Se você não participa ATIVAMENTE de nenhum movimento político em saúde mental a nível nacional você é leigo. Não importa se é familiar, usuário ou profissional de serviços de saúde mental. Para adquirir conhecimentos da estrutura política é necessário participar de algum movimento político.
Quais são os movimentos políticos? Temos a AFDM (Associação de Familiares de Doentes Mentais), MNLA (Movimento Nacional da Luta Antimanicomial), RENILA (Rede Nacional Inter-núcleos da Luta Antimanicomial), entre outros.
Em todos os movimentos acima existem pessoas sérias lutando por aquilo que acreditam ser o melhor para todos pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.
Porém, infelizmente, na liderança desses movimentos tem muita gente que só busca tirar vantagens políticas e se promover. Para começar, os três movimentos acima afirmam que defendem a causa do paciente psiquiátrico. Mas os três movimentos são rivais entre si!
A FORÇA POLÍTICA DO MOVIMENTO NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL
Eu frequento o MNLA, Movimento Nacional da Luta Antimanicomial.E infelizmente devo dizer que é o mais manipulador de todos, onde há mais exploração. É que o MNLA é mais forte politicamente. O MNLA consegue dinheiro público para investir em seus congressos, tem representantes em Brasília, etc. e inclusive aparece em NOVELAS.
E devo dizer que os políticos que tiram mais vantagens do MNLA sequer participam na verdade, apenas usam esse movimento politicamente.
O MNLA tenta passar uma ideia FALSA de que a AFDM defende manicômios. É desleal da parte do MNLA mentir para as pessoas dizendo que a AFDM defende tratamentos arcaicos.
Eles tentam assustar as pessoas dizendo “Se deixar a AFDM traz de volta os manicômios, aí todo paciente psiquiátrico fica preso, internado”.
Mentira! A Organização Mundial de Saúde e a ONU sequer permitem que em nossos tempos volte aquele tipo de isolamento dos manicômios. Mentirosos!
Quer saber qual é a grande diferença entre a AFDM e o MNLA? A AFDM é liderada por familiares e o MNLA é liderado por psiquiatras, psicólogos e profissionais de saúde mental em geral.
Daí acho que fica claro que o principal interesse do MNLA é corporativo.
O que eu quero é que você não se engane e não se confunda.
É claro que é até bom frequentar o MNLA para lutar para mudar essa história política.
Morrem mais doentes mentais: Isso acontece por falta de assistência
Uns anos atrás saiu n'O Globo uma reportagem denunciando o aumento das mortes dos pacientes psiquiátricos. Naturalmente esse aumento de mortes é devido a desassistência. Ou seja, pacientes psiquiátricos não acolhidos, por isso morrem ou viram mendigos, etc.Eu faço parte desse mundo, e sei que é verdade a denúncia do jornal. Não tem o que discutir. Claro que o motivo é a falta de serviços que substituam os manicômios. E falta de médicos e profissionais qualificados para dar assistência.
Acabaram de inaugurar um CAPS III no Rio de Janeiro, na Rocinha. É o primeiro CAPS III do Rio. Mas de que adianta se não há profissionais para atender a população?
Mas o problema é que sempre aparece algum profissional de saúde mental com visões políticas e diz que a reportagem foi manobra. A reportagem mostrou NÚMEROS. Não tem manobra nos números. Relatar a verdade agora é manobra?
Na verdade eu queria que O Globo fizesse outra reportagem como aquela. Pois é a única forma de pressionar esses políticos da saúde mental para que façam serviços que substituam os manicômios. Esses serviços que podem substituir os manicômios são os CAPS.
Eu não poderia deixar de alertar as pessoas, apesar de eu estar passando por TRAIDOR. Felizmente eu sei que o pessoal do MNLA nunca lerá este meu texto, pois eles dificilmente teriam a inteligência de acessar meu blog. Naturalmente seria inteligente ver o que um militante como eu escreve em seu blog.
Mas eles estão longe de ter esse tipo de inteligência. Quem tenta ESCONDER as coisas erradas que esse sistema de atenção psiquiátrica mantém não tem inteligência suficiente. Pois o problema em saúde mental é de todos, e não apenas dos pacientes psiquiátricos. E o problema não será resolvido com mentiras.
Alguém poderia dizer “mas eles estão ganhando um bom dinheiro com isso. Isso é inteligente”. Não, não é. Ser mesquinho não é sinal de inteligência.
Pois manter o setor de saúde mental atrasado atrasa o país, e atrasando o país é menos dinheiro até para esses exploradores.