1.3.10

Pacientes Psiquiátricos viram mendigos - Veja como acontece

Acontecem certas manipulações políticas na gerência da saúde mental no Brasil. Eu vou descrevê-las em detalhes neste blog.

Quem desconhece essas manipulações acreditam nas propagandas mais absurdas pregadas por políticos da área da saúde mental.

Adorei quando o jornal O Globo denunciou que pacientes psiquiátricos estão virando mendigos. A denúncia é uma forma de fazer a coisa parar.

Meus parabéns ao jornal O Globo por isso, e muito obrigado. Espero que vocês façam mais denúncias desse tipo, com números que desmascarem toda essa manipulação.

Agora vou dar um exemplo para quem não convive com a situação dos pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos.

Vou mostrar abaixo como um paciente psiquiátrico vira mendigo nesse sistema explorador que é o sistema de saúde mental do Sistema Único de Saúde do Brasil.

Anos atrás eu estava indo fazer um exame em Botafogo, Rio de Janeiro.

Tinha que chegar na hora para o exame, mas tive que parar ao ver um companheiro usuário de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que estava sentado debaixo da marquise.

Eu nem o reconheci de imediato. Ele que me chamou pelo nome. Não estava sujo, nem delirante, se é o que você pensou. Na verdade estava até mais tranquilo do que quando eu o via no CAPS.

É que no CAPS eu costumava ver esse companheiro, como muitos outros, se defendendo das reclamações da família. E infelizmente sempre levando a culpa. Usuário de saúde mental geralmente levava a culpa.

Eu escrevo LEVAVA, pois espero que doravante isso não aconteça mais.

Logo ele fugiu para a liberdade. Estava cansado de ser encurralado e tratado com injustiça.

Por um lado eu senti uma pontadinha de inveja dele. Mas por outro lado me senti compelido a informar o CAPS dessa situação.

Não podemos desistir do direito de vivermos dignamente, e era isso que ele estava fazendo. Indo para a liberdade, mas perdendo de vez a dignidade.

Com certeza ele estaria com mais dignidade longe das repressões, mas estaria longe de ter o mínimo de dignidade que o mais indigno dos indivíduos que NÃO PASSARAM PELA EXPERIÊNCIA DE EXCLUSÃO DOS PACIENTES PSIQUIÁTRICOS tem.

Devido a urgência da situação me esqueci do exame que tinha e comprei cartões telefônicos e fui ligar para o CAPS.

Perdi um bom tempo tentando ligar, pois ninguém atendia!!!

Enfim, perdi meu tempo, perdi o exame.

Depois falei sobre isso no CAPS e me disseram que estavam TODOS ocupados tomando café, e por isso não poderiam responder ao telefone.

????????????

Nem vou fazer comentários.

Claro que eu esperava que alguém fosse falar com o rapaz, auxiliá-lo. Mas a primeira coisa que me perguntaram é por que eu não liguei pro SAMU fazer a remoção?

SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que leva as pessoas para os hospitais, para internação, para HOSPITALIZAÇÃO.

Claro que eu não ia desejar esse tipo de terror Para meu companheiro.

Começaram a cogitar que o rapaz estivesse delirando, etc. Não estava delirando, como já disse. Estava muito bem. Quer dizer, não tão bem quanto deveria estar, mas melhor do que estava antes.

Em resumo, pacientes psiquiátricos fogem para escapar de repressões. Os serviços de saúde mental não têm dado apoio aos pacientes psiquiátricos, apenas culpado.

Claro que o próprio SUS (Sistema Único de Saúde) NÃO tem dado um apoio decente aos serviços de saúde mental. Aliás, o SUS não dá apoio decente a ninguém.

Enfim, os serviços de saúde mental têm se omitido. Como já disse, é muito fácil tirar alguém de um manicômio e jogar nas mãos da família e não dar suporte.

As famílias não estão preparadas para lidar com pacientes psiquiátricos, que eu deveria chamar de ex-pacientes psiquiátricos. Não chamo de ex-pacientes psiquiátricos pois sei que a pessoa continua PRESA dentro de casa, no fundo.

3 comentários:

  1. Anônimo5:33 PM

    Acabei de ler um livro chamado o futuro da humanidade de Augusto cury e ele me chamou muito a atenção. Pois ele menciona mais o menos isso o que vc acabou de dizer sobre os mendigos,pq existem mendigos no mundo quem são eles e por que estão assim.Tbm assisti um filme muito interessante em palavras não sei explicar mas explica o que se passa na cabeça de um mendigo.sabe quero fazer alguma coisa para ajudar as pessoas

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:01 AM

    É complicado quando tudo na vida combina contra a pessoa. Ela já não tem mais opção. As ruas não são refúgios, mas refletem essa tentativa de se evadir de si mesmo porque internamente o problema é bem maior. A falta de esperança, é a essa a quem credito a mazela do ser humano. Enquanto há esperança, há meios de se tentar algo, mesmo que esse algo não seja o que queremos. Temos sempre que tentar para ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhum problema "interior". problema "interior", só na sua imaginação. Como eu coloquei no texto, existem problemas de ESTRUTURA FAMILIAR, e os serviços de saúde mental não têm dado apoio para esses pacientes. O paciente descrito no texto era tratado com muita DISCRIMINAÇÃO pela família, e por isso não viu outra saída além de sair de casa.

      Excluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you