16.4.14

Depressão e automutilação + Réplica a Silvio Guieiro

Quem sofre com depressão não é apenas quem é diagnosticado com transtorno depressivo maior, mas também pessoas com transtorno bipolar, esquizofrenia e mesmo pessoas com o chamado transtorno de personalidade borderline.

Brandy é uma jovem senhora dos Estados Unidos que tem um canal no Youtube. Ela comete auto-mutilação com frequência. No vídeo que eu compartilho abaixo, ela reclamava de depressão. O vídeo está em língua inglesa. O que mais me chamou a atenção foi quando ela disse:

"Eu tentei acessar um site hoje. E escrevi sobre como eu me sentia, e é claro, ninguém me respondeu. Responderam aos outros menos a mim, pois obviamente eu não sou digna da atenção de ninguém. Eu realmente precisava de alguém com quem conversar, e eu não tenho ninguém com quem conversar. Eu só vou ter consulta amanhã. Então eu estou sozinha com meus pensamentos."

Dois dias depois de gravar o vídeo, ela tentou suicídio.

Sem querer, ela denuncia falhas no atendimento psiquiátrico atual, em que as pessoas deveriam ter acesso a terapeutas todos os dias, mas às vezes, levam meses para serem atendidas.

E esse também pode ser um alerta para todos nós que escrevemos blogs e sites sobre saúde mental, que tenhamos ciência que fazer fóruns sobre tal assunto é uma responsabilidade. Às vezes, quando não conseguimos responder a uma pessoa, isso pode doer muito nela, como aconteceu com a Brandy.

Preparei esta postagem especialmente como réplica ao comentário de Silvio Guieiro:

"Precisamos de muita ajuda, só quem sofre de depressão sabe o que é. Meu nome é Silvio, tomo 60 mg Paroxetina, 900 mg carbonato de lítio e 2 mg de Clonazepam. Sofro de depressão desde 1973 e perdi a esperança de me livrar dela. A Paroxetina já tomo há 15 anos ou mais e estou notando que seu efeito não é o mesmo e o meu médico não pretende substituir. Eu gostaria de saber se este tempo todo o meu organismo não já tenha acostumado com a Paroxetina e por isso seu efeito está indesejável? O Lítio eu já tomo há uns 08 anos, com esse tempo não pode gerar um efeito colateral? Eu não entendo a insistência do médico em continuar com esse medicamento. Gostaria de receber uma resposta.
Muito obrigado."

Este blog tem como objetivo principal lutar pela garantia de direitos, Sílvio. Eu não sou a melhor pessoa para responder perguntas médicas, mas sei que, legalmente, o médico deveria examinar seu organismo mais a fundo e isso tem sido uma falha dos atendimentos psiquiátricos.

O vídeo da Brandy levanta muitos pontos importantes, e pode ajudar muita gente a se encontrar. Mas devo admitir que é bem triste.


English transcription of some parts of the video "Failure= Death? 5/29/12", by a young woman struggling with the problems of self injury and depression. Recorded 5/29/12, two days before she attempted suicide.

Failure= Death? 5/29/12
I feel like crap. Mentally feel like crap, not physically. I'm so tired of being a pathetic failure at life. I mean, how many times can one person make the same mistake over and over again and not learn from them? Am I fucking retarded? Sometimes I feel like I am. I mean, I fix the problem, or mend the problem better... And fuck it up again, because I can't speak up! And now I'm in the same boat that I was in before. I feel like shit. I just wanna die! I mean, what is the point of going on when your life is so pathetically pathetic?

04:55:
There's a part of me that don't wanna die. But then there's a part of me that feels like nothing's ever going to get better. And that I'm always gonna be this pathetic failure that I am. And I can't help but see the negative in everything.

09:34:
I tried to go on a web site (...) today. And I wrote about how I felt and of course nobody responded to me. They responded everybody else but me, 'cause obviously I'm not worth anybody's time or... I really needed someone to talk to and I don't have anybody to talk to. I don't have therapy until tomorrow. So I guess I am alone with my thoughts...

Georgia Manthei "I'm Sorry"....an original song about self harm and how she bravely dealt with it

Um comentário:

  1. Anônimo10:07 AM

    Automultilaçao e pensamentos suicidas podem ser efeitos colaterais das drogas psiquiatricas, tambem pode ser por causa da abstinencia.

    ResponderExcluir

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you