4.4.14

Dignidade humana esquecida em algum lugar fora dos manicômios

"Já fui paciente desta clínica e realmente o descaso é gritante além de maus tratos, abusos sexuais entre os internos e muitas outras coisas que soam chocantes. Os pacientes são tratados como lixos humanos."

"...AMBIENTE SUJO COMIDA DESPROVIDA DE NUTRIÇÃO PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE HIGIENE E TANTO FUNCIONÁRIO COMO PACIENTE SOFREM ALI DENTRO. SÃO 72 PACIENTES PARA UM TÉCNICO DAR CONTA E A ADMINISTRAÇÃO FALA QUE FALTAM RECURSOS. AQUILO LÁ DEVE FECHAR SIM, SOU TOTALMENTE A FAVOR..."

"...não existe um tratamento adequado para as patologias...só dopamento e contimento(amarrar o paciente à cama e dar injeção que o deixa babando feito cachorro de tão dopado. A clínica bom viver, de clínica só tem nome, pois mais parece uma cadeia, psicólogos, técnicos, enfermeiros, apoios e médicos são coniventes com o que acontece lá. Pois quem não for é demitido."

Maus tratos e abusos sexuais. Os relatos falam tudo. O primeiro e o terceiro relato são de pacientes, o segundo, de funcionário.

Você pode ver os comentários na postagem Clínica Santa Izabel: Denúncias contra o hospício do Espírito Santo.

Manicômio na minha visão é qualquer hospital psiquiátrico que mantenha pacientes contra sua vontade. Não adianta colocar nome bonito se a prática medieval continua.

Se não fosse pelas condições totalmente ABSURDAS desses manicômios, eu ficaria por lá mesmo. Nenhuma dessas instituições psiquiátricas têm condições. Eu não culpo os funcionários pela situação catastrófica, pois sei que os grandes responsáveis por essa calamidade pública são os chefões. Apenas acho inconsequente da parte de alguns funcionários tentar defender um sistema tão corrupto. Eles deveriam fazer greves, protestar por mudanças, e não tentar passar a ideia de que a coisa está funcionando. Psicólogos, técnicos, enfermeiros, apoios e médicos que não denunciam essa desumanidade são coniventes.

Eu nunca me senti muito disposto a competir com pessoas, não gosto de competições, e a vida hoje em dia é uma competição, pessoas tentando provar que são melhores, que estão mais certas, etc. Os surtos que eu tive foram TERRÍVEIS de se ver e de se lembrar, portanto eu não faria muita questão de voltar à sociedade e encarar as pessoas. Mas pior do que encarar as pessoas seria ficar no tipo de lugar em que eu estava, sujeito não apenas aos maus tratos, mas tendo que ver todo tipo de abuso sexual covarde e não podendo fazer nada. Eu saí daquele lugar para mudar aquela situação. Eu sempre me perguntei o que os doutores pensariam naquele momento se eu deixasse que eles soubessem que eu só estava saindo de lá para batalhar para acabar com essa pouca vergonha que são os manicômios.

Diante desse mundo de competições tolas, eu sinceramente preferiria me isolar, mas me isolar ao ponto de ser tratado como LIXO HUMANO e ver outras pessoas sendo tratadas como lixo humano NÃO DÁ. Também não dá para aceitar as residências terapêuticas, que sinceramente, lembram-me campos de concentração, não que os pacientes sejam castigados fisicamente ou trabalhem com fome ou esse tipo de privação dos campos de concentração. Mas nessas residências terapêuticas, as pessoas são ensinadas a esquecer o que é dignidade humana, praticamente sofrem lavagem cerebral ao ponto de achar normal viver sem poder ter uma esposa, ou no caso das pacientes, um marido. Isso vai além do que eu posso aceitar. não posso aceitar pessoas sendo curateladas por toda a vida. Isso é desumano. Seria mais humano se psicólogos e profissionais treinados não convencessem os pacientes que está ótimo e melhor que antes!

Infelizmente, essa é uma tradição. Ao sair do manicômio em 2001, um irmão queria me aposentar e um outro dizia que eu ia ter algum responsável por mim por toda a vida. Tempo depois eu fui empregado numa ONG e eles puderam ver que eles estavam errados.

Diante da dignidade perdida dessas pessoas, probleminhas românticos de orgulhos feridos não passam de bobagem. Eu não acredito que alguém possa AMAR e não perceber o pavor óbvio dos que são isolados nessas instituições. Não é possível amar sem sentir o óbvio. No entanto, quanto tempo as pessoas levarão para entender que é hora de deixar seus pequenos problemas de lado e olhar para essas pessoas?

Uma coisa que realmente me faz desejar que eu estivesse isolado é saber que no decorrer de minha vida, várias pessoas verão, pelos meus atos, que elas estavam erradas. Mas por outro lado, não tenho dúvida que manicômio não tem mais condições de existir. Não podemos nos considerar civilizados enquanto essa instituição existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre publicarei todo tipo de opinião e ponto de vista. que NÃO INFRINJAM AS LEIS DO MUNDO, nem as leis da Internet.

Não são toleradas ofensas a nenhuma das pessoas que comentam.

Links para blogs e sites que falem de saúde mental são bem vindos, desde que não sejam sites criados para vender psicotrópicos.

As informações dispostas aqui são CONFIRMADAS através de várias fontes. A qualidade obtida aqui não se consegue da noite para o dia, mas sim de uma experiência de VÁRIOS ANOS.

Portanto, se houver algo a ser corrigido aqui, publique nos comentários, mas COM PROVAS, como eu faço.

Algumas pessoas, ao tomar medicações psiquiátricas ou drogas ilícitas, não sofrem efeitos adversos significativos (como vemos algumas pessoas que fumam a vida toda e morrem de velhice.) Portanto verei como normal algumas pessoas dizerem que nunca sentiram nenhum efeito colateral ao tomar determinado psicotrópico.

Mas qualquer indivíduo que escrever algo contra as informações técnicas mostradas aqui deve PROVAR IMEDIATAMENTE na mesma mensagem, do contrário terei que deletar.

Se quiser me contatar pode ser através de um comentário.

This web site is mostly about human rights, health, music and curious videos from Youtube. If you have any of these your contribution is most welcome.

Links to web sites that sell MEDICATION ARE UNWELCOME.

But if your site is interesting and useful just submit the address, WITHOUT ANY EXTRA ELECTRONIC LANGUAGE, such as HTML or the like. Example, http://pacientepsiquiatrico.com is OK, is accepted. But [url="http://pacientepsiquiatrico.com"] would be considered spam, because of the extra electronic language [url. I'll check it out and link to it if I approve it. Thank you