4.2.10

7 Segundos de Paz (Tentando escapar do hospício externo)

Música que clama pela paz e pela compreensão. Música de Youssou'NDour e Neneh Cherry.

Sobre a música:

Para Neneh foi muito importante trabalhar com um artista africano, principalmente numa música sobre racismo e sobre a maneira que as pessoas veem questão da cor. "7 Segundos" fala dos 7 segundos positivos na vida de uma criança que acaba de nascer que não sabe dos problemas e da violência de nosso mundo. A música é cantada em três diferentes línguas: Youssou canta em Wolof, a língua senegalesa, e francês (LÍNGUA OFICIAL DO SENEGAL), Neneh canta em inglês. "Pediram que a gente traduzisse para o inglês, para que todos entendessem. Mas nem todo mundo fala inglês. E por que sempre tem que ser a língua dominante? As pessoas apenas tinham que aprender a ouvir e ver se gostam e sentir o que a música diz...!"

For Neneh it was very important to work with an African artist, particularily on a song about racism and people's ways of looking at color. '7 Seconds' is about the first positive 7 seconds in the life of a child just born not knowing about the problems and violence in our world. The song is sung in three different languages: Youssou sings Wolof, the Senegalese language, and French, Neneh sings English. "They told us to translate it to English so that everybody can understand what it is about . But not everybody speaks English and why does it always have to be the dominant language. People should just learn to listen and see whether they like it and feel what it is about...!"


Extraído do site de Neneh Cherry.

Mais detalhes na Wikipédia, em inglês.

Veja o vídeo e a tradução abaixo.



7 Segundos/7 Seconds - Youssou N'Dour & Neneh Cherry

Não olhe pra mim de longe
Não olhe meu sorriso achando que eu não sei
Do que está abaixo e acima de mim
Eu não quero que você me olhe e pense
Que o que está em você está em mim
O que está em mim existe para ajudá-los

Indelicadeza e grosserias,
Nós deveriamos usar contra aqueles que praticam magia negra
Pela espada e pela pedra
Ruim até os ossos
A batalha não acaba
Nem mesmo quando é vencida

E quando uma criança nasce neste mundo
Ela não tem ideia
Do tom da pele em que ela está vivendo

Não é um segundo
São 7 segundos,
Todo tempo que eu puder ficar
Eu vou esperar
Não é um segundo
São 7 segundos
Todo o tempo que eu puder ficar
Eu vou esperar X3

Eu assumo os motivos que nos levam a mudar tudo

Eu adoraria que pudéssemos esquecer suas cores, para que possam ter esperança

Muitos sentimentos de raça que fazem que eles se desesperem

Eu quero as duas mãos abertas

E amigos para falar de sua dor e de sua alegria


Para que eles troquem informações que não se percam

Mudar

São 7 segundos,
Todo tempo que eu puder ficar
Eu vou esperar
Não é um segundo
São 7 segundos
Todo o tempo que eu puder ficar
Eu vou esperar X3

E quando uma criança nasce neste mundo
Ela não tem ideia
Do tom da pele em que ela está vivendo

E há um milhão vozes
E há um milhão vozes
Para dizer para você o que você devia pensar
Então é melhor ficar sóbrio por apenas um segundo


Estamos a 7 segundos de distância,
Todo tempo que eu puder ficar
Eu vou esperar
Estamos a 7 segundos de distância,
Todo tempo que eu puder ficar
Eu vou esperar
Não é um segundo
São 7 segundos
Todo o tempo que eu puder ficar
Eu vou esperar

O manicômio só acabará de fato quando as repressões acabarem

É uma pena que Neneh Cherry não falou sobre sobre as discriminações que vão contra certos comportamentos. É uma pena que não falaram sobre repressões contra pessoas que passaram pela experiência de ser paciente psiquiátrico, por vários motivos.

Sobre os sonhos que eu tive, parece controvérsia. Pois quando em um momento eu sonho com um acompanhamento aberto ao paciente psiquiátrico, por outro lado eu me arrepio com a ideia do monitoramento excessivo, que tira a liberdade das pessoas.

Na verdade as pessoas precisam de ACOMPANHAMENTO, e não de monitoramento. O acompanhamento não é invasivo. Não dita regras, apoia.

Falo mais sobre isso numa outra oportunidade.

Um comentário:

  1. Obrigada por participar do 7 de Fevereiro!

    A luta continua!!!!!!!
    Difícil, muito difícil. Eu vejo muita coisa errada só visitando o Pinel e Ipub por que moro perto.
    Dói. Dói muito!

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you