28.2.10

PACIENTE PSIQUIATRICO - Por nossa dignidade em todo mundo

Antes de começar a falar dos temas seriíssimos quero explicar a nova aproximação do BLOG PACIENTE PSIQUIÁTRICO, para que não estranhem.

Este é um blog que luta pela inclusão, então que não se estranhe as táticas inclusivas que enumerarei a seguir:

Sabemos que quando estamos na Internet qualquer um, qualquer indivíduo, de qualquer dos povos da terra pode acessar nossos escritos, mesmo que acidentalmente.

Portanto vou facilitar um pouco a compreensão dos não-brasileiros que acessarem este blog.

Continuarei escrevendo principalmente em português, pois entendo que QUASE todos que nasceram e cresceram em países de fala inglesa e acessam Internet estudam ou estudaram espanhol na escola, daí que esses têm um entendimento geral razoável de coisas escritas em português, língua bem semelhante ao espanhol na escrita.

Apenas buscarei explicar as expressões mais idiomáticas e traduzir palavras difíceis, portanto em certos momentos explanarei em inglês, ou em outra língua quando julgar necessário para a clareza da comunicação. Sempre visando a comunicação inclusiva.

Nossa responsabilidade para com todo o mundo

Pouco tempo atrás quando houve aquela tragédia no Haiti, comentei com alguns conhecidos que antes de sair por aí fazendo campanhas suntuosas de doações para o Haiti eles deveriam era ter se precavido para evitar tal tragédia. E fariam melhor se preparando para outras tragédias naturais do tipo em outros países, o que não seria nenhuma surpresa.

Dito e feito, daí que agora já estamos enfrentando a tragédia do Chile. E se continuarmos com essas campanhas superficiais logo teremos tragédias mais chocantes em outros países.

Não me parece eficiente campanhas do tipo DOE TANTO PARA OS DESABRIGADOS DO HAITI. Jamais faria tais doações, e não é de meu gosto apoiá-las, por não julgá-las eficientes, nem reais. (Sem querer insinuar que o dinheiro é desviado para outros fins, apenas que tal método não funciona.)

Me parece claro que se alguém quer ajudar o Haiti esse alguém quererá ir ao Haiti, ajudar pessoalmente, na prática.

Assinar cheques e enviar para o Haiti, ou pagar uma certa quantia pelo Paypal me parece um ato bem frio. Talvez uma forma de garantir um lugar no céu.

Em outras palavras, eu respeito a iniciativa de organizações que coletam dinheiro para ajudar o Haiti ou qualquer outra região, mas não contem comigo, portanto não publico nenhum pedido de ajuda desse tipo neste blog.

I respect and admire the initiatives of organizations that aim to help troubled countries such as Haiti by collecting money, but don’t count on me for I don’t think that’s the best way to solve those problems; therefore I won’t publish any request of the kind in this blog.

Já que quem assina um cheque para ajudar o Haiti sequer sabe como esse dinheiro está sendo utilizado.

Na melhor das hipóteses o dinheiro vai para sopões. E as pessoas se acotovelam sem a menor dignidade por aqueles sopões. Não sei se é esse o uso que você quer de seu dinheiro.

Usually money from those donations goes to stand-up meals, in which people elbow themselves for their share without any dignity. I don’t think that’s how one would like to have one’s money applied.

Claro, se eles fizessem campanhas do tipo VENHA PARA O HAITI AJUDAR! PAGUE A PASSAGEM E DAMOS SUPORTE A VOCÊ LÁ seria uma campanha de se levar a sério.

Ou ainda poderia ser uma campanha PAGUE SUA PASSAGEM E A DE OUTROS VOLUNTÁRIOS E VENHA AJUDAR O HAITI COM TODO SUPORTE.

(Que tipo de suporte? Ajuda na obtenção do visto (visto = visa), ajuda com a língua, etc.)

PELA DIGNIDADE

Bem, que seja este um blog que batalha pela dignidade. Sabemos que nós que passamos pela experiência de PACIENTE PSIQUIÁTRICO descemos ao mais baixo escalão do nível humano, e lutamos para obtermos nossa igualdade. Falo principalmente daqueles que foram isolados em internações, asilados.

Ou melhor, fomos JOGADOS no mais baixo escalão do nível humano.

Sabemos que outros não desceram tão baixo, mas sofrem até mais indiferença que nós pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos. Desses falarei aqui no futuro.

DIGNITY (dignidade em inglês) DIGNITÉ (em francês) DIGNIDAD (em espanhol) WÜRDE (em alemão) DIGNITÀ (em italiano) WAARDIGHEID (em holandês)

DIGNO (em Esperanto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you