muito sádico para ver violência em uma prática esportiva.

Sem dúvida os psiquiatras e psicólogos que tenho encontrado no SUS geralmente não estão bem preparados para falar com pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.

Seria bacana se investissem mais no preparo desses profissionais.

Claro que esse despreparo é em parte devido ao grande estigma que criaram contra o paciente psiquiátrico.

Na verdade as pessoas pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos sem dúvida são as pessoas mais boas e pacíficas que já encontrei. Essa marca de violência é uma calúnia. Os psiquiatras vão me desculpar, mas apesar de dizerem que paciente psiquiátrico é agressivo, são os psiquiatras que têm uma história assustadora de violência contra o paciente psiquiátrico.

Em vez de psiquiatras ficarem estigmatizando pessoas escrevendo em seus laudos que são violentas, deveriam tentar limpar o seu próprio rastro de violência.

Homossexualidade e Religião


Quando falo sobre a forma invasiva e inconveniente em que psiquiatras e psicólogos tocam sobre o assunto homossexualidade quero chamar a atenção que esse assunto é tabu para muitos. Para muitos não é aceitável a homossexualidade. E querendo ou não, temos que aceitar isso.

Muitas pessoas não aceitam por que suas religiões dizem que é pecado. Observe que eu disse SUAS RELIGIÕES DIZEM QUE É PECADO. Pois é claro que a lei de Moisés (que é quem escreveu a lei da Bíblia) não fala nada contra homossexualidade. Na verdade, Moisés advertia sobre as doenças que certas práticas causavam. E querendo ou não, a advertência de Moisés estava certa.

Sabemos que existem religiões voltadas especialmente para homossexuais, assim como religiões antigas que aceitam a homossexualidade, sem problema.

Mas muitos vezes nem é uma religião que faz algumas pessoas abominarem homossexualidade, muitas vezes é por questões culturais. Psiquiatras e psicólogos deveriam estar preparados para lidar com diferentes visões culturais.

Para isso esses profissionais teriam que aprender a perguntar primeiro, sondar para ver se uma pessoa aceita certos temas, ou não.

Infelizmente psiquiatras e psicólogos banalizaram a homossexualidade. Ora, algumas pessoas nasceram para viver como homossexuais e isso é o melhor para tais pessoas.

Mas isso não é o melhor para todo mundo. Muitas pessoas não vão se sentir bem fazendo práticas homossexuais, mesmo que seja UMA DELÍCIA!! É isso que muitos ex-gays declaram.

Ora, existem drogas que são deliciosas, mas nem por isso todas as pessoas vão gostar de começar a usar.

Enfim, o que é bom para uns não é bom para outros.