21.2.10

O PSIQUIATRA DÁ UMA MÃOZINHA AO EX-PACIENTE PSIQUIÁTRICO - Charge

Na charge abaixo um psiquiatra dá uma ajuda MEIO DIFERENTE a um ex-paciente psiquiátrico.





A charge ironiza um dos principais erros dos cuidadores em saúde mental: que é querer fazer as coisas pelos usuários de saúde mental, os ex-pacientes psiquiátricos, ou pacientes psiquiátricos.

Claro, não são só cuidadores em saúde mental que cometem esse erro. Políticos também, com suas bolsas família.

Não confundir FAZER AS COISAS PELOS OUTROS com PRESTAR SERVIÇOS AOS OUTROS.

Claro que precisamos de profissionais especializados para fazer certas coisas pra gente, pois não podemos aprender a fazer tudo. (Pois também temos que usar nosso tempo para nos divertirmos, etc.)

Mas aquelas coisas que é normal, OU DEVERIA SER NORMAL todas as pessoas conseguirem fazer, não é legal uma pessoa fazer por outra. É mais uma USURPAÇÃO que uma ajuda.

Enfim, pessoas em geral cometem essa falha.

APRENDA A COOPERAR, MAS NÃO FAÇA AS COISAS PELOS OUTROS

Se uma certa pessoa pode andar, OU mover os braços, OU ver, OU ouvir E consegue PENSAR, mesmo que de maneira limitada, essa pessoa não precisa que façam coisas por ela.

Precisamos encontrar maneiras para desenvolver FERRAMENTAS para fazer a vida dessa pessoa mais fácil.

(Na verdade já existem várias ferramentas que facilitam a vida de várias pessoas com alguma limitação física. O problema é que NEM TODAS AS PESSOAS têm acesso a essas ferramentas.)

Mas nós não precisamos fazer coisas pelos outros.

Não faça nada por ninguém. Aprenda a cooperar. Cooperar quer dizer TRABALHAR JUNTO com a pessoa. Não exatamente ensinar a pescar, como dizem alguns, mas PESCAR JUNTO.

Ao fazer algo pelos outros você só está atrasando a vida dessa pessoa, tirando a chance dessa pessoa se AUTO-AFIRMAR. Quando fazemos as coisas pelos outros tiramos a chance de a pessoa aprender a se virar.

Aprenda a cooperar, mas não faça as coisas pelos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you