Profissionais de saúde mental não podem ajudar nisso, pois NÃO TEM PREPARO PARA ISSO.
Com certeza isso acontece em parte porque o Brasil é um país em que as pessoas estão acostumadas a ser reprimidas, afinal, o Brasil sofreu repressão através da ditadura por muito tempo e está apenas começando a TENTAR desenvolver cidadania.
Ainda somos muito reprimidos, como havia dito outro dia, a ditadura ainda se mostra, por exemplo, no VOTO OBRIGATÓRIO e nas atitudes de certos presidentes.
Nos Estados Unidos é normal haver advogados defendendo causas de ex-pacientes psiquiátricos, inclusive existem agências especializadas nisso, ou seja, agências que só atendem causas de ex-pacientes psiquiátricos. (Eles cobram, é lógico!)
Portanto havia comentado com alguns companheiros que temos a necessidade real de termos advogados CONTRATADOS POR EX-PACIENTES PSIQUIÁTRICOS para defender nossas causas, enfim a causa de todos pacientes psiquiátricos.
É uma pena que não poderei me alongar nessa postagem (apesar de já estar escrevendo demais), pois estou indo para algumas reuniões em saúde mental e inclusão social.
AUSTREGÉSILO CARRANO E SUA INCOMPARÁVEL LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL
Só queria lembrar que Austregésilo Carrano foi exemplar em sua persistência ao defender o que acreditava. Eu sempre o terei como modelo a ser seguido. Sabemos que Carrano queria ser ressarcido pelos abusos sofridos nos hospícios. E ele lutou muito para melhor tratamento de todos. Nisso Carrano é único. Um grande guerreiro. Infelizmente os representantes de usuários que temos hoje em dia (depois da morte de Carrano) são facilmente manipulados, são paus mandados de técnicos de saúde mental.
Talvez sejam manipulados tão facilmente por estarem mais traumatizados, pois que fique claro, apesar de Carrano ser o mais conhecido dos ex-pacientes psiquiátricos, ele foi um dos que menos sofreu. Mas foi o que mais lutou por nossos direitos.
Triste lembrar que Carrano foi processado e pagou indenização para os psiquiatras que desrespeitaram seus direitos humanos até morrer. E ainda ficou devendo depois de morto. Enfim, ele morreu por causa dos abusos das internações e DAS MEDICAÇÕES EXAGERADAS e ainda teve que indenizar aqueles que causaram sua morte.
Enfim, eu realmente gostaria de ver psiquiatras que foram responsáveis por mortes de pacientes psiquiátricos pagando por seus crimes como qualquer criminoso. Pois do jeito que está as mortes são esquecidas. E eles continuam sendo causadores de outras mortes.
Carrano morreu por ele mesmo ter sobrecarregado o fígado com consumo excessivo de bebida alcoólica.
ResponderExcluirNão tinha problemas mentais e sim dependência química, pois tem histórico de drogas.
O município deveria separar os drogados dos doentes, as pessoas pensam que todo paciente é drogado e cachaceiro porcausa da mistura.
Olá caro Ezequiel. Por favor publique meu comentário, deixei um primeiro sobre Carrano que conheci pessoalmente e estivemos juntos em mesas de forum sobre saúde mental. Tennho identidade mista, sou usuária, bipolar desde menina, tenho 43 anos e trabalhadora em saúde mental,como assistente social. É bom esclarecer que dependência está na cid 1o e no DSM-IV, como transtorno por substância ou dependência química com comorbidades psiquiátricas, tenho um irmão esquizofrênico e um primo bipolar por uso de alcool e outras drogas. Carrano foi lesado sim... quando foi internado em hospitais psiquiátricos e erroneamente tratado como louco, e o trauma, preconceitos e discriminação que teve que passar pelo resto da vida por ser ex paciente psiquiátrico. Seus inimigos deviam se calar. Já que ele não pode mais revidar.
ResponderExcluirMaria Edileuza da C. Lima
madileuzazem@hotmail.com
http://amigononinho.blogspot.com
Tá reclamando de que?
ResponderExcluirA culpa não foi do imbecil do médico e sim do município que não fiscalizava os manicômios e até hoje não fiscaliza.
Os representantes dos usuários deveriam apoiar tratamento de drogado e cachaceiro em lugar separado dos doentes mentais,se essa separação fosse respeitada, Carrano teria sido tratado como drogado.
Só queria esclarecer que Carrano lutava PELA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA, e de forma alguma queria ser tratado como drogado, pois não se considerava dependente químico.
ResponderExcluirQuero lembrar também que drogas podem levar a DOENÇA MENTAL, enfim, drogas podem causar transtornos mentais como esquizofrenia, por exemplo.
E geralmente quando alguém é internado por drogas a droga já causou alguma DOENÇA MENTAL SÉRIA.
Quero ressaltar que Carrano não estava em nenhum SURTO quando foi internado, não estava em nenhuma crise que exigisse tal medida.
E acho que todos que estejam sofrendo com doença mental devem ser internados no mesmo lugar, de preferência EM HOSPITAIS GERAIS, como defendia Carrano, como todos doentes das outras doenças são.
Eu também defendo a legalização de todas as drogas e apesar de admirar tudo que Carrano fez pelos direitos humanos (não apenas pelo direito de pacientes psiquiátricos) lamento que aparentemente tenha tido vergonha de ser ex-paciente psiquiátrico.
Tem de separar os dependentes químicos, eles influenciam pessoas a achar que beber e se drogar é normal e maravilhoso.
ResponderExcluirDeveria legalizar as drogas e deixar os drogados morrerem e cobrar os seus tratamentos caros e não aproveitados já que os drogados acham normal viver pra beber e fumar.
Querem beber, fumar e se picar, saiam do CAPS e do sistema da saúde mental para quem quer se tratar.
Teria como despublicar o comentário "anônimo"? Ele é ofensivo e não acrescenta nada ao debate.
ResponderExcluir