10.4.14

Os preconceitos absurdos de nossa sociedade (A verdadeira vida de Ezequiel)

De meu diário:


30/12/1990

Fui pro trabalho às 06:07, cheguei lá às 07:50. Comecei meu trabalho alegremente. Depois fui fazer uma entrega na Xavier da Silveira 40/805 (Rua Xavier da Silveira, número 40 apartamento 805, Copacabana, Rio de Janeiro).

Fiz a entrega e um guarda me parou quando eu estava olhando revistas de... (vou pular esta parte). E aí ele disse:
O que está fazendo aí?!
Resposta:
Nada!
O guarda outra vez:
O que tem no teu bolso?
Eu:
- Lenços!
E aí ele botou a mão na minha carteira:
Tira aí para mim.
Ele olhou e viu que não tinha nada de errado.
Eu:
Eu trabalho na farmácia. Quer ir lá?
Ele:
Você roubou isso da farmácia?
Eu:
Não!
E o outro lado? - Disse o guarda.
Minha carteira. - Respondi eu.
O guarda:
- Nunca vi ninguém com duas carteiras...
Era carteira mesmo, é claro, mas ele insistiu em olhar. Não encontrou nada de errado e devolveu tudo.



(Meu diário. Clique aqui para abrir a imagem de meu diário de 13 anos de idade em outra janela, onde você poderá clicar para visualizar a imagem em tamanho maior.)

Esse texto de meu diário de 13 anos revela os preconceitos absurdos de nossa sociedade que eu não entendia na época:
Por eu ser um garoto pobre e negro eu SEMPRE era um suspeito em potencial de ser um ladrão.

Um dos momentos mais decepcionantes de minha vida foi quando eu estava andando com uma moça que trabalhava comigo e havia umas 3 crianças pobres por perto, crianças pobres como eu era na época que eu tinha 13 anos. Ela disse algo como:
- Tem uns pivetes ali. Vamos andar mais rápido, pois eu não quero ser assaltada.
Eu respondi, de fato, surpreso:
- São crianças. É nosso dever cuidar delas e protegê-las.
O que eu queria dizer para ela e não disse é que não devemos ficar pensando que todas as crianças pobres são criminosas. Ser pobre NÃO É CRIME.

Aliás, fica uma dica:
hoje em dia, os batedores de carteira e mesmo os assaltantes à mão armada fazem seus assaltos muito bem vestidos, pois já conhecem esses preconceitos tolos e tiram VANTAGEM disso.

Pra terminar, mais um dia registrado em meu diário de 13 anos de idade:

31/12/1990

Querido diário, hoje eu fui trabalhar, mas só porque eu fiz uma piadinha, a Jane (caixa da farmácia onde trabalho) ficou furiosa e disse que não ia me dar entrega. Mas é claro que era brincadeira, afinal hoje é o último dia do ano, né?


Coloquei o dia 31 de dezembro de 1990 de meu diário apenas para salientar que o garoto negro que era visto como ladrão em potencial trabalhava até o último dia do ano...

(Publicado originalmente no dia 04 de janeiro de 2014, atualizado no dia 10 de abril de 2014.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you