25.2.10

A psiquiatria do SUS deixa pacientes psiquiátricos a própria sorte

Um dos problemas mais sérios que tenho observado no tratamento no Sistema Único de Saúde do Brasil(SUS) não é a falta de medicamentos, como muitos usuários de saúde mental pública reclamam.

O maior problema é o tratamento distante.

Psiquiatria a distância.

Talvez meus amigos ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos em melhor situação desconheçam o que acontece com alguns pacientes psiquiátricos que não têm tanta sorte.

Enquanto alguns reclamam por falta de medicamentos, outros recebem medicamentos em casa sem nunca frequentar serviços de saúde mental.

Não estou brincando nem exagerando. Isso acontece no meu CAPS Rubens Corrêa, e acontece em vários outros serviços de saúde mental.

Virou coisa comum.

Os familiares desses pacientes psiquiátricos é que pegam a medicação para eles.

Eu acredito que só na psiquiatria do SUS que isso acontece. Onde já se viu alguém receber medicamento sem ver visto? Isso é consulta telepática? O psiquiatra usa sua visão de raio-X para ver o paciente em casa?

ISSO QUANDO TEM PSIQUIATRA.

PSICOTRÓPICOS SUBSTITUEM O TOQUE HUMANO

É que passaram a valorizar demais o “remédio”. Passaram a valorizar demais essas drogas que eles chamam de medicamentos, essas drogas que chamam de remédio.

Eu posso estar enganado, mas isso vai contra a ética médica. Algum médico, por favor, me corrija, se eu estiver errado. É legal dispensar medicamentos sem nunca ver o paciente?

Essas drogas acabam com o toque humano, pois consideram que não é necessário sequer levar a pessoa ao serviço de saúde mental, pois o “remédio” resolve tudo sozinho.

Me pergunto o que está na cabeça desses familiares que tratam seus entes dessa forma. Será que eles acham que estão cuidando de seus familiares?

E esses profissionais de saúde mental? Será que eles acham que essas pessoas estão sendo bem tratadas sendo depósitos de medicamentos?

Até onde eu saiba as pessoas deveriam VER o médico, em vez de o familiar ver o médico. Quando eu digo NÃO FAÇA NADA POR NINGUÉM, ENTRA ISSO.

Como é que alguém vai a um atendimento médico no lugar de um parente paciente?

E os profissionais de saúde mental aceitam isso, pois se acostumaram ao ato mecânico de passar medicamentos e fazer a cabeça dos familiares e pacientes psiquiátricos dizendo que isso é o mais importante.

Eu quero mesmo alertar você ex-paciente psiquiátrico e paciente psiquiátrico. Pacientes recebem medicamento em casa sem nunca ver médico, nem profissionais de apoio em saúde mental.

Você acha que essas pessoas estão bem MESMO? Com certeza estão controladas, pois os psicotrópicos controlam. Mas não recuperam ninguém. É uma vergonha, pois essas pessoas estão jogadas, sem acompanhamento.

Imagine se um familiar fosse ver o médico no lugar de um paciente com pressão alta. Aí o familiar ia medir a pressão no lugar do paciente?

E você que é psiquiatra e não é do SUS, isso está acabando com a moral da profissão de vocês. Vamos lutar juntos contra isso, pois isso não é legal, não é humano.

Essas pessoas deveriam estar tendo acesso a atividades, programas de reinserção social. Se elas não têm acesso a oficinas, atividades e programas de reinserção social não deveriam nem tomar medicamento, pois a parte mais importante do tratamento NÃO É MEDICAMENTO, NÃO É PSICOTRÓPICO.

A parte mais importante do tratamento é aquilo que trabalha a mente e a criatividade, como oficinas, atividades e projetos de reinserção social.

Essas pessoas ficam em casa vegetando e engordando e eles chamam isso de tratamento.

Você acertou. Eu estou revoltado.

Pois vou dizer mais uma vez: isso é exploração contra o ser humano.

Conseguem lucros com esses psicotrópicos, mas acabam com a qualidade de vida das pessoas que os tomam.

ISSO NUNCA FOI TRATAMENTO!!!!!!!

Aos pacientes psiquiátricos e ex-pacientes psiquiátricos: consciência, por favor. PAREM DE SAIR POR AÍ DEFENDENDO ESSAS DROGAS, pelo amor de Deus.

Aceite que o que você acha que é falta do “remédio” se chama DEPENDÊNCIA. DEPENDÊNCIA QUÍMICA. Precisamos realmente lutar para que haja na saúde mental pública do Brasil opções que substituam esses psicotrópicos, e claro, ATIVIDADES para reinserir as pessoas.

CADÊ O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA?

Eles inverteram tudo: as atividades mentais, atividades físicas, oficinas e programas de reinserção social deveriam ser prioridade e os psicotrópicos deveriam ser último recurso.

A coisa se inverteu e os psicotrópicos viraram prioridade.

Ao ponto de gente ficar jogada em casa se entupindo de medicamentos sem sequer ver qualquer profissional de saúde.

Quando eu falo que ex-pacientes psiquiátricos e pacientes psiquiátricos estão sendo explorados me refiro a isso, entre outras coisas.

NOTA: nem culpo os profissionais de saúde mental que fazem esse absurdo. Pois o SUS é que deveria alcançar esses pacientes psiquiátricos que não saem de casa por vários motivos.

Cadê o tal Programa Saúde da Família?

2 comentários:

  1. Anônimo10:45 AM

    PARABÉNS PELA INICIATIVA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Isonete Cabral3:15 PM

    E verdade, tenho um irmão que há dois meses está de "alta " de um hospital psiquiátrico sem APRESENTAR melhoras, os medicamentos que faz uso, pois são vários não fazem efeitos e agora ele está sem andar e sem dormir apresentando retenção urinária e uma mielopatia da cervical é engraçado , agora que ele está mais . Nós não sabemos o que fazer?, até quando ele e nós vamos aguentar esse sofrimento, a falta de tratamento para os pacientes crõnicos de psiquiatria, que está apresentando seguelas por longo tempo de uso de psicotrópicos. Precisamos de ajuda.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you