10.3.10

O Paciente Psiquiátrico, sua linguagem e comunicação

Todos nós (pacientes psiquiátricos ou não) temos necessidade da linguagem para interagirmos socialmente. E ao passar por surtos e internações psiquiátricas as pessoas tem sua capacidade de se comunicar comprometida. Devido aos traumas sofridos nas internações ex-pacientes psiquiátricos desenvolvem cacoetes, dificuldade para falar, medo de falar.

Naturalmente eu mesmo já tive muita dificuldade de falar, por causa das drogas psicotrópicas que me davam branco, por exemplo, me fazendo gaguejar. E dentre os usuários do CAPS conheço várias pessoas que falam uma linguagem muito difícil de compreender. muitos falam com medo, e por aí vai.

Daí que me parece que para ressocializar as pessoas é necessário desenvolver a fala delas, a expressão. O que eu quero dizer é que faz falta um fonoaudiólogo nos serviços de tratamento psiquiátrico, isso se o objetivo do tratamento for realmente ressocializar. (É claro que nos CAPS seria importante também clínico geral, afinal, a saúde geral deveria ser prioridade em um local de CUIDADO diário. Mas isso é assunto para outra hora.)

2 comentários:

  1. Anônimo2:17 AM

    Cuidado diário em equipe terapêutica equivale a um hospital.
    Caps não é hospital.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza um CAPS deve dispor de toda a equipe terapêutica necessária para o atendimento e acompanhamento, que deve ser diário, sim.

    Pois o objetivo do CAPS é RESSOCIALIZAÇÃO.

    Onde não deve haver equipe terapêutica são nos Centros de Convivência, dos quais falarei em outra ocasião.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you