28.3.10

A Crescente Crise do Sistema Único de Saúde

Em 5 de Abril deste ano 2010, que cai numa segunda-feira, às 13:00, acontece no Rio de Janeiro no Clementino Fraga (hospital) uma reunião que definirá alguns dos usuários de saúde mental e familiares que participarão da Conferência Municipal de Saúde Mental do Rio de Janeiro COMO DELEGADOS, isso é, com direito a voto na Conferência.

De acordo com os organizadores das reuniões a conferência NÃO será deliberativa, ou seja, o que for votado na conferência NÃO virará lei, como dizem sobre conferências.

Lembrando mais uma vez que as conferências que estão acontecendo em várias regiões do Brasil são um preparativo para a Conferência Nacional de Saúde Mental que deve acontecer em Junho/Julho.

E na sexta-feira nos reunimos na Rua Churchill 97, Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, onde discutíamos a inevitável crise do SUS, Sistema Único de Saúde do Brasil.

A falta de médicos é geral. Serviços que necessitam de 3 psiquiatras estão contando apenas com um, que sequer consegue ver os pacientes psiquiátricos. Para não falar dos atrasos de salário dos profissionais.

Em casos piores em certos serviços não há nenhum psiquiatra.

Como eu tenho dito, as pessoas recebem medicação sem sequer ver psiquiatras.

A bagunça está generalizada.

A COSTUMEIRA REPRESSÃO DAS INSTITUIÇÕES PSIQUIÁTRICAS



Nessa semana que acabou eu conversava com um companheiro de CDI e explicava para ele sobre as dificuldades que enfrentamos para manter as escolas de informática do Comitê para Democratização da Informática funcionando em serviços de saúde mental.

Isso porque alguns profissionais ligados a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) impõem todo tipo de dificuldade. Expliquei para ele que apesar de terem acabado com manicômios, eles continuam PRENDENDO os usuários de saúde mental de outras formas, já que instituições psiquiátricas são super-fechadas.

Com essas estruturas fechadas fica difícil conseguir até patrocinador, pois esses profissionais conservadores da SMS colocam um monte de restrições que assustam, e RESTRIÇÕES QUE NÃO SÃO AMPARADAS PELA LEI, que na verdade EXIGE o contrário, a lei demanda aproximação e participação da comunidade, e não afastamento.

Porém desta vez eu estou preparado. Nós somos pessoas livres e podemos negociar nossos serviços e nossa imagem com qualquer pessoa, com qualquer empresa.

Esse companheiro do CDI é ótimo, pois é um grande empreendedor que pode nos ajudar e muito. Quanto a parte legal, eu movo meus pauzinhos para desarmar as restrições ABUSIVAS e DESENCORAJADORAS.

Desta vez as repressões vão cair por terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you